Mestrado em Geografia
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Item Acesso aberto (Open Access) A Agricultura Digital como Territorialidade do Agronegócio na Região Geográfica Imediata de Alfenas-Mg (2011-2023)(Universidade Federal de Alfenas, 2024-01-30) Silva, Rodrigo De Paulo Souza E; Coca, Estevan Leopoldo De Freitas; D’Alexandria, Marcel Azevedo Basta; Toledo, Eli Fernando TavanoO estudo analisa os impactos predominantes do emprego de tecnologias digitais na agricultura, com foco específico na Região Geográfica Imediata de Alfenas-MG, dos anos de 2011 a 2023. Estruturado em três capítulos, o primeiro aborda conceitos fundamentais relacionados à Geografia, destacando a reestruturação produtiva, a modernização agrícola, a territorialidade e a definição do agronegócio no contexto brasileiro. O segundo capítulo lança luz sobre o conceito de Agricultura Digital e suas discussões na esfera acadêmica. O terceiro capítulo apresenta os resultados da pesquisa, contribuindo com uma caracterização econômica detalhada das atividades do agronegócio na região, além de analisar como as empresas desse setor estão incorporando tecnologias digitais e os impactos causados por essa incorporação no uso do território. Este trabalho integra um projeto mais abrangente financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), intitulado "Agronegócio, campesinato e tecnologias digitais no campo: um estudo sobre a região geográfica intermediária de Varginha". Foram conduzidas 17 entrevistas semiestruturadas, sendo 11 durante a Agrishow em Ribeirão Preto-SP e 6 na Região Geográfica Imediata de Alfenas-MG, com representantes do agronegócio. Esses dados primários contribuem diretamente para a construção da base qualitativa da pesquisa, complementada por levantamentos de dados secundários que sustentam a base quantitativa, especialmente nos aspectos econômicos do agronegócio. O enfoque na digitalização agrícola compreende um processo sociotécnico que almeja integrar inovações digitais no setor, englobando uma variedade de elementos, como big data, internet das coisas (IoT), realidade aumentada, robótica, sensores, impressão 3D, sistemas integrados, conectividade, inteligência artificial, aprendizado de máquina, gêmeos digitais e blockchain. Essa complexa abordagem reorganiza a estrutura produtiva e a perspectiva de modernização agrícola, introduzindo uma nova forma de territorialidade do agronegócio, com impactos econômicos influenciados por relações de trabalho controversas que permeiam a produção social do espaço geográfico. Esses impactos, evidenciados em diversas escalas, desde o global até o local, indicam que o uso de tecnologias digitais por empresas do agronegócio não supera, mas sim reforça sua posição hegemônica na região.Item Acesso aberto (Open Access) A capitania de Minas Gerais no período colonial: um estudo a partir da formação socioespacial brasileira(Universidade Federal de Alfenas, 2022-02-17) Leal, Letícia; Porto, Gil Carlos Silveira; Costa, Everaldo Batista Da; Costa, AlfredoEntre os anos de 1720 e 1822, Minas Gerais foi estabelecida como uma capitania do Brasil colonial. Esse estabelecimento político territorial foi resultado da dinamização de fixos e fluxos que foram constituídos na região frente a intensificação da mineração. Dessa maneira, a formação socioespacial brasileira, além de ser reflexo e condição do que acontecia na metrópole portuguesa, foi sendo moldada e produzida, também a partir do que acontecia em Minas Gerais e nas outras províncias. Assim, o objetivo desta pesquisa é entender a lógica da configuração territorial de Minas Gerais a partir de seu arranjo espacial na transição do período pré-técnico para o meio técnico e na formação socioespacial brasileira. Para isso, foram feitas pesquisas bibliográficas com a finalidade de construir discussões teóricas e empíricas sobre a geografia histórica, a formação socioespacial, a capitania de Minas Gerais e o Brasil colonial. Destaca-se a importância da cartografia histórica para a metodologia da pesquisa. Dessa maneira, foi possível compreender a relação de Minas Gerais com outras capitanias brasileiras, a criação de caminhos entre as capitanias e a formação de vilas em Minas Gerais. Por fim, apresenta-se as contribuições teóricas e empíricas deste estudo para o cenário atual da ciência geográfica brasileira.Item Acesso aberto (Open Access) A cidadania de estudantes migrantes assistidos pela PRACE da UNIFAL-MG a partir de seu uso do território de Alfenas (MG)(2025-04-01) Freitas, João Vitor de; Porto, Gil Carlos Silveira; Contel, Fabio Betioli; Bomtempo, Denise CristinaA Geografia estuda os movimentos migratórios estudantis há décadas, embora ainda existam aspectos pouco explorados. A migração caracteriza-se pela mudança quase definitiva de território, enquanto a mobilidade estudantil refere-se ao deslocamento para acesso à educação. Em ambos os casos, destaca-se o uso do território pelos estudantes em atividades cotidianas, como ir ao banco, supermercado ou universidade, mostrando sua participação na dinâmica local. Este trabalho analisou o uso do território por estudantes migrantes da UNIFAL-MG assistidos pela PRACE, buscando entender se a limitação desse uso compromete sua cidadania. Foram utilizados dados secundários, como o Censo IBGE (2022), registros da PROEC e DRGCA da UNIFAL-MG, além de informações do REGIC (2018) e do PNAES. Também foram aplicados questionários remotos aos estudantes, ampliando a abrangência da pesquisa. Os resultados permitiram operacionalizar o conceito de "território usado", demonstrando como a relação dos discentes com o espaço influencia o exercício de seus direitos e sua