Sala de aula invertida, aulas remotas e avaliações através de explicações em vídeos: o uso de práticas experimentais no ensino dos processos de eletrização
Data
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Neste trabalho apresentamos resultado de uma pesquisa de mestrado na qual investigamos a realização de práticas experimentais relacionadas aos processos de eletrização na forma remota. A forma remota para esta abordagem se deu devido a adaptações do ensino a nova realidade estabelecida mediante a pandemia do Coronavírus COVID 19. Para a realização das atividades experimentais foram distribuídos kits com aparatos de baixo custo para os nove estudantes da unidade curricular do terceiro ano do Ensino Médio, onde aconteceu a intervenção pedagógica aqui relatada. Nossas expectativas foram a de que teríamos algumas dificuldades na implementação da proposta por se tratar de práticas experimentais e principalmente por acontecer na formatação remota. Utilizamos a metodologia proposta pela Sala de Aula Invertida (SAI), de modo a termos um melhor aproveitamento do tempo disponível. Elaboramos videoaulas teóricas e tutoriais em vídeos para a explanação teórica e o passo a passo experimental respectivamente. Utilizamos como método avaliativo explicações em vídeos feitas pelos estudantes sobre os fenômenos observados experimentalmente. Consideramos que as atividades desenvolvidas foram, dentro das expectativas, positivas e que traz consigo um caráter inovador. Apontamos também sugestões para trabalhos futuros que possam dar continuidade na pesquisa aqui apresentada.
