Mestrado em Geografia
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/2660
Navegar
Navegando Mestrado em Geografia por Orientador(a) "Souza, Paulo Henrique De"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Acesso aberto (Open Access) Análise pluviométrica do município de Guaxupé-MG, compreendida em uma série histórica de 110 anos(Universidade Federal de Alfenas, 2022-03-30) Andrade, Matheus Lima De; Souza, Paulo Henrique De; Mauad, Frederico Fábio; Vitiello, Márcio AbondanzaO município de Guaxupé localiza-se no Sul do estado de Minas Gerais e apresenta relevância econômica devido ao seu pujante segmento agropecuário, com destaque na produção de café. Diante do perfil que possui, o clima assume importância para seu cotidiano na medida em que atua diretamente sobre suas principais atividades produtivas. Assim, atentando para a contribuição que pode proporcionar à sociedade local – população, administradores públicos e empreendedores, este estudo analisou a oscilação da precipitação nesta porção do território mineiro em um período de 110 anos, buscando compreender seu ritmo e identificar possíveis mudanças que estejam ocorrendo em sua habitualidade histórica. Neste estudo foram utilizados dados anuais da precipitação para o tratamento estatístico, aplicando a metodologia de Anos Padrão, que classifica e caracteriza o comportamento pluviométrico ao longo da série histórica e a análise rítmica pelo emprego da metodologia RClimdex. Pelo que se pode observar, a precipitação mantém-se estável na área de estudo em relação ao volume anual das chuvas, havendo na série histórica analisada a ocorrência de apenas 5 anos extremos secos e 7 anos extremos chuvosos, que representam 10,9% da série histórica. No entanto, apesar desse padrão de regularidade, observa-se nos cálculos específicos de Dias Consecutivos Secos, Dias Consecutivos Úmidos, Dias com Precipitação em milímetros (1 Dia, 5 Dias, 10 mm, 20 mm, 34 mm e 44 mm), e, o Total precipitado no ano por dias úmidos, verifica-se uma ligeira tendência de diminuição de dias úmidos com o aumento diário da precipitação. Diante disto, entre outras, adequações devem ser providenciadas para que o excedente dos dias úmidos seja armazenado e utilizados nos meses em que a estiagem se prolongar.Item Acesso aberto (Open Access) Análise quantitativa da geodiversidade do município de Guapé (MG) : suas potencialidades e fragilidades sob um prisma conservacionista e geoturístico(Universidade Federal de Alfenas, 2023-05-12) Vieira, Gabriel Flora; Souza, Paulo Henrique De; Viello, Márcio Abondanza; Travassos, Luiz Eduardo PanissetO espaço geográfico é detentor de características distintas em sua extensão que apresentam valor inestimável e que devem ser protegidas e preservadas. A preocupação com a apropriação do espaço e pesquisas de cunho conservacionistas, vinculadas a elementos da geodiversidade, têm ganhado ênfase e se multiplicado no decorrer das últimas décadas. O termo Geossítio se constitui na ocorrência de um ou mais elementos da geodiversidade, bem delimitado geograficamente e que apresente importante valor singular do ponto de vista científico, pedagógico, cultural, turístico, entre outros. A área de estudo corresponde ao município de Guapé - MG, o qual se localiza geograficamenteno sul/sudoeste do estado de Minas Gerais, com uma geologia e geomorfologia extremamente rica e diversificada, o que motivou e incentivou a pesquisa devido aos seus locais de beleza excepcional. Este trabalho tem como finalidade principal a identificação e a caracterização de Geossítios na referida área, conforme suas potencialidades e vulnerabilidades, gerando a partir disso uma divulgação do diverso patrimônio Geológico da área supracitada, para o desenvolvimento de políticas deconservação destes e a possibilidade de incentivo ao geoturismo. A metodologia se deu de forma multifacetada, apresentando quatro etapas, sendo essas: o conhecimento teóricosobre a área de estudo e a pesquisa bibliográfica, contato com moradores/poder público municipal e observações de imagens de satélites, visando a identificação de pontos de relevância para o trabalho; A segunda etapa de composição da pesquisa se deu em torno da análise de dados cedida pelo poder Público municipal, das visitas empíricas nas localidades com a finalidade de confirmar conhecimentos tidos a priori e até a descobertade novas localidades de interesse; A terceira etapa consistiu-se na construção de material cartográfico do município a partir da utilização dos softwares Google Earth Pro, ArcGIS, e análise macroscópica de amostras coletadas. A quarta e última etapa se deu de forma acompilar os dados obtidos, quantificar as áreas de geossítios encontrados segundo os modelos de José Brilha (2005); e Diamantino Insua Pereira, Paulo Pereira, José Brilha e Leonardo Santos (2013), e a elaboração de um relatório final de pesquisa. Espera-se queeste trabalho possa contribuir para uma melhor gestão e conhecimento do espaço geográfico por parte do poder público e que o mesmo possa intervir para uma adequaçãodas localidades identificadas como vulneráveis.Item Acesso aberto (Open Access) Políticas educacionais no Brasil: estado e relações de poder nas configurações das reformas de ensino.(Universidade Federal de Alfenas, 2021-09-16) Duarte, Julyana Dias; Souza, Paulo Henrique De; Darius, Rebeca Pizza Pancotte; Mariano, André Luiz SenaA análise das políticas públicas e das políticas educacionais padece no Brasil com a ausência de uma visão de sua totalidade. Atentando para isto, este estudo procurou compreender as políticas educacionais brasileiras até o golpe de Estado de 2016, a partir de uma perspectiva histórica e crítica, com o objetivo de apontar o papel que a educação cumpre em uma sociedade democrática enquanto política social, elucidando o papel do Estado dentro das relações de poder, no processo de assegurar à igualdade de acesso à educação. Para tanto, recorreu-se a revisão da produção bibliográfica dos temas envolvidos, por meio da análise de legislações, textos normativos, livros e artigos, pois no Brasil, as reformas educacionais foram compostas por uma sucessão de mudanças normativas que visavam resolver os problemas encontrados no sistema educacional, mas que por sua vez, caracterizaram-se por ações descontínuas e ineficazes. Paralelo a isso, desenvolveu-se análises qualitativas e quantitativas dessas intervenções legais que buscavam formatar a educação no país em seus aspectos educacionais (conteúdos e estratégias) e estruturais (organogramas e atribuições), estabelecendo prerrogativas que repercutiram nas relações de poder no segmento e unidades educacionais. As análises indicaram que mesmo com a abertura democrática, a incerteza por novos tempos e a iminência por mudanças continuavam em processos descompassados. Os rumos da educação foram trilhados nos modelos internacionais neoliberais, impactando no sistema educacional brasileiro com o prosseguimento de um alinhamento com organismos internacionais.