integração no território de destino.Item Acesso aberto (Open Access) A dinâmica urbana de uma cidade média na rede urbana do sul de minas gerais a partir de suas centralidades inter e intraurbanas do setor terciário: o caso de Varginha-MG(Universidade Federal de Alfenas, 2022-02-18) Figueiredo, Rafaela Santos Costa De; Andrade, Alexandre Carvalho De; Alves , Flamarion Dutra; Oliveira , Elias MendesA cidade média de Varginha, localizada ao sul de Minas Gerais, possui diversos elementos e agentes históricos que contribuem com o processo de desenvolvimento socioespacial em caráter intraurbano, assim como na relação com a Rede Urbana na atualidade. A busca pelo entendimento das dinâmicas socioespaciais varginhenses encaminha ao entendimento via uma discussão conceitual sobre as cidades médias, na procura da elucidação das classificações existentes sobre as mesmas. Essa compreensão nos direciona a relação das cidades médias com a Rede Urbana, bem como os agentes que a dispõe os níveis hierárquicos no qual essas pertencem. Essa análise é extremamente relevante nos estudos do REGIC (IBGE) em todo seu período de estudos publicados. Varginha possui um histórico de centralidades direcionado ao centro da cidade, contudo, a região sudoeste dessa vem competindo essas centralidades no território e, desde 2016, com a instalação do Via Café Garden Shopping. Os diversos pontos da cidade de atratividade terciária varginhense formam os chamados subcentros, que se caracterizam por áreas da cidade que não se encontram no centro geográfico ou tradicional, entretanto, possuem tamanha relevância quanto. A compreensão como um todo do município varginhense se faz mais completa ao analisar a história de formação da cidade, assim como a evolução de sua geograficidade, para que, na atualidade, ela possa ser entendida como é. Varginha cresceu, aumentou sua importância regional e, recentemente, da mesma forma como outras cidades médias, passou por um processo de descentralização do terciário, que favoreceu ainda mais a atração de pessoas da região, motivando novos investimentos. Todos esses agentes pesquisados na presente dissertação são elementos importantes para o parâmetro de futuras análises no município.Item Acesso aberto (Open Access) A educação do campo no município de Alfenas: as concepções docente sobre o uso dos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático do Campo (PNLD Campo).(Universidade Federal de Alfenas, 2022-02-22) Cruz, Abigail Bruna Da; Azevedo, Sandra De Castro De; Martins , Maria De Fátima Almeida; Vale , Ana Rute DoPesquisar a educação do espaço rural é uma forma de lutar por mais e melhores políticas para esse espaço e para sua população, desse modo, o objetivo geral dessa pesquisa esteve em compreender as impressões dos profissionais docentes das escolas rurais do município de Alfenas-MG, que é caracterizado como espaço de agricultura familiar não vinculado a movimentos sociais de luta pela terra, quanto ao uso dos materiais didáticos da coleção Novo Girassol Saberes e Fazeres do Campo. Essa coleção foi construída a partir da articulação do Programa Nacional do Livro Didático com os norteadores do movimento da Educação do e no Campo. A inserção dessa política na realidade rural do município de Alfenas representou uma possibilidade de maior acesso à Educação do Campo por este espaço por meio do Programa Nacional do Livro Didático do Campo (PNLD Campo). Como metodologia de pesquisa, utilizou-se a revisão bibliográfica dos temas abordados, também a análise de dados secundários do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) entre outras instituições. Para compreender a percepção das professoras sobre o livro didático do PNLD Campo realizou-se questionários com as professoras que atuaram com os materiais didáticos do PNLD Campo no período entre 2013 e 2018, período de vigência dessa política. A pesquisa comprova que apesar da maioria das professoras atuantes nas escolas rurais reconhecerem a necessidade da criação de materiais didáticos que contemplem as diversidades deste espaço, algumas indicaram dificuldades no uso do material adotado. Diante deste resultado, a pesquisa aponta a importância da formação continuada que abarque o tema Educação do Campo e as diversidades espaciais do município de Alfenas. Conclui-se que a política pública do livro didático para as escolas do campo, pautada nos princípios da educação do campo, foi um marco importante para o espaço rural, mas a mesma foi interrompida antes de análises e pesquisas que poderiam indicar estratégias que tornassem a política mais efetiva e que colocassem os professores que atuam neste espaço como protagonistas.Item Acesso aberto (Open Access) A formação continuada dos professores a partir da dinâmica da cidade média: análise do sistema municipal de educação de Alfenas-MG(Universidade Federal de Alfenas, 2023-03-06) Silva, Vitor Donizete Da; Azevedo, Sandra De Castro De; Andrade, Alexandre Carvalho De; Katuta, Ângela MassumiA pesquisa aborda a formação de professores no contexto de uma cidade média. Buscou-se compreender como uma cidade média aborda a formação continuada dos professores levando em consideração as diversas leis que norteiam a educação brasileira. O objetivo geral desta pesquisa foi compreender o sistema de ensino municipal de uma cidade média, com ênfase na formação continuada dos profissionais da educação do município de Alfenas-MG. