Mestrado em Geografia

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    Cafeicultura e agricultura familiar em Campos Gerais – MG: agentes, dinâmicas e processos
    (2025-03-20) Correia, Guilherme Guiari Silva; Alves, Flamarion Dutra; Marafon, Glaucio José; Pereira, Mirlei Fachini Vicente
    A cafeicultura desempenha um papel central nas dinâmicas socioespaciais e econômicas do Brasil, especialmente na região Sul/Sudoeste de Minas Gerais, onde a relação entre o urbano e o rural se manifesta de forma dialética. O município de Campos Gerais, situado no Sul de Minas, destaca-se como um dos maiores produtores de café do estado, caracterizando-se pela expressiva presença da agricultura familiar. Neste contexto, a pesquisa buscou compreender a participação da agricultura familiar na produção da commodity, suas interações com cooperativas agrícolas, políticas públicas e sua relação com os espaços urbano e rural. A metodologia adotada combinou técnicas qualitativas e quantitativas, incluindo análise documental e entrevistas. Inicialmente, foram realizadas revisões bibliográficas sobre conceitos fundamentais para a compreensão da problemática, como território, mundialização, mercantilização e financeirização da agricultura, além dos conceitos de agricultura familiar e agronegócio. A partir da perspectiva de que a realidade material resulta de processos históricos e do uso desigual de técnicas e objetos na produção do espaço, reconstruiu-se a trajetória histórico-geográfica da cafeicultura na região, analisando sua disseminação e consolidação. Por meio de dados secundários, sobretudo do IBGE, investigou-se a evolução da produção agropecuária municipal e a expansão espacial do café em Campos Gerais, considerando também fatores fisiográficos que influenciam sua produção. A relação campo-cidade foi abordada a partir da interdependência desses espaços no contexto capitalista e do papel da cidade na rede urbana regional. A pesquisa também examinou a aplicação do PRONAF no município em 2023, com base em dados do MAPA, para compreender o uso do financiamento pelos agricultores familiares e suas implicações para o cooperativismo agrícola contemporâneo. Percebeu-se que houve uma grande diminuição na produção de alimentos no município em prol da manutenção da cafeicultura e do aumento na produção de outras commodities agrícolas, mesmo pela agricultura familiar. Esse fenômeno está diretamente relacionado com a utilização de políticas públicas e o papel do cooperativismo regional. As entrevistas realizadas com representantes de uma cooperativa local e com agricultores familiares revelaram que a cafeicultura, além de estar profundamente enraizada na cultura e na economia locais, representa uma estratégia de sobrevivência diante da crescente mercantilização da agricultura, especialmente no mercado externo. A relação entre agricultura familiar, Estado e cooperativismo reflete os efeitos da modernização desigual da agricultura, resultando em paisagens comoditizadas pela produção familiar. No entanto, as características essenciais da agricultura familiar permanecem presentes no espaço rural de Campos Gerais, representando uma alternativa contra-hegemônica para o desenvolvimento rural.
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    A cidadania de estudantes migrantes assistidos pela PRACE da UNIFAL-MG a partir de seu uso do território de Alfenas (MG)
    (2025-04-01) Freitas, João Vitor de; Porto, Gil Carlos Silveira; Contel, Fabio Betioli; Bomtempo, Denise Cristina
    A Geografia estuda os movimentos migratórios estudantis há décadas, embora ainda existam aspectos pouco explorados. A migração caracteriza-se pela mudança quase definitiva de território, enquanto a mobilidade estudantil refere-se ao deslocamento para acesso à educação. Em ambos os casos, destaca-se o uso do território pelos estudantes em atividades cotidianas, como ir ao banco, supermercado ou universidade, mostrando sua participação na dinâmica local. Este trabalho analisou o uso do território por estudantes migrantes da UNIFAL-MG assistidos pela PRACE, buscando entender se a limitação desse uso compromete sua cidadania. Foram utilizados dados secundários, como o Censo IBGE (2022), registros da PROEC e DRGCA da UNIFAL-MG, além de informações do REGIC (2018) e do PNAES. Também foram aplicados questionários remotos aos estudantes, ampliando a abrangência da pesquisa. Os resultados permitiram operacionalizar o conceito de "território usado", demonstrando como a relação dos discentes com o espaço influencia o exercício de seus direitos e sua integração no território de destino.
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    Estrutura e Organização da Indústria Calçadista de Franca - SP: Da Ascensão da Década de 1940 ao Declínio no Século XXI
    (Universidade Federal de Alfenas, 2024-04-22) Lopes, Mateus Francisco; Alves, Flamarion Dutra; Matushima, Marcos Kazuo; Andrade, Alexandre Carvalho De
    Por meio desta pesquisa propõe-se um estudo sobre o processo de desenvolvimento da indústria calçadista no município de Franca-SP, durante o período de 2010-2021. Como objetivo geral, pretende- se analisar a estrutura e organização do setor calçadista no município de Franca, considerando o desenvolvimento industrial no início do século XXI. O município de Franca-SP destaca-se, desde a metade do século XX, na produção calçadista no estado de São Paulo. Nos anos 2000, o Polo Calçadista de Franca correspondia a 6% da produção nacional e a 3% das exportações da produção de calçados de couro masculino, sendo o segundo polo em importância de produção de calçados no país. A partir de 2010, o setor calçadista de Franca insere-se em uma nova tendência, com diferenciação de sua produção por meio de investimento em inovação e em design próprio, aumentando o valor agregado do produto final, além de investimento em estratégias de marketing, a fim de alcançar novos mercados consumidores. Metodologicamente, esta investigação prevê levantamento bibliográfico e análise de dados dos relatórios – CAGED, COMEX STAT e SINDIFRANCA. Assim, busca-se entender, por meio dos objetivos específicos, como foi a participação da indústria calçadista de Franca no início do século XXI e a ocorrência do processo de desindustrialização dessa indústria.
