Cooperação com concorrentes para inovar no Brasil: uma análise para 2023
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Resumo
O presente trabalho tem como objetivo discutir a relação de cooperação entre empresas concorrentes para o desenvolvimento de inovações no Brasil, utilizando como base de pesquisa os dados disponíveis da PINTEC semestral 2023: indicadores básicos, publicados pelo IBGE (2025). A metodologia foi desenvolvida a partir da revisão teórica do tema, e análise descritiva dos dados, construindo gráficos e tabelas. Após uma breve apresentação sobre o conceito de inovação utilizando como base trabalhos que fundamentam os estudos a partir de Schumpeter, é apresentado o conceito e a caracterização sobre a cooperação, finalizando o referencial teórico com a especificação da cooperação entre empresas concorrentes. Em relação aos resultados obtidos na pesquisa, observa-se que a cooperação com concorrentes é a menos frequente em relação às demais formas de cooperação entre organizações. Na indústria de transformação, destacam-se as indústrias de bebidas, derivados de petróleo e produtos farmacêuticos por apresentarem maior percentual relativo de cooperação com concorrentes por setor. Por fim, entre as empresas de médio e grande porte, a cooperação entre concorrentes é uma prática mais presente em empresas de grande porte, com mais de 500 funcionários. Novos estudos são necessários para compreender as motivações e características da cooperação entre empresas concorrentes, além de ser necessário o aprofundamento das análises obtidas a partir dos dados da PINTEC semestral sobre inovação nas indústrias brasileiras, para que seja possível entender os fatores e resultados que levam a alguns setores da indústria a cooperarem mais com seus concorrentes em relação aos demais