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foi a utilização de revisão bibliográfica, pesquisa documental e aplicação de questionário. No decorrer da pesquisa foi possível averiguar singularidades no que diz respeito à formação de professores em Alfenas- MG. Ao fim da pesquisa foi possível tecer algumas considerações. Foi possível verificar disparidades de concepções dos profissionais que trabalham no sistema municipal de educação em relação aos assuntos referentes à formação continuada. Além disso, foi possível verificar a necessidade de aprofundamento nas pesquisas que envolvem a temática formação continuada de professores, em especial nas cidades médias, para melhor compreensão da temática.Item Acesso aberto (Open Access) A geografia no ensino médio: análise do conteúdo das políticas curriculares entre 1999-2018(Universidade Federal de Alfenas, 2022-03-15) Silva, Letícia Silvério Da; Azevedo, Sandra De Castro De; Silva , Natalino Neves Da; Turra Neto , NecioO presente trabalho possui como proposta analisar os documentos curriculares federais curriculares brasileiros do Ensino Médio, entre 1999 até 2018, a modo de investigar sobre possíveis mudanças, alterações ou mesmo perda de espaço da disciplina de Geografia. Trata- se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, documental, realizada a partir da análise do conteúdo definida por Franco (2008). Em que, será analisado o material introdutório dos documentos curriculares e os conteúdos referentes à Geografia escolar, considerando o contexto político e econômico de elaboração e implementação dos respectivos documentos. A presente pesquisa busca também analisar a última versão curricular publicada, a BNCC (2018), com o intuito de traçar um quadro geral de sua proposta, considerando a disciplina de Geografia para o Ensino Médio, como também o conceito de “juventude” desenvolvido pelo referido documento. Isso porque, como expõe diversos autores, como Sacristán (2000), o desenvolvimento de pesquisas sobre os documentos curriculares federais são de extrema importância, pois permitem o desenvolvimento de análises sobre as propostas curriculares, que correspondem a documentos norteadores dos currículos e conhecimentos escolares. Como também contribui para o debate acerca da qualidade do ensino educacional brasileiro, que como poderá ser observado na pesquisa, sofre influência e direcionamentos advindos de demandas dos setores econômicos, políticos e culturais da sociedade brasileira e por organismos internacionais. Como é o caso da base, documento norteador da Reforma do Ensino Médio, o qual está em execução, alterando de maneira significativa e impositiva a formação ofertada para essa modalidade de ensino.Item Acesso aberto (Open Access) A produção do espaço no bairro do Pinheirinho - Alfenas/MG(Universidade Federal de Alfenas, 2022-04-29) Amaral, Danilo Lenine Ferreira Do; Branquinho, Evânio Dos Santos; Martins , Flávia Elaine Da Silva; Ribeiro, EmersonNa produção do espaço é possível interpretar os processos da vida material e imaterial (conhecimento, sabedoria e valores), sendo esse, um abstrato - universal - concreto. Uma vez que, mobilizando a teoria, com seus conceitos e categorias, ela nos leva à prática social e ao espaço vivido. O que está por trás da construção de um Conjunto Habitacional (COHAB), localizado na cidade de Alfenas/MG, que na dimensão da representação, se tornou um bairro? Na tentativa de elaborar possíveis interpretações, recorrermos à teoria da produção do espaço. No sentido de mobilizar a teoria, o espaço e o cotidiano foram trabalhados enquanto categorias. As tríades, espaço concebido (as representações do espaço), o espaço percebido (prática espacial) e o espaço vivido (os espaços de representação); hierarquização, fragmentação e homogeneização, foram essenciais à aproximação da vida cotidiana. O autor Henri Lefebvre, portanto, torna-se essencial para a pesquisa, em sua formulação teórico- metodológica, em busca de alcançar a vida do bairro Pinheirinho. O objetivo geral desse trabalho é compreender a produção do espaço no contexto do bairro do Pinheirinho. A vida cotidiana é lugar da produção e reprodução. No espaço da mercadoria está o espaço da vida (o valor de uso) e o espaço da reprodução (o valor de troca). Os sujeitos e os agentes urbanos se apropriam e produzem o espaço. A tríade propriedade, apropriação e produção nos permite acessar outras tríades lefebvrianas. O cotidiano encontra sua espacialidade no lugar. Durante a pesquisa foi possível esclarecer que o processo de abordagem não seguirá uma lógica formal. Ao aceitar essa lógica podemos avançar em busca da sua superação. Com isso, chegamos aos termos da “interpretação” e “captação” do cotidiano. Para a elaboração de possíveis interpretações da produção do espaço no bairro do Pinheirinho, fizemos o uso das entrevistas, fotografias, derivas e dos sons associados à ritmanálise, sendo esta uma ciência de representação desses sons. Todos esses elementos, juntos, buscam interpretar o cotidiano.Item Acesso aberto (Open Access) A questão agrária no Sul de Minas Gerais: a luta pela terra em Campo do Meio-MG(Universidade Federal de Alfenas, 2023-06-26) Bertachi, Marcos Vinicius; Coca, Estevan Leopoldo De Freitas; Goldfarb, Yamila; Cléps Júnior, JoãoO debate sobre a questão agrária durante décadas foi pautado entorno da dissolução ou permanência dos camponeses e camponesas em todo o mundo. No entanto, pesquisas e estudos têm demonstrado novos fluxos migratórios em direção ao campo ou a conversão de produtores em direção ao um “modo camponês” de agricultura, de trabalhar a terra e suas relações com a natureza, esse fenômeno foi denominado de recampesinização. A presente pesquisa busca compreender a formação do campesinato em uma área de acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), denominado Quilombo Campo Grande, no município de Campo do Meio-MG. O estudo foi realizado