Políticas de desenvolvimento no Brasil: um estudo dos arranjos produtivos locais – APLs mo contexto da PNDR I e II (2006-2016)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017-09-28

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Federal de Alfenas

Resumo

O presente trabalho busca verificar a organização dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) no território brasileiro, considerando as determinações das Políticas Nacionais de Desenvolvimento Regional (PNDR) I de 2005 e PNDR II (2012). Essas políticas visam orientar o desenvolvimento regional, na busca da redução das desigualdades. Para tanto, parte-se de uma breve discussão sobre crescimento/desenvolvimento econômico, considerações sobre a problemática regional e sobre o avanço das políticas desenvolvimentistas no país. Apresenta-se o histórico das iniciativas brasileiras de planejamento estatal para o desenvolvimento econômico. Discute-se as determinações das PNDRs e apresenta-se a organização dos APLs no território brasileiro. Considerando o objetivo da pesquisa, é apresentada a distribuição dos APLs pelas regiões brasileiras, os setores econômicos envolvidos nos arranjos, a aplicação do mecanismo de priorização, a vigência dos planos de desenvolvimento e a localização das cidades polo. A partir desses dados, são consideradas as relações da realidade da organização dos APLs com as determinações das PNDRs, considerando seus pontos de destaque e limitações. Os resultados apontam que, em praticamente todos os aspectos analisados, há situações de atendimento da política , mas também ocorrem graves distorções, principalmente em relação ao estabelecimento de prioridade das regiões atendidas.



Palavras-chave

Desenvolvimento Econômico. Desenvolvimentismo. Políticas Públicas de Desenvolvimento. Arranjos Produtivos Locais (APLs)., Economic development. Developmentalism. Public Development Policies. Local Productive Arrangements (LPAs).

Citação

COSTA, Marielle Jacinta Pereira. Políticas de desenvolvimento no Brasil: um estudo dos arranjos produtivos locais – APLs mo contexto da PNDR I e II (2006-2016). 2017. 134 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública e Sociedade) - Universidade Federal de Alfenas, Varginha, MG, 2017.