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    Alfabetização através da Geografia: uma proposta de formação continuada entre geografias e pedagogias
    (Universidade Federal de Alfenas, 2024-08-07) Oliveira Júnior, Geraldo Magela De; Azevedo, Sandra De Castro De; Lopes, Jader Janer Moreira; Silva, Jorge Luiz Barcellos Da
    Pesquisas sobre a presença da geografia nos anos iniciais do ensino fundamental constataram a dificuldade dos licenciados em pedagogia em trabalhar com essa disciplina na sala de aula. Motivado por esses resultados, o presente estudo propõe relacionar o ensino de geografia com o processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo desta pesquisa consiste em elucidar a alfabetização por e através da geografia. Para isso, foi necessário estabelecer uma relação entre universidade e escola, geógrafo e pedagogas, a partir de estratégias didáticas voltadas ao ensino das palavras, a partir da leitura do mundo. Durante o processo, foi possível investigar a dialogicidade entre pedagogias e geografias, no tocante à formação continuada de professores em trabalho, conectando teoria e prática por meio da pesquisa-ação. Trata-se, portanto, de uma análise onde os integrantes não apenas são observados, mas se constituem como agentes ativos e reflexivos tanto na investigação quanto na intervenção e construção de resultados. Aliada ao materialismo histórico-dialético, que enfatiza a análise das relações sociais e históricas de poder, a pesquisa busca compreender e transformar a realidade investigada. Estes apontamentos são guiados pelo levantamento da história e métodos de alfabetização, da formação de pedagogos, dos aspectos legais quanto à formação continuada de professores no Brasil e pela análise das ações práticas obtidas através da implementação de um projeto de extensão com uma turma de 2º ano de uma escola municipal. Por meio da pesquisa, constatou-se que é possível alfabetizar por e através da geografia e que as iniciativas de formação continuada de professores são imprescindíveis diante do almejado progresso político, intelectual e emancipatório de uma significativa parcela da população, que enxerga na educação a representação máxima para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.
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    Reorganização da rede de drenagem a par1r de controles morfoestruturais nas subbacias do Alto e Médio Rio Grande (MG)
    (Universidade Federal de Alfenas, 2024-03-26) Cruz, Beatriz Liara Da; Rubira, Felipe Gomes; Moreira, Vinícius Borges; Oliveira, Thomaz Alvisi De
    A reorganização da rede de drenagem e a migração de divisores são fundamentais para avaliar a influência da tectônica, da litologia, do clima, das mudanças nos níveis de base e dos processos erosivos na evolução de paisagens fluviais. No entanto, a maioria das pesquisas se concentra em áreas com atividade tectônica, deixando lacunas na compreensão desses fenômenos em regiões intraplacas. Na América do Sul, alguns autores exploram essas questões em escarpas de bacias passivas que drenam para o Oceano Atlântico, mas há poucas análises sobre o rearranjo da drenagem e o deslocamento dos divisores de bacias que drenam para o interior dasescarpas úmidas. Assim, apesar de alguns avanços, permanece incompleta a compreensão da reconfiguração da drenagem em bacias de zonas passivas com compartimentos morfoestruturais e histórias geológicas distintas. A falta de análises comparativas entre cinturões móveis e crátons em um mesmo sistema fluvial de áreas tectonicamente quiescentes destaca a necessidade de uma abordagem abrangente. Neste contexto, o objetivo da pesquisa é elucidar a evolução da rede de drenagem e migração de divisores em um cenário morfoestrutural diversificado, considerando influências de heranças tectônicas em zona intraplaca. Utilizando a bacia hidrográfica do Alto e Médio Rio Grande, Minas Gerais, Brasil, como área de estudo, aplicamos parâmetros morfométricos, avaliamos as distribuições e investigamos fatores chave relativos às condições de equilíbrio. A análise envolveu a aplicação de clássicos parâmetros morfométricos, a identificação de knickpoints, avaliação de perfis longitudinais, cálculo do índice de declividade normalizada (ksn) e investigação da estabilidade dos divisores de drenagem pelo índice chi (χ). Os resultados destacam que a reorganização da drenagem e o rejuvenescimento da topografia são comuns em regiões tectonicamente quiescentes e em sistemas exorreico na margem atlântica brasileira, devido à influência das morfoestruturas. A drenagem de sub-bacias em Cinturões Móveis Neoproterozoicos é mais instável do que aquelas associadas a Crátons. Verificamos que a resistência do material é determinante na erosão diferencial em paisagens de planalto e influencia a formação e distribuição de knickpoints. Neste cenário, os knickpoints sustentados por camadas resistentes retardam os efeitos de propagação de energia, criam zonas transientes, favorecem condições de instabilidade nos divisores e rejuvenescem a paisagem. Além disso, notamos que o grau de amplificação da taxa de erosão é influenciado pelo mergulho da estratificação, pela alternância de camadas nas encostas e pelo gradiente de declive.
