Educação Antirracista, Ensino de História e Prática Pedagógica: mudanças, avanços e desafios em pesquisas em educação no Estado de Minas Gerais
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Resumo
A presente pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo possui como tema central a prática pedagógica de professoras/es de História visando a promoção da educação antirracista nas escolas. O objetivo geral do estudo é analisar quais mudanças, avanços e desafios são revelados em teses e dissertações da área de educação de instituições de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais que pesquisam práticas pedagógicas de professores/as de história e educação étnico-racial. Mediante a revisão bibliográfica de dissertações e teses, foram realizadas análises das metodologias, localizações, sujeitos participantes e recorte étnico-racial, práticas pedagógicas no ensino de História, educação antirracista e sua relação com o Movimento Negro e os projetos e resultados obtidos na inserção da temática étnico-racial nas escolas, estabelecendo pontos de convergências e divergências entre as pesquisas analisadas. Construindo diálogos com autores/as e conceitos específicos da temática étnico-racial, as análises da presente pesquisa identificaram como desafios convergentes: lacunas na formação docente; não interdisciplinaridade; falta de apoio interno e externo; dificuldade de conciliação com os demais conteúdos da grade curricular; escassez de recursos; e tempo limitado. E entre as mudanças e avanços, foram elencados: a realização de projetos de cunho racial nos espaços escolares; aumento da identificação racial por parte dos/as estudantes; articulação entre escola e Movimento Negro; mudanças nas abordagens historiográficas nos livros didáticos; e a contribuição para a autoestima dos/as estudantes negros/as. Concluiu-se que, os desafios apresentados demonstram que ainda há um caminho longo a percorrer para a efetivação do que se entende por educação antirracista em uma perspectiva acadêmica e nas legislações vigentes (Lei 10.639/03 e Lei 11.645/08). Porém, as mudanças devem ser consideradas, ao passo que evidenciam avanços na prática pedagógica antirracista e no processo educativo do/as estudantes, mediante propostas possíveis de serem replicadas, aprimoradas e adaptadas aos diferentes contextos escolares.
