Ocupações secundaristas Poços-Caldenses: um devir menor na educação
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Resumo
Esta pesquisa analisa o movimento de ocupações secundaristas deflagradas no ano de 2016 em Poços de Caldas-MG sob a ótica do conceito da Educação Menor de Silvio Gallo. A investigação, utilizando-se da perspectiva da menoridade, busca compreender como as características da educação menor, quais sejam, a desterritorialização, a ramificação política e o valor coletivo, se estabeleceram na dinâmica das ocupações poços-caldenses. A análise também se estende sobre o processo de construção das subjetividades secundaristas pelos ocupantes e elabora perfis da juventude que ocupou as escolas públicas da rede estadual e municipal de Poços de Caldas e a Superintendência Regional de Ensino. A metodologia se estabelece por uma abordagem qualitativa, por meio de aplicação de entrevistas reflexivas semiestruturadas e coleta de dados documentais. A investigação se orienta por um caminho construtivo- interpretativo, singular e dialógico, que rizomaticamente se constrói amparada no respeito à multiplicidade deleuze-guattariana. A pesquisa indica que os entrevistados promoveram a desterritorialização temporária da educação para um novo território menor, em que as singularidades compuseram uma multiplicidade política e, ao mesmo tempo, coletiva. No mesmo sentido, a microdimensão política dos entrevistados foi potencializada pelas ocupações, já que os efeitos do movimento se apresentam como força latente nos ocupantes e resultam em posturas consideradas como progressistas ou emancipadas na vida cotidiana, como na sexualidade, na religiosidade e nas relações de trabalho e familiares. O impacto político das ocupações nos entrevistados ainda permanece em aberto, podendo ou não potencializar-se em novas conexões políticas a serem estabelecidas e dar origem a um novo conjunto de multiplicidades hábeis ao desencadeamento de novas possibilidades de resistência.