Práticas de alfabetização e letramento no contexto de ensino remoto
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Resumo
Ancorado pelas concepções de letramento que se alinham aos estudos de pesquisadores dos Novos Estudos do Letramento, este trabalho tematiza as práticas de leitura e escrita desenvolvidas em modalidade remota, por uma alfabetizadora da rede pública municipal de uma cidade do interior de Minas Gerais e objetiva observar se essas práticas se aproximam ou se distanciam dos modelos de letramento como preceituados por pesquisadores seminais como Street (1984, 2003a, 2003b, 2014), Barton (1994), Gee (1998, 2005), Freire (1974, 1983, 2004), Tôrres (2003, 2009, 2010), Ferrarezi Jr. (2014, 2022, 2023) e Soares (1998, 2011, 2015, 2018). A pesquisa é um estudo de caso, de natureza qualitativa-interpretativista e se propõe a analisar as aulas dadas pela professora, no período de maio a julho de 2021. Foram usados, como instrumentos de pesquisa, uma entrevista semiestruturada com a professora, um relato autobiográfico, em que se intenciona conhecer suas crenças e valores sobre a concepção de leitura e escrita e realizada uma análise dos materiais utilizados pela educadora. Esse conjunto de dados possibilitou-nos entender que as práticas de letramento desenvolvidas pela professora oscilam entre os modelos de letramento estando em aulas remotas, porém, na maioria das práticas analisadas, se privilegia o modelo autônomo.