através de uma análise histórica e geográfica da formação da região do sul de Minas Gerais e sua agricultura, o estabelecimento do MST e a formação do campesinato através de processos e dinâmicas de recampesinização. A metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico, dados secundários, entrevistas semiestruturadas de caráter qualitativo com camponeses e camponesas sem-terra. O trabalho evidenciou que a formação do campesinato ocorreu através da incorporação de antigos trabalhadores da falida Usina Ariadnópolis, assalariados rurais e migrantes relacionados a colheita do café e famílias de oriunda de grandes cidades, mas que possuíam raízes no campo. Através da junção desses três grupos configurou-se de um processo de recampesinização no Acampamento Quilombo Grande – MST.Item Acesso aberto (Open Access) Alfabetização através da Geografia: uma proposta de formação continuada entre geografias e pedagogias(Universidade Federal de Alfenas, 2024-08-07) Oliveira Júnior, Geraldo Magela De; Azevedo, Sandra De Castro De; Lopes, Jader Janer Moreira; Silva, Jorge Luiz Barcellos DaPesquisas sobre a presença da geografia nos anos iniciais do ensino fundamental constataram a dificuldade dos licenciados em pedagogia em trabalhar com essa disciplina na sala de aula. Motivado por esses resultados, o presente estudo propõe relacionar o ensino de geografia com o processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo desta pesquisa consiste em elucidar a alfabetização por e através da geografia. Para isso, foi necessário estabelecer uma relação entre universidade e escola, geógrafo e pedagogas, a partir de estratégias didáticas voltadas ao ensino das palavras, a partir da leitura do mundo. Durante o processo, foi possível investigar a dialogicidade entre pedagogias e geografias, no tocante à formação continuada de professores em trabalho, conectando teoria e prática por meio da pesquisa-ação. Trata-se, portanto, de uma análise onde os integrantes não apenas são observados, mas se constituem como agentes ativos e reflexivos tanto na investigação quanto na intervenção e construção de resultados. Aliada ao materialismo histórico-dialético, que enfatiza a análise das relações sociais e históricas de poder, a pesquisa busca compreender e transformar a realidade investigada. Estes apontamentos são guiados pelo levantamento da história e métodos de alfabetização, da formação de pedagogos, dos aspectos legais quanto à formação continuada de professores no Brasil e pela análise das ações práticas obtidas através da implementação de um projeto de extensão com uma turma de 2º ano de uma escola municipal. Por meio da pesquisa, constatou-se que é possível alfabetizar por e através da geografia e que as iniciativas de formação continuada de professores são imprescindíveis diante do almejado progresso político, intelectual e emancipatório de uma significativa parcela da população, que enxerga na educação a representação máxima para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.Item Acesso aberto (Open Access) Análise do meio físico como subsídio à definição de diretrizes em planos diretores municipais no trecho médio da bacia hidrográfica do rio Sapucaí(Universidade Federal de Alfenas, 2022-03-14) Adorno, Caio Faria Da Cunha Barbosa; Santos, Clibson Alves Dos; Rubira, Felipe Gomes; Barreiros, André MatheusO desenvolvimento da sociedade tem sido acompanhado de uma lógica de pensamento que a coloca como uma força dominante em relação à natureza. O processo de transformação da paisagem é carregado por interesses particulares que comprometem os recursos naturais e evidenciam a arrogância humana. A abordagem sistêmica modificou a maneira de se trabalhar as questões relativas à sociedade e a natureza e, na Geografia Física, foi o paradigma geossistêmico que passou a vigorar sobre o modo de se analisar a paisagem com preocupações nesta dualidade. Sochava (1968) foi o precursor do termo e definiu o geossistema como uma alternativa de caráter heterogêneo e dinâmico para a análise da paisagem de maneira sistêmica e holística, enquanto Bertrand (1972) foi responsável por adaptar e difundir essas ideias no ocidente. A literatura geográfica brasileira, principalmente com estudos ambientais, tem trabalhado a paisagem pela perspectiva geossistêmica. Fornecer diretrizes para o desenvolvimento urbano é função do Plano Diretor Municipal, e o mesmo deve ser produzido com o suporte de um diagnóstico completo sobre as características abióticas, bióticas e culturais da área em questão. Contraditórias a este contexto, as cidades brasileiras têm se desenvolvido sem o planejamento e a gestão territorial pautados no conhecimento científico do meio físico. Essa situação se expressa na expansão desordenada paralela ao surgimento de problemas relacionados às características bióticas, abióticas e culturais da área em questão. Nesta narrativa, o presente trabalho buscou elaborar um modelo de análise para o meio físico, através do método Geossistema-Território-Paisagem (GTP) associado à suscetibilidade natural de ocorrência de eventos geológicos, de enchente e inundação, como forma de subsidiar diretrizes em planos diretores municipais no trecho médio da bacia hidrográfica do rio Sapucaí.Item Acesso aberto (Open Access) Análise pluviométrica do município de Guaxupé-MG, compreendida em uma série histórica de 110 anos(Universidade Federal de Alfenas, 2022-03-30) Andrade, Matheus Lima De; Souza, Paulo Henrique De; Mauad, Frederico Fábio; Vitiello, Márcio AbondanzaO município de Guaxupé localiza-se no Sul do estado de Minas Gerais e apresenta relevância econômica devido ao seu pujante segmento agropecuário, com destaque