Griôs e congada tensionando a cultura escolar: um estudo de caso em uma escola de Machado-MG

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Data

2019-04-29

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Universidade Federal de Alfenas

Resumo

Essa dissertação traz reflexões sobre a Cultura Popular adentrando o espaço escolar. A manifestação cultural Afro-brasileira, no tempo presente impressa no folguedo das congadas, ao adentrar o espaço da escola por meio da cultura impregnada nos corpos e nas subjetividades dos estudantes, propõe uma investigação situacional, um estudo de caso instrumental da ocupação pelo saber popular do espaço escolar. Para tanto, tem por objeto de pesquisa o percurso de formação de um Terno de Congo e um Bumba- meu - boi dentro do espaço escolar pelas turmas do Projeto Escola de Tempo Integral. Traz, como pano de fundo, a Escola Estadual Iracema Rodrigues da cidade de Machado-MG. O projeto educacional desenvolvido na escola possibilitou analisar o relevante impacto desse riquíssimo arcabouço cultural ao ocupar o espaço escolar: agregou saberes e gerou impactos no currículo da escola, inovou a prática educacional e recriou nos sujeitos frequentadores do espaço escolar os sentimentos de valorização da sua cultura afrodescendente, os sentimentos de pertencimento àquele espaço escolar e também motivação para frequentar mais, e de maneira mais significativa para estes sujeitos, o espaço da escola. Apesar da pesquisa ter constatado importantes avanços nessa ocupação pela cultura popular do currículo escolar, também encontrou alguns limites, como a resistência de alguns sujeitos da escola e os impactos positivos mais restritos àqueles estudantes que participaram do projeto.



Palavras-chave

Cultura Popular, Congadas, Currículo, Memória, Educação

Citação

SILVA, Marcolina Alves Pereira. Griôs e congada tensionando a cultura escolar: um estudo de caso em uma escola de Machado-MG. 2019. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2019.