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    Territorialidades LGBTQIA+ no Sul de Minas: Uma análise dos municípios de Alfenas e Pouso Alegre
    (Universidade Federal de Alfenas, 2024-04-15) Nogueira Netto, Antônio Ananias; Alves, Flamarion Dutra; Valverde, Rodrigo Ramos Hospodar Felippe; Moreira, Jorgeanny De Fátima Rodrigues
    A presente dissertação discute sobre as territorialidades dos corpos LGBTQIA+ no Sul de Minas Gerais, mais precisamente nos municípios de Alfenas e Pouso Alegre. O objetivo principal é compreender como ocorre as interações no processo de territorialização e vulnerabilidade dessas pessoas nos espaços públicos e privados. A pesquisa está dividida em três partes, a primeira traz uma breve contextualização sobre a questão da sexualidade e da população LGBTQIA+ nos estudos geográficos, em seguida a parte teórica trata do território, territorialidade e os corpos na geografia, e por fim, a pesquisa empírica com dados secundários para contextualizar a população LGBTQIA+ e as cidades médias sul mineiras e a pesquisa qualitativa com, visando analisar e compreender a territorialidade da população LGBTQIA+ dos dois municípios. As territorialidades foram agrupadas em mapas de acolhimento e medo/insegurança. Em Alfenas as territorialidades de acolhimento que foram mencionadas é a UNIFAL, algumas praças e alguns bares e festas universitárias. As territorialidades de medo/insegurança que foram mencionadas são avenidas, praças, de acordo com a temporalidade do espaço, ou seja, dia ou noite. Em Pouso Alegre o que foi coletado pelas entrevistas é que alguns bares, boates, praças e avenidas, acabam sendo espaços de acolhimento, variando também de acordo com a temporalidade. Esses mesmos lugares, também se tornam espaços de medo/insegurança. A partir desses pressupostos, busca-se demonstrar a relevância dos estudos à respeito da sexualidade no viés geográfico.
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    Análise quantitativa da geodiversidade do município de Guapé (MG) : suas potencialidades e fragilidades sob um prisma conservacionista e geoturístico
    (Universidade Federal de Alfenas, 2023-05-12) Vieira, Gabriel Flora; Souza, Paulo Henrique De; Viello, Márcio Abondanza; Travassos, Luiz Eduardo Panisset
    O espaço geográfico é detentor de características distintas em sua extensão que apresentam valor inestimável e que devem ser protegidas e preservadas. A preocupação com a apropriação do espaço e pesquisas de cunho conservacionistas, vinculadas a elementos da geodiversidade, têm ganhado ênfase e se multiplicado no decorrer das últimas décadas. O termo Geossítio se constitui na ocorrência de um ou mais elementos da geodiversidade, bem delimitado geograficamente e que apresente importante valor singular do ponto de vista científico, pedagógico, cultural, turístico, entre outros. A área de estudo corresponde ao município de Guapé - MG, o qual se localiza geograficamenteno sul/sudoeste do estado de Minas Gerais, com uma geologia e geomorfologia extremamente rica e diversificada, o que motivou e incentivou a pesquisa devido aos seus locais de beleza excepcional. Este trabalho tem como finalidade principal a identificação e a caracterização de Geossítios na referida área, conforme suas potencialidades e vulnerabilidades, gerando a partir disso uma divulgação do diverso patrimônio Geológico da área supracitada, para o desenvolvimento de políticas deconservação destes e a possibilidade de incentivo ao geoturismo. A metodologia se deu de forma multifacetada, apresentando quatro etapas, sendo essas: o conhecimento teóricosobre a área de estudo e a pesquisa bibliográfica, contato com moradores/poder público municipal e observações de imagens de satélites, visando a identificação de pontos de relevância para o trabalho; A segunda etapa de composição da pesquisa se deu em torno da análise de dados cedida pelo poder Público municipal, das visitas empíricas nas localidades com a finalidade de confirmar conhecimentos tidos a priori e até a descobertade novas localidades de interesse; A terceira etapa consistiu-se na construção de material cartográfico do município a partir da utilização dos softwares Google Earth Pro, ArcGIS, e análise macroscópica de amostras coletadas. A quarta e última etapa se deu de forma acompilar os dados obtidos, quantificar as áreas de geossítios encontrados segundo os modelos de José Brilha (2005); e Diamantino Insua Pereira, Paulo Pereira, José Brilha e Leonardo Santos (2013), e a elaboração de um relatório final de pesquisa. Espera-se queeste trabalho possa contribuir para uma melhor gestão e conhecimento do espaço geográfico por parte do poder público e que o mesmo possa intervir para uma adequaçãodas localidades identificadas como vulneráveis.