na produção de café. Diante do perfil que possui, o clima assume importância para seu cotidiano na medida em que atua diretamente sobre suas principais atividades produtivas. Assim, atentando para a contribuição que pode proporcionar à sociedade local – população, administradores públicos e empreendedores, este estudo analisou a oscilação da precipitação nesta porção do território mineiro em um período de 110 anos, buscando compreender seu ritmo e identificar possíveis mudanças que estejam ocorrendo em sua habitualidade histórica. Neste estudo foram utilizados dados anuais da precipitação para o tratamento estatístico, aplicando a metodologia de Anos Padrão, que classifica e caracteriza o comportamento pluviométrico ao longo da série histórica e a análise rítmica pelo emprego da metodologia RClimdex. Pelo que se pode observar, a precipitação mantém-se estável na área de estudo em relação ao volume anual das chuvas, havendo na série histórica analisada a ocorrência de apenas 5 anos extremos secos e 7 anos extremos chuvosos, que representam 10,9% da série histórica. No entanto, apesar desse padrão de regularidade, observa-se nos cálculos específicos de Dias Consecutivos Secos, Dias Consecutivos Úmidos, Dias com Precipitação em milímetros (1 Dia, 5 Dias, 10 mm, 20 mm, 34 mm e 44 mm), e, o Total precipitado no ano por dias úmidos, verifica-se uma ligeira tendência de diminuição de dias úmidos com o aumento diário da precipitação. Diante disto, entre outras, adequações devem ser providenciadas para que o excedente dos dias úmidos seja armazenado e utilizados nos meses em que a estiagem se prolongar.Item Acesso aberto (Open Access) Análise quantitativa da geodiversidade do município de Guapé (MG) : suas potencialidades e fragilidades sob um prisma conservacionista e geoturístico(Universidade Federal de Alfenas, 2023-05-12) Vieira, Gabriel Flora; Souza, Paulo Henrique De; Viello, Márcio Abondanza; Travassos, Luiz Eduardo PanissetO espaço geográfico é detentor de características distintas em sua extensão que apresentam valor inestimável e que devem ser protegidas e preservadas. A preocupação com a apropriação do espaço e pesquisas de cunho conservacionistas, vinculadas a elementos da geodiversidade, têm ganhado ênfase e se multiplicado no decorrer das últimas décadas. O termo Geossítio se constitui na ocorrência de um ou mais elementos da geodiversidade, bem delimitado geograficamente e que apresente importante valor singular do ponto de vista científico, pedagógico, cultural, turístico, entre outros. A área de estudo corresponde ao município de Guapé - MG, o qual se localiza geograficamenteno sul/sudoeste do estado de Minas Gerais, com uma geologia e geomorfologia extremamente rica e diversificada, o que motivou e incentivou a pesquisa devido aos seus locais de beleza excepcional. Este trabalho tem como finalidade principal a identificação e a caracterização de Geossítios na referida área, conforme suas potencialidades e vulnerabilidades, gerando a partir disso uma divulgação do diverso patrimônio Geológico da área supracitada, para o desenvolvimento de políticas deconservação destes e a possibilidade de incentivo ao geoturismo. A metodologia se deu de forma multifacetada, apresentando quatro etapas, sendo essas: o conhecimento teóricosobre a área de estudo e a pesquisa bibliográfica, contato com moradores/poder público municipal e observações de imagens de satélites, visando a identificação de pontos de relevância para o trabalho; A segunda etapa de composição da pesquisa se deu em torno da análise de dados cedida pelo poder Público municipal, das visitas empíricas nas localidades com a finalidade de confirmar conhecimentos tidos a priori e até a descobertade novas localidades de interesse; A terceira etapa consistiu-se na construção de material cartográfico do município a partir da utilização dos softwares Google Earth Pro, ArcGIS, e análise macroscópica de amostras coletadas. A quarta e última etapa se deu de forma acompilar os dados obtidos, quantificar as áreas de geossítios encontrados segundo os modelos de José Brilha (2005); e Diamantino Insua Pereira, Paulo Pereira, José Brilha e Leonardo Santos (2013), e a elaboração de um relatório final de pesquisa. Espera-se queeste trabalho possa contribuir para uma melhor gestão e conhecimento do espaço geográfico por parte do poder público e que o mesmo possa intervir para uma adequaçãodas localidades identificadas como vulneráveis.Item Acesso aberto (Open Access) Aplicação de um modelo geoespacial de fragilidade ambiental a processos erosivos no parque estadual serra da Boa Esperança - PESBE - MG(Universidade Federal de Alfenas, 2021-05-10) Rodrigues Neto, Manoel Ribeiro; Ferreira, Marta Felícia Marujo; Santos, Clibson Alves Dos; Garofalo, Danilo TrovoA ocupação desordenada dos espaços pela sociedade causa o aumento de problemas ambientais e sociais, podendo-se citar dentre eles a erosão dos solos, que na atualidade por vezes se caracteriza como um problema irreversível. Diversos estudos visam subsidiar o combate à erosão, dentre eles os estudos de fragilidade ambiental, que tem por objetivo identificar as fragilidades e potencialidades dos ambientes com base na análise integrada da paisagem. Nesse sentido, o objetivo principal desse trabalho é aplicar uma metodologia de fragilidade ambiental no Parque Estadual Serra da Boa Esperança (PESBE), com a finalidade de mapear áreas com maior e menor grau de fragilidade, considerando-se as evidências de processos erosivos e movimentos de massa. Essa metodologia utiliza técnicas de análise geoespacial em SIG para o mapeamento da fragilidade ambiental, por meio da integração das variáveis