Pedagogia jesuíta para educação dos nativos na América Portuguesa no século XVI: Nóbrega e Anchieta
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Resumo
O presente trabalho consiste no estudo da pedagogia jesuítica utilizada na missão em terras brasílicas, com ênfase nas estratégias pedagógicas não institucionais adotadas a fim da formação do gentio como cristão e súdito da Coroa Portuguesa. A metodologia utilizada para a pesquisa consistiu na análise de algumas cartas jesuíticas, sobretudo as de Manuel da Nóbrega e de José de Anchieta, e também da leitura de outros documentos produzidos no contexto do século XVI. Além disso, a dissertação contou com a contribuição de estudiosos contemporâneos que tratam sobre o tema da pedagogia jesuítica. Pode-se concluir que os jesuítas por meio de uma Racionalidade própria utilizaram estratégias pedagógicas para a conversão e educação dos gentios em diversos locais de missionação. Essas estratégias utilizadas foram, inclusive, contestadas por autoridades religiosas da Igreja e da própria Companhia de Jesus. No entanto, apesar de contestadas, a justificativa para o uso dessas práticas fundamentou-se na necessidade de enfrentar a realidade das matas da América Portuguesa para realizar a missão: a conversão dos índios ad maiorem Dei gloriam.