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    Estudo sistemático dos geossistemas do município de Caldas – MG com vistas ao planejamento territorial
    (Universidade Federal de Alfenas, 2024-03-25) Vieira, Marcelo Da Silva; Oliveira, Thomaz Alvisi De; Cavalcanti, Lucas Costa De Souza; Marques Neto, Roberto
    Geossistemas são sistemas complexos compostos por elementos naturais e sociais interconectados. Esses sistemas são caracterizados por interações dinâmicas e interdependências entre seus elementos, que moldam a paisagem e influenciam seu funcionamento. A ciência dedicada ao estudo das paisagens busca compreender os fenômenos e processos que nelas ocorrem, especialmente sua dinâmica, gerando conhecimento integrado e sistêmico sobre as áreas investigadas. Isso, por sua vez, auxilia na elaboração de planos ambientais que buscam equilibrar o potencial de uso dessas áreas com sua utilização efetiva. Nesse contexto, este trabalho consiste em um estudo detalhado dos geossistemas do município de Caldas, localizado no Sul do estado de Minas Gerais, Brasil. Amparado na proposta metodológica de Sochava (1971, 1977, 1978) para estudo das unidades geoambientais definidas como geossistemas, objetivou-se compreender as características dessas unidades e identificar e analisar sua estrutura e dinâmica funcional. Para tanto a área de estudo foi caracterizada a partir de seus aspectos físico-naturais e socioeconômicos, o que incluiu a compartimentação geomorfológica, o estudo da fragilidade ambiental, da capacidade de uso da terra e o mapeamento das unidades geossistêmicas. Os resultados revelam as principais interferências antrópicas nos geossistemas, sendo discutidos os desafios ambientais enfrentados pelo município de Caldas. Os resultados também incluem, além da produção cartográfica temática, um quadro síntese contendo o diagnóstico ambiental e orientações voltadas à conservação das unidades geossistêmicas em nível de classe de fácies e grupos de fácies, no qual são sugeridas medidas de conservação e manejo do território para mitigar impactos de forma a promover a conservação e melhor aproveitamento dos potenciais da paisagem. O estudo afirma a importância da compreensão dos geossistemas para a conservação do meio ambiente, considerando a necessidade de aprofundamento do conhecimento sobre o meio físico como subsídio ao planejamento territorial.
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    Ser mulher no comércio varejista da cidade de Alfenas-MG: proprietárias de lojas de vestuário e autonomia econômica
    (Universidade Federal de Alfenas, 2024-02-05) Freire, Mariana Romanzini; Vale, Ana Rute Do; Cleps, Geisa Daise Gumiero; Alves, Flamarion Dutra
    Estudar relações de gênero na Geografia é sempre um grande desafio e, ao mesmo tempo, uma necessidade, pelo fato de que homens e mulheres possuem formas diferenciadas de se relacionar com o espaço e, no mesmo sentido, no que se refere ao mercado de trabalho, bastante desigual e injusto para elas. No caso das mulheres, donas do “próprio negócio”, a situação tende a ser um pouco melhor e é isso que este trabalho tentou mostrar ao buscar compreender o processo de inserção das mulheres no mercado de trabalho, na cidade de Alfenas/MG, a partir da atuação delas como proprietárias de lojas de vestuários, e a forma como tais atividades têm contribuído em sua autonomia econômica. Para isso, utilizou-se de levantamento e revisão bibliográfica, levantamento de dados secundários, trabalho de campo e aplicação de questionário, junto a 25 proprietárias de lojas de vestuários da cidade. Por fim, foi possível concluir que, as mulheres, que possuem o próprio negócio, passam por diversas dificuldades, como dupla jornada de trabalho, baixos salários e dificuldades para se firmarem no ramo, entretanto, elas conseguem obter sua autonomia econômica, com uma renda superior às mulheres, em geral, do município.
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    A Agricultura Digital como Territorialidade do Agronegócio na Região Geográfica Imediata de Alfenas-Mg (2011-2023)
    (Universidade Federal de Alfenas, 2024-01-30) Silva, Rodrigo De Paulo Souza E; Coca, Estevan Leopoldo De Freitas; D’Alexandria, Marcel Azevedo Basta; Toledo, Eli Fernando Tavano
    O estudo analisa os impactos predominantes do emprego de tecnologias digitais na agricultura, com foco específico na Região Geográfica Imediata de Alfenas-MG, dos anos de 2011 a 2023. Estruturado em três capítulos, o primeiro aborda conceitos fundamentais relacionados à Geografia, destacando a reestruturação produtiva, a modernização agrícola, a territorialidade e a definição do agronegócio no contexto brasileiro. O segundo capítulo lança luz sobre o conceito de Agricultura Digital e suas discussões na esfera acadêmica. O terceiro capítulo apresenta os resultados da pesquisa, contribuindo com uma caracterização econômica detalhada das atividades do agronegócio na região, além de analisar como as empresas desse setor estão incorporando tecnologias digitais e os impactos causados por essa incorporação no uso do território. Este trabalho integra um projeto mais abrangente financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), intitulado "Agronegócio, campesinato e tecnologias digitais no campo: um estudo sobre a região geográfica intermediária de Varginha". Foram conduzidas 17 entrevistas semiestruturadas, sendo 11 durante a Agrishow em Ribeirão Preto-SP e 6 na Região Geográfica Imediata de Alfenas-MG, com representantes do agronegócio. Esses dados primários contribuem diretamente para a construção da base qualitativa da pesquisa, complementada por levantamentos de dados secundários que sustentam a base quantitativa, especialmente nos aspectos econômicos do agronegócio. O enfoque na digitalização agrícola compreende um processo sociotécnico que almeja integrar inovações digitais no setor, englobando uma variedade de elementos, como big data, internet das coisas (IoT), realidade aumentada, robótica, sensores, impressão 3D, sistemas integrados, conectividade, inteligência artificial, aprendizado de máquina, gêmeos digitais e blockchain. Essa complexa abordagem reorganiza a estrutura produtiva e a perspectiva de modernização agrícola, introduzindo uma nova forma de territorialidade do agronegócio, com impactos econômicos influenciados por relações de trabalho controversas que permeiam a produção social do espaço geográfico. Esses impactos, evidenciados em diversas escalas, desde o global até o local, indicam que o uso de tecnologias digitais por empresas do agronegócio não supera, mas sim reforça sua posição hegemônica na região.