Índice de Vegetação, Probabilidade de Ocorrência de Chuvas Intensas, Declividade, Densidade de Lineamentos Estruturais e Densidade de Vias de Circulação, sendo neste trabalho realizada uma adaptação metodológica, que consiste no acréscimo da variável Densidade de Drenagem. Para a obtenção da Fragilidade Ambiental, essas variáveis tiveram seus valores reescalonados entre 0 e 1 pela lógica Fuzzy, sendo posteriormente integradas por meio de álgebra ponderada, sendo à cada uma atribuído um peso pelo teste estatístico Kolmogorov-Smirnov, referente à sua relação com a evidência de formas erosivas no parque. Os resultados obtidos demonstram que as áreas que apresentam maior fragilidade se encontram no setor central do PESBE, estando majoritariamente inseridas no compartimento Morros com Encostas Suaves, relacionadas a uma cobertura vegetal pouco vigorosa e a altas densidades de drenagem e de vias de circulação.Item Acesso aberto (Open Access) Arruamentos na proteção de Áreas de Preservação Permanentes (APP’s) urbanas na APA da Bacia Hidrográfica do Rio Machado – MG.(Universidade Federal de Alfenas, 2021-08-03) Ribeiro, Pedro Sousa Silva De Paula; Pisani, Rodrigo José; Leite, Marcos Esdras; Santos, Clíbson Alves DosO crescimento das cidades pode ocasionar alterações significativas dos ambientes naturais como ocupações em Áreas de Preservação Permanente (APP) referente aos cursos d’água. Localizado no sul de Minas Gerais, a Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia Hidrográfica do Rio Machado, Unidade de Conservação estadual que objetiva proteção de recursos hídricos e ecossistemas ribeirinhos, apresentam três núcleos urbanos em seu limite, as cidades de Fama, Machado e Poço Fundo. Considerando a autonomia municipal na gestão ambiental do perímetro urbano, o alinhamento legal entre município e estado é uma realidade. Este trabalho objetiva analisar por meio de imagens de satélites as intervenções ocorridas em APP’s da APA entre os anos de 2008 e 2020, justificado o respeito ao uso consolidado a partir daquela data. Partiu da hipótese que a posição dos arruamentos pode favorecer ou não a degradação das APP’s nos processos de crescimento urbano ao longo do tempo. Este estudo faz uso da hermenêutica referente ás legislações ambientais e de um estudo de caso no qual selecionou como área amostral todas as sub-bacias com influência sobre as áreas urbanas. Consulta por imagens de satélites sobre rede drenagem, seguido dos mapas dos pontos de interesse, partiu-se para reconhecimento complementar de campo e registro de fotografias. Para as etapas metodológicas, foram utilizadas ferramentas gratuitas para coleta e processamento de dados, como Google Earth Pro, CAR e Qgis. Foram amostrados 2, 13 e 12 sub-bacias em Fama, Machado e Poço Fundo respectivamente. Verificou se ocupações em APP’s em todas as cidades, sendo apenas Fama aquela que não apresentou expansão da malha urbana. A posição dos arruamentos e vias públicas ao limitar APP’s com lotes exerceu barreira de novas ocupações nas faixas protetivas, embora alocação desta infraestrutura não esteja contemplada em nenhuma norma consultada. Ao contrário, quando os lotes estão com APP’s em seu limite, a antropização na área protegida se torna mais frequentes. Concluiu-se que o arranjo espacial das infraestruturas urbanas, por meio da posição das ruas e vias limitando áreas edificáveis, pode contribuir para conservação de áreas naturais na medida em que ocorre o crescimento das cidades. Assim, o planejamento da expansão das cidades pode subsidiar o plano de manejo da APA, com proposta de zoneamento ambiental que necessitam estar alinhados com respectivos planos diretores dos municípios.Item Acesso aberto (Open Access) Avaliação da Capacidade de Uso das Terras em sub-bacias hidrográficas sob cultivo de café(Universidade Federal de Alfenas, 2023-05-30) Laudino, Monike Faustino; Mincato, Ronaldo Luiz; Moreira, Vinícius Borges; Rubira, Felipe GomesO solo é um recurso natural não renovável na escala de tempo humana. Fundamental para a existência da humanidade, seu uso planejado garante a manutenção dos ecossistemas, a segurança alimentar e a proteção da biodiversidade. A exploração das coberturas pedológicas pela agricultura tem acelerado os processos erosivos, contribuindo com a degradação do solo e da água. Esse desgaste deve ser compreendido a fim de obter a manutenção ou o aumento da produtividade agrícola e a conservação ambiental, favorecendo a sustentabilidade de agroecossistemas. A cafeicultura constitui um dos setores mais dinâmicos da agricultura no estado de Minas Gerais, em função de sua grande geração de renda e mão de obra. Além disso, a expansão da cafeicultura na região é uma das responsáveis pelas alterações adversas nas paisagens e vegetação natural. A fim de garantir a conservação do solo e dos recursos naturais, é fundamental a utilização dos solos observando sua capacidade de uso. O Sistema de Capacidade de Uso é uma ferramenta utilizada na classificação da terra para um determinado tipo de uso com base em suas características morfológicas. Ela permite propor uma classificação do uso da terra de acordo com seu potencial, o que pode auxiliar na elaboração de planos de manejo sustentável. Os propósitos deste estudo se dirigem a avaliação da Capacidade de Uso das Terras de duas sub-bacias localizadas no sul de Minas Gerais, cujo uso e ocupação predominantes são a cafeicultura. Nas duas sub-bacias a classe de capacidade de uso predominante foi a VI, demonstrando algumas limitações para o uso agrícola. Analisando o uso atual e a capacidade de uso foi possível verificar que há grande quantidade de terras subutilizadas