A relação campo, cidade e escola na percepção das crianças moradoras da zona rural

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Data

2023-12-15

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Universidade Federal de Alfenas

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar os sentidos que as crianças de quatro a cinco anos moradoras de zona rural atribuem à cidade e à escola. Tivemos como base teórica e metodológica os Estudos Sociais da Infância que defendem a visibilidade e proporcionam às crianças um papel de destaque, ressaltando que elas são sujeitos ativos, atores sociais e produtoras de cultura. Os dados foram coletados por meio de observação participante com anotações no diário de campo, conversas individuais com as crianças, rodas de conversas e desenhos e fotografias realizadas por elas. Foi feita a análise de dados a partir de análise qualitativa de conteúdo. De acordo com os dados da pesquisa, ficou evidente que o maior significado atribuído por elas, na escola e na cidade, está no mundo do brincar e das relações sociais, sendo possível verificar também as questões de gênero nessas atividades. Além disso, os dados expressam a ideia do continuum urbano-rural, revelando a conexão com os elementos da natureza e a relevância do brincar no cotidiano de cada uma das crianças, seja na cidade ou no campo. Nesse sentido, percebe-se que cada vez mais a ideia de continuum, em que o rural é totalmente absorvido pelo urbano é refutada, pois, através do estudo ficou demonstrado que, o que de fato existe, é a interligação entre esses espaços.



Palavras-chave

Continuum Urbano-Rural, Crianças do Campo, Infância

Citação

ANDRADE, Letícia Alves de. A relação campo, cidade e escola na percepção das crianças moradoras da zona rural. 2023. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2023.