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    A questão agrária no Sul de Minas Gerais: a luta pela terra em Campo do Meio-MG
    (Universidade Federal de Alfenas, 2023-06-26) Bertachi, Marcos Vinicius; Coca, Estevan Leopoldo De Freitas; Goldfarb, Yamila; Cléps Júnior, João
    O debate sobre a questão agrária durante décadas foi pautado entorno da dissolução ou permanência dos camponeses e camponesas em todo o mundo. No entanto, pesquisas e estudos têm demonstrado novos fluxos migratórios em direção ao campo ou a conversão de produtores em direção ao um “modo camponês” de agricultura, de trabalhar a terra e suas relações com a natureza, esse fenômeno foi denominado de recampesinização. A presente pesquisa busca compreender a formação do campesinato em uma área de acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), denominado Quilombo Campo Grande, no município de Campo do Meio-MG. O estudo foi realizado através de uma análise histórica e geográfica da formação da região do sul de Minas Gerais e sua agricultura, o estabelecimento do MST e a formação do campesinato através de processos e dinâmicas de recampesinização. A metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico, dados secundários, entrevistas semiestruturadas de caráter qualitativo com camponeses e camponesas sem-terra. O trabalho evidenciou que a formação do campesinato ocorreu através da incorporação de antigos trabalhadores da falida Usina Ariadnópolis, assalariados rurais e migrantes relacionados a colheita do café e famílias de oriunda de grandes cidades, mas que possuíam raízes no campo. Através da junção desses três grupos configurou-se de um processo de recampesinização no Acampamento Quilombo Grande – MST.
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    Dinâmicas e estratégias da agricultura familiar : uma proposta agroecológica em São Miguel do Anta-MG
    (Universidade Federal de Alfenas, 2023-05-08) Nunes, Jefferson; Alves, Flamarion Dutra; Vale, Ana Rute Do; Moreira, Érika Vanessa
    A presente pesquisa propõe uma discussão em torno das abordagens da Geografia enquanto ciência capaz de explicar realidades sobre a dinâmica e as estratégias da agricultura familiar no município de São Miguel do Anta – MG. Dessa forma, a agricultura familiar tornou-se um valioso elo na junção entre a ciência geográfica e a agroecologia. Para esta análise, utilizaram-se os conceitos de território e territorialidades como norteadores para identificar as relações entre os agricultores familiares e as instituições públicas que atuam no campo e no sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do município de São Miguel do Anta- MG. Buscando avanços nas bases conceituais e metodológicas, foi feita uma classificação em três níveis agroecológicos, sendo eles: I - Em construção; II - Em consolidação; e III - Avançado. Para isso, o trabalho foi dividido em duas partes. Na primeira, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a importância da agroecologia, da agricultura familiar e dos desafios frente ao agronegócio. Na segunda fase, realizou-se, por meio dos trabalhos de campo coletas de dados, entrevistas e experiências. Fizeram-se entrevistas semi-estruturadas com funcionários das empresas públicas, sindicatos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais e com quinze agricultores familiares residentes na Comunidade da Capivara. Ao utilizar a análise SWOT como forma de apurar e interpretar os resultados coletados em campo, teve-se a resposta de em qual nível agroecológica se enquadra. Observou-se que a agroecologia ainda é um desafio tanto para as empresas públicas que atuam no campo, seja por falta de pessoal ou de assistência técnica, seja pela dificuldade encontrada por alguns agricultores familiares, como a sucessão geracional. Mesmo com algumas ações de incentivo à agroecologia, apenas 4 propriedades rurais podem ser consideradas em um nível avançado; 7 propriedades estão em consolidação e 4 em construção. Seguindo em caminho oposto ao agronegócio – que tem cada vez mais depredado os recursos hídricos em território brasileiro –, descobriu-se que faz necessário refletirmos sobre a importância da agricultura familiar na atualidade ao pensarmos em continuar propondo diálogos de saberes agroecológicos com agricultores familiares por uma agricultura que seja verdadeiramente sustentável.
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    Dinâmicas urbanas em cidades médias: a expansão de Lavras/MG (2007-2021).