e quase metade das sub-bacias usadas de acordo com a capacidade de uso. Menos de 10% das áreas das sub-bacias estão sobreutilizadas. As áreas subutilizadas podem ser consideradas como no limite de utilização. Dessa forma, são áreas que necessitam de atenção e implantação de planos de manejo sustentável para que não excedam sua capacidade de uso.Item Acesso aberto (Open Access) Cafeicultura e agricultura familiar em Campos Gerais – MG: agentes, dinâmicas e processos(2025-03-20) Correia, Guilherme Guiari Silva; Alves, Flamarion Dutra; Marafon, Glaucio José; Pereira, Mirlei Fachini VicenteA cafeicultura desempenha um papel central nas dinâmicas socioespaciais e econômicas do Brasil, especialmente na região Sul/Sudoeste de Minas Gerais, onde a relação entre o urbano e o rural se manifesta de forma dialética. O município de Campos Gerais, situado no Sul de Minas, destaca-se como um dos maiores produtores de café do estado, caracterizando-se pela expressiva presença da agricultura familiar. Neste contexto, a pesquisa buscou compreender a participação da agricultura familiar na produção da commodity, suas interações com cooperativas agrícolas, políticas públicas e sua relação com os espaços urbano e rural. A metodologia adotada combinou técnicas qualitativas e quantitativas, incluindo análise documental e entrevistas. Inicialmente, foram realizadas revisões bibliográficas sobre conceitos fundamentais para a compreensão da problemática, como território, mundialização, mercantilização e financeirização da agricultura, além dos conceitos de agricultura familiar e agronegócio. A partir da perspectiva de que a realidade material resulta de processos históricos e do uso desigual de técnicas e objetos na produção do espaço, reconstruiu-se a trajetória histórico-geográfica da cafeicultura na região, analisando sua disseminação e consolidação. Por meio de dados secundários, sobretudo do IBGE, investigou-se a evolução da produção agropecuária municipal e a expansão espacial do café em Campos Gerais, considerando também fatores fisiográficos que influenciam sua produção. A relação campo-cidade foi abordada a partir da interdependência desses espaços no contexto capitalista e do papel da cidade na rede urbana regional. A pesquisa também examinou a aplicação do PRONAF no município em 2023, com base em dados do MAPA, para compreender o uso do financiamento pelos agricultores familiares e suas implicações para o cooperativismo agrícola contemporâneo. Percebeu-se que houve uma grande diminuição na produção de alimentos no município em prol da manutenção da cafeicultura e do aumento na produção de outras commodities agrícolas, mesmo pela agricultura familiar. Esse fenômeno está diretamente relacionado com a utilização de políticas públicas e o papel do cooperativismo regional. As entrevistas realizadas com representantes de uma cooperativa local e com agricultores familiares revelaram que a cafeicultura, além de estar profundamente enraizada na cultura e na economia locais, representa uma estratégia de sobrevivência diante da crescente mercantilização da agricultura, especialmente no mercado externo. A relação entre agricultura familiar, Estado e cooperativismo reflete os efeitos da modernização desigual da agricultura, resultando em paisagens comoditizadas pela produção familiar. No entanto, as características essenciais da agricultura familiar permanecem presentes no espaço rural de Campos Gerais, representando uma alternativa contra-hegemônica para o desenvolvimento rural.Item Acesso aberto (Open Access) Cafeicultura e transformações socioespaciais no município de Alfenas-MG pós-inundação pelo lago de furnas(Universidade Federal de Alfenas, 2023-03-07) Costa, Tamyris Maria Moreira Da; Vale, Ana Rute Do; Martins , Marcos Lobato; Alves, Flamarion DutraDesde o início de sua formação, no final de século XVIII, o município de Alfenas/MG passou por transformações que afetaram seu dinamismo demográfico e socioeconômico, sobretudo a partir da década de 1960, com a inundação de parte de suas terras pelas águas do reservatório resultante da implantação da usina hidrelétrica de Furnas, atingindo mais de 34 municípios do Sul de Minas. A partir desse momento ocorreram alterações na principal atividade econômica, com a perda das várzeas férteis, então a lógica produtiva existente deu espaço à cafeicultura. Dessa forma, essa pesquisa buscou compreender as transformações socioespaciais do município de Alfenas-MG, com ênfase na expansão da cafeicultura, pós- inundação das áreas rurais atingidas pelo Lago de Furnas. Para sua realização, optou-se como procedimento metodológico a revisão bibliográfica sobre o tema, o levantamento de dados secundários (IBGE) e documentais (CEDOC-UNIFAL-MG), a elaboração de mapas de uso do solo, a partir da plataforma MapBiomas e, por fim, o trabalho de campo para conhecer as propriedades rurais atingidas pelas águas do lago e através das entrevistas com os cafeicultores que vivenciaram as transformações, pode-se perceber avanços na cafeicultura como inserção de maquinários, redução de mão de obra e ampliação de áreas com lavoura. A consolidação foi um processo difícil, considerando as mudanças da agricultura de abastecimento para a produção de uma commodity, foram anos superando as incertezas e os desafios impostos por essa nova realidade local-regional, que atualmente posiciona Alfenas entre os municípios produtores de café arábica do país. Contudo, para os agricultores que vivenciaram estas transformações, a esperança de dias melhores foi e continua sendo o que os mantém nessa atividade.Item Acesso aberto (Open Access) Carta de sensibilidade para o meio físico do município de