A utilização de poemas clássicos em Tertúlias Literárias Dialógicas com crianças no Ciclo da Alfabetização
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Resumo
Esta dissertação tem como tema a leitura de poemas clássicos da literatura universal no Ciclo da Alfabetização e fundamenta-se teoricamente nos princípios da Aprendizagem Dialógica. A justificativa que destaca a relevância desta pesquisa é o fato de que, em muitas falas – senso comum – de professores(as), está o discurso de que os(as) alunos(as) não gostam de poemas por serem de difícil compreensão e pelo fato de que, quando este gênero textual é trabalhado em sala de aula, tem, muitas vezes, a finalidade de identificar rimas, versos, períodos literários ou interpretações fechadas, ou seja, a ―interação‖ do(a) aluno(a) com o texto nesse tipo de atividade acontece de forma mecânica. Nesse sentido, abordamos a Tertúlia Literária Dialógica, como uma atividade de leitura de clássicos universais da literatura que objetiva uma educação literária mais participativa e dialógica, o que acontece desde a escolha do livro até as reflexões entre alunos(as) e professores(as), que acontecem a partir do diálogo igualitário e que propõe que todas as opiniões sejam respeitadas, não pela posição ou nível de conhecimento acadêmico do(a) participante, mas, por sua argumentação diante de determinado tema. O presente trabalho foi desenvolvido a partir da pesquisa bibliográfica e busca responder a questão: ―quais as características presentes nos clássicos literários que justificam seu uso na Tertúlia Literária Dialógica para a leitura de poemas?‖ Para responder à questão, partimos da hipótese de que estimular a leitura a partir dos clássicos literários contribui para a ampliação da linguagem oral e escrita, por se tratar de textos que utilizam a norma culta da língua, diferente de muitos fragmentos de textos presentes em livros didáticos e que apresentam uma linguagem, muitas vezes, infantilizada ou que não contribuem para desenvolver a criticidade e o vocabulário do(a) aluno(a). A partir de um estudo sistemático de autores(as) como Ana Maria Machado, Ezra Pound, Harold Bloom, Italo Calvino, Leyla Perrone-Moisés e T. S. Eliot, identificamos que, quando a leitura é desenvolvida em sala de aula, com finalidade estritamente interpretativa e obrigatória, dificulta uma melhor participação dos(as) alunos(as) no processo, assim como o desenvolvimento de atividades com textos que não possuem as características que permeiam as obras literárias clássicas como, por exemplo, a utilização de uma linguagem concisa, atemporalidade, universalidade e amplitude de sentidos. O objetivo geral desta pesquisa é identificar como a leitura realizada na Tertúlia Literária Dialógica contribui para desenvolver, em alunos(as) do Ciclo da Alfabetização, as habilidades de leitura propostas em documentos oficiais. Conclui-se, com base nos aportes teóricos elencados, que os textos a serem apresentados para alunos(as) no período da alfabetização não podem ser infantilizados ou textos ―pobres‖ gramatical e literariamente, haja vista as diversas possibilidades de aprendizagem instrumental dos conteúdos bem como a diversidade cultural advindas da leitura dos clássicos literários. Assim, a Tertúlia Literária Dialógica, por garantir a leitura dos clássicos universais e por possibilitar a expressão oral dos(as) alunos(as), consequentemente, contribui para a formação de alunos(as) que, criticamente, aprendem a realizar a leitura do mundo e, assim, criam sentido na aprendizagem da leitura da palavra.