    (Universidade Federal de Alfenas, 2023-03-09) Silva, Rondinely Fernando Resende Da; Fernandes, Roberto Mauro Da Silva; Branquinho, Evânio Dos Santos; Toledo, Márcio Roberto De
    As cidades médias vêm desempenhando relevante papel na configuração socioeconômica do país, e as dinâmicas de estruturação do espaço estão intrinsecamente implicadas com os padrões de diferenciação e separação social. Na presente dissertação, a cidade de Lavras/MG é analisada por meio da relação entre as escalas espaciais e temporais, onde o processo de expansão urbana pela dinâmica e atuação dos agentes imobiliários podem ser evidenciados. O objetivo principal desta pesquisa foi compreender o processo geo-histórico de expansão urbana no município de Lavras e para a construção da análise, foram considerados e descritos os processos desta dinâmica em duas fases: a formação e consolidação do município a partir do século XVIII e a expansão urbana entre os anos de 2007 e 2021. Considerando-se a investigação da trajetória do processo de expansão urbana da cidade média de Lavras, optou-se por uma pesquisa de natureza descritiva, de abordagem qualitativa, denominada bibliográfica e documental e de cunho exploratório e interpretativo. A partir da identificação e análise de importantes agentes imobiliários que possuem um papel estruturante na cidade foi possível compreender como a atuação destes agentes e o papel que o poder público assume sobre a terra urbana interferem diretamente nos processos de estruturação e reestruturação da cidade.
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    Avaliação da Capacidade de Uso das Terras em sub-bacias hidrográficas sob cultivo de café
    (Universidade Federal de Alfenas, 2023-05-30) Laudino, Monike Faustino; Mincato, Ronaldo Luiz; Moreira, Vinícius Borges; Rubira, Felipe Gomes
    O solo é um recurso natural não renovável na escala de tempo humana. Fundamental para a existência da humanidade, seu uso planejado garante a manutenção dos ecossistemas, a segurança alimentar e a proteção da biodiversidade. A exploração das coberturas pedológicas pela agricultura tem acelerado os processos erosivos, contribuindo com a degradação do solo e da água. Esse desgaste deve ser compreendido a fim de obter a manutenção ou o aumento da produtividade agrícola e a conservação ambiental, favorecendo a sustentabilidade de agroecossistemas. A cafeicultura constitui um dos setores mais dinâmicos da agricultura no estado de Minas Gerais, em função de sua grande geração de renda e mão de obra. Além disso, a expansão da cafeicultura na região é uma das responsáveis pelas alterações adversas nas paisagens e vegetação natural. A fim de garantir a conservação do solo e dos recursos naturais, é fundamental a utilização dos solos observando sua capacidade de uso. O Sistema de Capacidade de Uso é uma ferramenta utilizada na classificação da terra para um determinado tipo de uso com base em suas características morfológicas. Ela permite propor uma classificação do uso da terra de acordo com seu potencial, o que pode auxiliar na elaboração de planos de manejo sustentável. Os propósitos deste estudo se dirigem a avaliação da Capacidade de Uso das Terras de duas sub-bacias localizadas no sul de Minas Gerais, cujo uso e ocupação predominantes são a cafeicultura. Nas duas sub-bacias a classe de capacidade de uso predominante foi a VI, demonstrando algumas limitações para o uso agrícola. Analisando o uso atual e a capacidade de uso foi possível verificar que há grande quantidade de terras subutilizadas e quase metade das sub-bacias usadas de acordo com a capacidade de uso. Menos de 10% das áreas das sub-bacias estão sobreutilizadas. As áreas subutilizadas podem ser consideradas como no limite de utilização. Dessa forma, são áreas que necessitam de atenção e implantação de planos de manejo sustentável para que não excedam sua capacidade de uso.
  • ItemAcesso aberto (Open Access)
    Tecnologias digitais e práticas de pesquisa científica no ensino médio com inteligência geográfica
    (Universidade Federal de Alfenas, 2023-05-05) Sousa, Diego Alexandre; Santos, Clibson Alves Dos; Azevedo, Sandra De Castro De; Cereda Junior, Abimael
    A pesquisa científica é conhecida pelo senso comum apenas como aquela pesquisa desenvolvida a partir do ensino superior. O objetivo com esta dissertação é mostrar que esse tipo de trabalho pode ser desenvolvido ainda no ensino básico, mas que para isso requer um grupo de alunos interessados pela pesquisa e professores orientadores capacitados para desenvolver tal projeto, agregando ainda a capacidade de desenvolver essas pesquisas e utilizando as tecnologias digitais disponíveis como ferramenta de auxílio no desenvolvimento do projeto. Utilizou-se para a pesquisa o método participante, por acreditar-se que o compromisso da pesquisa seja com a comunidade, grupos e movimentos sociais, como o caso da cultura do congado. Com base em diversas análises bibliográficas e posteriormente com a prática, o projeto de pesquisa foi desenvolvido em uma escola estadual do município de Campo Belo/MG, utilizando um grupo de onze alunos que se tornaram membros do Núcleo de Pesquisa Científica na Educação Básica da referida escola e que por meio de aulas teóricas, práticas de campo e de laboratório de informática, desenvolveram mapeamentos e posteriormente criaram um webaplicativo exploratório para a população em geral ou colaborativo para os professores a fim de contribuir contando a história do município por meio de mapas. As ferramentas SIGs utilizadas para essas pesquisas foram os componentes da plataforma ArcGis, o ArcGIS Online e o ArcGIS StoryMaps, além do Google Earth Pro. Como resultado, espera-se mostrar o potencial da pesquisa científica articulada às tecnologias digitais no processo ensino-aprendizado da educação básica, além de contribuir com a população local do munícipio e sendo assim, alertar para as autoridades que para o desenvolvimento de projetos científicos inovadores, requer não só políticas públicas, mas assim como investimentos nessas áreas de pesquisas.