Campos Gerais-MG: uma proposta metodológica(Universidade Federal de Alfenas, 2022-03-03) Batista, Welder Junho; Pisani, Rodrigo José; Leite, Marcos Esdras; Rubira, Felipe GomesA erosão hídrica é um grave problema em escala mundial, a qual ocasiona diversos prejuízos à população e ao meio ambiente cotidianamente. Devido a isso, a identificação de áreas com maior sensibilidade ambiental possibilitaria tomadas de decisão, com ações mitigadoras para a prevenção de degradações futuras. Esta pesquisa tem como objetivo propor estudos de sensibilidade do meio físico, a partir da análise de produtos de Fragilidade Ambiental (ROSS, 1994) por meio da análise empírica integrada ao Fator LS (L= comprimento de vertente, S= declividade), tendo como recorte espacial o município de Campos Gerais-MG. Para dar suporte a essas metodologias, foi utilizado a AHP – Análise Hierárquica de Processo, elaborada por Saaty (1980), onde foram gerados mapas utilizando o software Quantum Gis versão 3.6 a partir da obtenção e cruzamento de dados relacionados ao solo, relevo, cobertura vegetal e uso da terra para a aquisição das fragilidades potencial e emergente. Também foram utilizadas a carta topográfica na escala 1:50.000 do município de Campos Gerais disponibilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dados de radar SRTM disponibilizados gratuitamente pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos –USGS e imagens do satélite Cbers 4A (disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Dentre os resultados alcançados, destacam-se a elaboração das cartas de sensibilidade ao meio físico, dos mapas de fragilidade ambiental, fragilidade potencial e uso da terra. Constatou-se que o município possui 5 classes de sensibilidade ambiental, onde a maior parte de seu recorte territorial localiza-se na classe baixa, ou seja, lugares pouco susceptíveis à erosão. As áreas com maior sensibilidade ambiental ao meio físico estão localizadas na região centro-norte do município, abrangendo também as regiões leste e oeste. A parte sul possui áreas pouco susceptíveis a erosão, com sensibilidade ambiental baixa e muito baixa. As cartas geradas a partir da integração do fator LS se mostraram eficientes no que foram propostas, pois todas as informações obtidas através delas foram validadas in loco, com a realização de trabalhos de campo. O trabalho se destaca como ferramenta importante para a gestão do meio físico, além de auxiliar um possível plano de manejo de bacias hidrográficas no município.Item Acesso aberto (Open Access) Déficits de memória na prole decorrentes do transtorno do estresse pós- traumático perinatal e possíveis implicações neurogênicas.(Universidade Federal de Alfenas, 2021-05-25) Sá, Josiane Costa De; Giusti, Fabiana Cardoso Vilela; Bernardi, Maria Martha; Rocha, Fábio Fagundes DaO estresse gestacional pode ser, extremamente, prejudicial à mãe e ao descendente, o que indica que o ambiente intrauterino tem um impacto significativo a longo prazo, na vida do indivíduo. Dessa forma, esse estresse no início da vida pode causar doenças, como depressão e ansiedade na adolescência e idade adulta, além de prejuízos na função cognitiva. Há vários tipos de estresse e, nem sempre, as situações estressantes irão desencadear o Transtorno de Estresse Pós-traumático (TEPT). Os modelos animais para o TEPT são diversos e, na literatura, não há estudos que avaliem um modelo animal do TEPT durante o período perinatal e seus prejuízos cognitivos gerados na prole. Diante disso, a proposta do presente estudo é investigar os mecanismos neurogênicos associados às alterações na aprendizagem e memória da prole, decorrentes do TEPT gestacional, uma vez que já é bem estabelecida a relação entre neurogênese hipocampal e função cognitiva. Para isso, foram utilizadas ratas Wistar prenhas, as quais foram induzidas ao TEPT por choque na pata, seguido de isolamento social. Foram avaliadas as progenitoras no comportamento materno, comportamento de congelamento e teste de Campo Aberto. Os testes realizados nos filhotes, fêmeas e machos, foram: Desenvolvimento Físico e Reflexo, Campo aberto, Reconhecimento de Objetos e Labirinto Aquático de Morris. As análises estatísticas foram realizadas utilizando um software GraphPad versão 8.0. Todos os procedimentos experimentais foram aprovados pela Comissão de Ética em Experimentação Animal da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), protocolo n° 50/2018. Nossos resultados indicaram que as ratas progenitoras do grupo choque apresentaram redução do cuidado materno, retenção da memória ao trauma e comportamento tipo ansioso. Os filhotes machos, mas não as fêmeas apresentaram maior tempo para produzir o reflexo de geotaxia negativa, hiperatividade exploratória e prejuízos da memória de reconhecimento de objetos de 2 horas. Já no teste de reconhecimento de objetos de 24 horas e o Labirinto Aquático de Morris, os machos e fêmeas apresentaram prejuízos em ambos. Identificamos e quantificamos algumas proteínas envolvidas no processo de memória, tais como: Fator Neutrófico Cerebral (BDNF), Doublecortin (DCX) e Sinaptofisina no Hipocampo pela técnica de Western Blotting. Para os filhotes fêmeas não houve diferenças entre os grupos, já os filhotes machos, de mães estressadas, apresentaram redução dos fatores BDNF e DCX. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que o TEPT gestacional pode gerar prejuízos cognitivos para a prole, sendo possível estar associados a mecanismos neurogênicos; no entanto, outros mecanismos não avaliados podem ser responsáveis pela perda de cognição, principalmente, nos filhotes fêmeas.
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