Gerenciamento de conflitos organizacionais no Instituto Federal de São Paulo: uma análise na perspectiva dos servidores técnicos–administrativos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2025-08-20

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor


Resumo

O conflito é uma condição natural e inevitável nas organizações, sejam elas públicas ou privadas, caracterizado por diferenças entre as partes em termos de metas, interesses, valores, percepções e comportamentos, gerando tensão, oposição e incompatibilidade de ações e ainda, o conflito existe por meio de uma divergência de opiniões, interesses ou valores entre as partes envolvidas, que pode ser percebida como uma luta ou antagonismo e está relacionada à escassez de recursos e à competição. Do exposto, objetivo geral deste trabalho foi identificar quais são os conflitos que ocorrem no IFSP e os estilos de gerenciamento de conflitos adotados dentro da instituição. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica abrangendo artigos, dissertações e teses juntamente com livros e outros materiais de pesquisa; além da aplicação de um questionário online distribuído para os servidores da instituição. A justificativa apresentada sobre os conflitos no ambiente organizacional, especialmente em instituições públicas de ensino como o Instituto Federal de São Paulo, residiu em compreender como os conflitos de trabalho poderão impactar a dinâmica institucional, afetando a produtividade, clima organizacional e qualidade dos serviços. Os conflitos mais recorrentes no IFSP são os interpessoais, motivados por falhas na comunicação, ausência de empatia e desmotivação. A predominância do estilo evitativo revela carência de estratégias eficazes de mediação. Embora haja avanços com a criação do NRPC, a cultura do diálogo ainda está em consolidação. A pesquisa destaca a necessidade de práticas colaborativas, treinamentos e formações contínuas para servidores e gestores


Palavras-chave

Citação