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    Migrantes internacionais na educação básica do Distrito Federal: processos de uso do território escolar
    (Universidade Federal de Alfenas, 2023-05-09) Almeida, Carlos Vinícius Castro De; Porto, Gil Carlos Silveira; Brumes, Karla Rosário; Vale, Ana Rute Do
    O processo de globalização vivido atualmente tem intensificado os processos de deslocamentos populacionais pelo espaço, em especial, os deslocamentos entre países. Os recentes estudos sobre a dinâmica das migrações internacionais no Brasil têm revelado panoramas bastante diversificados e têm trazido importantes contribuições para a compreensão deste fenômeno complexo. No entanto, tem-se visto poucos estudos sobre a espacialização e reflexo deste fenômeno na educação. Neste sentido, esta pesquisa convida a refletir a operacionalização da categoria território usado, como possibilidade para compreensão dos processos de uso do território escolar por estudantes migrantes internacionais matriculados na rede pública de ensino do Distrito Federal. Ademais, busca compreender como eles formam, dentro do âmbito escolar, lugares de resistência, integração, de ensino e aprendizagem. A utilização da categoria território usado, iniciado por Milton Santos na década de 1990, configura uma importante possibilidade de reflexão do espaço geográfico no contexto do mundo pós-moderno e da globalização. Para o desenvolvimento desta pesquisa qualitativa, além da revisão bibliográfica com a temática da migração internacional e de conceitos geográficos, foram coletados dados secundários e análise documental fornecidos pela Secretaria de Educação do Distrito Federal, realização de grupo focal com estudantes imigrantes do Centro de Educacional São Bartolomeu, em São Sebastião-DF e entrevistas semi-estruturadas com docentes desta escola. As recentes ações desenvolvidas pela SEEDF têm demonstrado avanços significativos quanto à instrumentalização para o acolhimento e inclusão de estudantes imigrantes nesta Rede de Ensino, no entanto, ainda são muitos os desafios encontrados para sua ampla efetivação. O território escolar possui uma importante missão na reconstrução de uma outra globalização a partir da inclusão, integração, do reforço da solidariedade e da diversidade. É um território potencialmente capaz de formar novos cidadãos e produzir novos conhecimentos, catalisando processos para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inalienada.
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    Territorialidades camponesas e Reforma Agrária Popular em Campo do Meio-MG
    (Universidade Federal de Alfenas, 2023-03-01) Santos, Leonardo Lencioni Mattos; Coca, Estevan Leopoldo De Freitas; Santos, Adriano Pereira; Fernandes, Bernardo Mançano
    Apesar de ser pensada no Brasil desde os anos finais do século XIX, a reforma agrária continua sendo um tema complexo. Dentro da academia são diversas as formas de analisar as experiências de reforma agrária ocorridas no país até os dias de hoje. Considerando os projetos de reforma agrária adotados pelos governos brasileiros como insuficientes para a resolução dos problemas agrários do país, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) passou a construir uma novaforma de se pensar e fazer reforma agrária (MST, 2007). Em 2007 aparece pela primeira vez nos documentos do MST referências a uma Reforma Agrária Popular (RAP), destinada a ser mais do que um instrumento de distribuição e desconcentração de terras. A RAP engloba temas como a agroecologia e a soberania alimentar, sendo a ação popular o motor do processo de reforma agrária. Neste sentido, em um contexto político de refluxo de políticas públicas voltadas ao campesinato, desponta a necessidade de se avaliar o projeto de reforma agrária popular a partir das lentes de análise da Geografia. Assim, propõe-se nesta pesquisacompreender a RAP enquanto um modelo de desenvolvimento territorial alternativo, de modo a delimitar as disputas e as territorialidades que envolvem o projeto de RAPno município de Campo do Meio-MG. Para isso, nos utilizaremos de dados secundários provenientes dos relatórios anuais da Rede DATALUTA, além daqueles oriundos das pesquisas realizadas no âmbito do programa de extensão “Semeando a Terra: ações de fortalecimento da cadeia agroecológica e da soberania alimentar no sul de Minas Gerais”, do qual fazemos parte. Por fim, aplicamos entrevistas semiestruturadas com camponeses(as) acampados(as) e dirigentes do MST buscando relacionar os debates teóricos acerca do programa de RAP com os aspectos práticos observados em Campo do Meio.
