Mestrado em Gestão Pública e Sociedade
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/2661
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Navegando Mestrado em Gestão Pública e Sociedade por Orientador(a) "Oliveira, Aline Lourenço De"
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Item Acesso aberto (Open Access) A narrativa feminina na experiência brasileira de formalização dos saberes em administração pública: uma análise das publicações da EBAP de 1954 a 1977(Universidade Federal de Alfenas, 2019-12-16) Corrêa, Laura Henrique; Oliveira, Aline Lourenço De; Oliveira, Aline Lourenço; Silva, Everton Rodrigues Da; Mafra, Luiz Antônio Staub; Vicentin, MarceloO percurso histórico do ensino de administração pública não se mostra regular, progressista ou evolutivo, apresentando uma trajetória instável, na qual a inserção e a manutenção da educação em administração pública como ensino formal, com sua matriz curricular própria, foram efeitos de uma sequência de lutas e conflitos que envolveram a produção desse saber na experiência brasileira. Tais elaborações em diferentes estímulos, conforme contextos estatais nas regiões brasileiras produziram discrepâncias atuais tanto na demanda quanto na oferta de cursos e modalidades, bem como na docência em administração pública. Explanado esse território o objetivo do trabalho foi compreender como as narrativas femininas integraram o período de surgimento e implantação dos cursos de administração pública no Brasil, e, para isso foram demarcados dois objetivos específicos: recontar uma versão possível da formalização dos saberes em administração pública, partindo da análise dos registros da Escola Brasileira de Administração Pública (EBAP) publicados no período de 1954 a 1977, ou seja, em todo período de produção dos cadernos de administração pública; e, explorar as narrativas femininas apresentando suas características e contribuições no processo de implantação do ensino de administração pública no Brasil. Um percurso de coleta de elementos, com suas agremiações tangenciais fundamentais para a constituição da racionalidade que envolveu o período, com imagens, espaços, jornais, arquiteturas, aspectos que ampararam essa remontagem histórica. Criou-se então um dos mosaicos possíveis das formações históricas que sustentaram as práticas, identificando aparições que sinalizaram a predominância das ratificações do saber em um modelo preexistente, importado, apoiado na justificativa da debilidade da empiria brasileira. Isso tencionou a elaborar um mapeamento, em que a narrativa feminina emergiu com registros de outros acontecimentos, focalizando o campo do fazer, das elaborações, ou em outras palavras, das experiências se descobrindo por múltiplos aspectos. Especificamente a ação de iluminar a narrativa feminina, também elevando a voz de Riva Bauzer, engendrou a compreensão de que os corpos e os discursos foram respondendo às necessidades da época e produzindo a educação em administração pública no Brasil em autoria múltipla, através da integração dos campos históricos, administrativos e educacionais. Esse percurso apresentou como resultado essencial a comprovação do múltiplo presente, através das abordagens e interesses diferenciados: sensibilidade social, artes nas diversas formas, maneiras de transmitir conhecimentos, e, espaços de lazer. Tais manifestações, por um lado, denunciam um espaço de ciência mais plural e próximo da cotidianidade, aquilo que produz significado e carrega a alegria das tensões e embates significativos; por outro, demonstram a efetividade da remontagem histórica para recuperar existências que sempre estiveram presentes, mas que nem sempre serviram aos desígnios dos poderes predominantes em uma época.Item Acesso aberto (Open Access) Gestión penal de la pobreza y reproduccíon social: un análisis del código de ejecución penal en atención a las mujeres privadas de su libertad en el Perú(Universidade Federal de Alfenas, 2021-09-03) Charca, Fermina Aurelia Garcia; Oliveira, Aline Lourenço De; Oliveira, Aline Lourenço De; Onuma, Fernanda Mitsue Soares; Ribeiro, Santiane Arias; Martins, Carla BenitezO objetivo geral que norteou este trabalho de pesquisa foi compreender como o Estado peruano se propõe, nos documentos oficiais do código de execução penal, oferecer assistência às mulheres encarceradas. Com a finalidade de pensar a respeito do crescimento da população carcerária feminina, utilizou-se a teoria da reprodução social e os conceitos de fraturas sociais de José Carlos Mariátegui. A estratégia de pesquisa adotada foi a análise de conteúdo de estudo do Código de Execução Penal, atualizado com o Decreto Supremo n° 003-2021-JUS, que resultou nas seguintes categorias analíticas: criminalização da pobreza, fraturas sociais, feminização da pobreza, reprodução social. Os principais resultados obtidos foram: os elementos extrajudiciais estão voltados para os supostos criminosos; a determinação do perfil do criminoso está ligada à construção social baseada em classe, raça e gênero; o documento analisado permanece no dever ser, embora não se cumpre na realidade da população carcerária; a redação do documento em análise tem um discurso de generalização absolutamente masculina, sendo o feminino citado apenas para se referir à maternidade; na concepção do Estado a responsabilidade de cuidar dos filhos é naturalizada como exclusiva da mulher; o objetivo principal de reabilitar o preso pelo trabalho é totalmente contraditório porque antes de serem presos já trabalhavam. Conclui-se que a população carcerária feminina está desprotegida e invisível em uma generalização masculina, o discurso estruturante das instituições que reitera a reprodução social, o documento analisado é absolutamente precário diante de uma realidade totalmente complexa e não consegue atender às demandas e necessidades da população carcerária.