Contribuições da Teoria Crítica da Sociedade para a pesquisa em educação no Brasil: entre a semiformação e a barbárie
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Resumo
Na obra Educação e Emancipação (1995), Theodor W. Adorno defendeu que a Filosofia e a Educação depois de Auschwitz precisavam ser repensadas para que as novas gerações não repetissem a barbárie do passado. Salientou que, numa sociedade em que a racionalidade produtivista se faz presente, os valores dos processos formativos e educacionais estão atrelados à economia por meio da indústria cultural e, como consequência, promovem a semiformação (Halbbildung), que é o contrário da formação (Bildung). Em contraposição, defendeu a urgência da organização do pensar e do agir, pautados na emancipação do indivíduo, pela aceitação do diferente, pela educação dirigida à autorreflexão e, contrária à massificação dos indivíduos, para que a barbárie não vigore na sociedade. Nesse contexto, a presente pesquisa objetiva conhecer os principais conceitos e aportes da Teoria Crítica da Sociedade utilizados por pesquisadores brasileiros para debater os conceitos adornianos de “barbárie” e “semiformação”, no campo da Educação. Para tal, investigamos artigos, dissertações e teses publicadas no período de 2016 a 2023, com o propósito de identificar as contribuições da Teoria Crítica da Sociedade para a Pesquisa em Educação no Brasil. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica e de uma análise documental de caráter qualitativo e de natureza básica. Os dados coletados demonstraram que a Teoria Crítica da Sociedade, especialmente os conceitos “semiformação” e “barbárie”, vem contribuindo significativamente para a Pesquisa em Educação no Brasil, e apontam para a urgência da conversão do projeto educativo da contemporaneidade para a promoção da emancipação, pois, assim, a educação enfrentará as condições objetivas da barbárie.