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    Desigualdades socioespaciais na produção do espaço urbano na cidade de Pouso Alegre-MG
    (Universidade Federal de Alfenas, 2023-03-13) Costa, Alexandre Lopes; Andrade, Alexandre Carvalho De; Faria, Helena Mendonça; Ramires, Júlio César De Lima
    O presente trabalho faz uma análise geohistórica da cidade de Pouso Alegre buscando compreender características socioespaciais da cidade. Foi elaborado tendo como métodos a revisão de bibliografia, o trabalho de campo e observação semiestruturada, buscando analisar as contradições e ações do poder público na cidade, investimentos, obras e as propostas do novo plano diretor da cidade de Pouso Alegre/MG. Objetiva-se assim compreender as desigualdades socioespaciais na referida cidade, bem como as contradições e consequências da expansão urbana, especificamente as que existem entre o planejamento urbano e o espaço produzido. A cidade em questão se caracteriza enquanto cidade média e tem um papel relevante na rede intraurbana, enquanto espaço articulado e de fluxo variado. Ademais, o movimento de expansão urbana dessas cidades, a partir da década de 1970, também observado em Pouso Alegre, favoreceu a expansão de forma dispersa, e o surgimento de fenômenos, como as segregações e desigualdades socioespaciais. A análise da geografia histórica da expansão urbana na cidade evidencia tais desigualdades advindas da produção e reprodução do espaço urbano. A expansão, por hora horizontal e posteriormente verticalizada, acarretou em problemas sociais, urbanos e ambientais. Outras inúmeras questões foram observadas, como a falta de espaços públicos de lazer e cultura, e as contradições existentes nas ações do poder público, a falta de moradias populares, as obras de embelezamento das regiões centrais e elitizadas em detrimento das periferias, assim como sugere a ausência de políticas sociais de moradia e problemas na mobilidade urbana. O trabalho justifica-se na reflexão acerca das propostas para a cidade nos próximos anos. Os resultados podem servir como base para possíveis contribuições de melhorias para a cidade
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    Cafeicultura e transformações socioespaciais no município de Alfenas-MG pós-inundação pelo lago de furnas
    (Universidade Federal de Alfenas, 2023-03-07) Costa, Tamyris Maria Moreira Da; Vale, Ana Rute Do; Martins , Marcos Lobato; Alves, Flamarion Dutra
    Desde o início de sua formação, no final de século XVIII, o município de Alfenas/MG passou por transformações que afetaram seu dinamismo demográfico e socioeconômico, sobretudo a partir da década de 1960, com a inundação de parte de suas terras pelas águas do reservatório resultante da implantação da usina hidrelétrica de Furnas, atingindo mais de 34 municípios do Sul de Minas. A partir desse momento ocorreram alterações na principal atividade econômica, com a perda das várzeas férteis, então a lógica produtiva existente deu espaço à cafeicultura. Dessa forma, essa pesquisa buscou compreender as transformações socioespaciais do município de Alfenas-MG, com ênfase na expansão da cafeicultura, pós- inundação das áreas rurais atingidas pelo Lago de Furnas. Para sua realização, optou-se como procedimento metodológico a revisão bibliográfica sobre o tema, o levantamento de dados secundários (IBGE) e documentais (CEDOC-UNIFAL-MG), a elaboração de mapas de uso do solo, a partir da plataforma MapBiomas e, por fim, o trabalho de campo para conhecer as propriedades rurais atingidas pelas águas do lago e através das entrevistas com os cafeicultores que vivenciaram as transformações, pode-se perceber avanços na cafeicultura como inserção de maquinários, redução de mão de obra e ampliação de áreas com lavoura. A consolidação foi um processo difícil, considerando as mudanças da agricultura de abastecimento para a produção de uma commodity, foram anos superando as incertezas e os desafios impostos por essa nova realidade local-regional, que atualmente posiciona Alfenas entre os municípios produtores de café arábica do país. Contudo, para os agricultores que vivenciaram estas transformações, a esperança de dias melhores foi e continua sendo o que os mantém nessa atividade.
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    A formação continuada dos professores a partir da dinâmica da cidade média: análise do sistema municipal de educação de Alfenas-MG
    (Universidade Federal de Alfenas, 2023-03-06) Silva, Vitor Donizete Da; Azevedo, Sandra De Castro De; Andrade, Alexandre Carvalho De; Katuta, Ângela Massumi
    A pesquisa aborda a formação de professores no contexto de uma cidade média. Buscou-se compreender como uma cidade média aborda a formação continuada dos professores levando em consideração as diversas leis que norteiam a educação brasileira. O objetivo geral desta pesquisa foi compreender o sistema de ensino municipal de uma cidade média, com ênfase na formação continuada dos profissionais da educação do município de Alfenas-MG. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foi a utilização de revisão bibliográfica, pesquisa documental e aplicação de questionário. No decorrer da pesquisa foi possível averiguar singularidades no que diz respeito à formação de professores em Alfenas- MG. Ao fim da pesquisa foi possível tecer algumas considerações. Foi possível verificar disparidades de concepções dos profissionais que trabalham no sistema municipal de educação em relação aos assuntos referentes à formação continuada. Além disso, foi possível verificar a necessidade de aprofundamento nas pesquisas que envolvem a temática formação continuada de professores, em especial nas cidades médias, para melhor compreensão da temática.