Mofo Branco (Sclerotinia sclerotiorum) : estudo dos compostos químicos e da modulação de lesões de DNA e pré-neoplásicas in vivo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013-11-18

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Federal de Alfenas

Resumo

Este trabalho objetivou avaliar o efeito da ingestão de Sclerotinia. sclerotiorum através do experimento in vivo para analisar o potencial mutagênico, bem como realizar caracterização preliminar do extrato aquoso de S. sclerotiorum. Por meio dos resultados da Espectrometria de Massas e Ressonância Magnética Nuclear foi possível verificar a presença do manitol e da trealose (205,07; 365,11 e 381,08 m/z). No teste do micronúcleo o extrato foi capaz de induzir danos (243,48 a 439,13 % aumento de MNPCE) e potencializar os efeitos genotóxicos/citotóxicos da DXR (210,26 a 236,75 % aumento de MNPCE). Pela análise dos resultados do teste do cometa, percebeu-se que os extratos não exerceram efeito lesivo/protetor das atividades da DXR. Os resultados para estresse oxidativo mostraram que a DXR não elevou os níveis de MDA e GSH. Pelos resultados conclui-se que o extrato aquoso não causou quebras no DNA, porém pode ter exercido os efeitos lesivos observados pelo MNPCE por outros mecanismos, não associados à fragmentação de DNA.



Palavras-chave

Ascomicetos, Mutagênicos, Análise química, Doxorrubicina

Citação

ROQUE, Aline Cristina Monteiro. Mofo Branco (Sclerotinia sclerotiorum) : estudo dos compostos químicos e da modulação de lesões de DNA e pré-neoplásicas in vivo. 2013. 69 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2013.