Mestrado Profissional em História Ibérica
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/2666
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Navegando Mestrado Profissional em História Ibérica por Orientador(a) "Eugênio, Alisson"
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Item Acesso aberto (Open Access) A cartografia como representação e legitimação da conquista da América Portuguesa no século XVI(Universidade Federal de Alfenas, 2018-09-27) Oliveira, Altino Sérgio Dias De; Eugênio, Alisson; Silva, Eliazar João Da; Silva, Luis Eduardo DaOs mapas ainda são vistos comumente como meros objetos de representação espacial. Porém, nos últimos anos, a cartografia foi atingida por um intenso processo de renovação teórica e metodológica. A partir desse movimento, a neutralidade e objetividade das representações cartográficas foram questionadas, constituindo, assim, as bases para uma nova História da Cartografia, que tratam os mapas como construções sociais e culturais e, também, como meios de comunicação possuidores de uma linguagem visual própria. Desse modo, considerando essa perspectiva renovada, a presente pesquisa tem como objetivo compreender o papel desempenhado pelos mapas no processo de conquista da América Portuguesa durante os primeiros anos do século XVI. Para tal intento, as práticas cartográficas elaboradas pelos portugueses serão analisadas, buscando explicitar a dimensão político-ideológica contida nos mapas. Assim, os aparatos cartográficos, as distorções geográficas, os mitos geográficos e o contexto histórico dos mapas que representavam os domínios territoriais de Portugal na América foram interpretados e discutidos, buscando evidenciar que as produções cartográficas se tornaram um importante instrumento de poder; uma arma de inteligência especializada em promover e legitimar a posse. Faz-se pertinente destacar que este trabalho vem acompanhado do desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem (OA) que visa, de forma simples, questionar a “natureza dos mapas”, possibilitando aos usuários perceber que os mapas não representam apenas uma imagem física do espaço, mas são produtos que detêm um discurso tendencioso, sobretudo os que foram confeccionados pelos cartógrafos portugueses. Em suma, o projeto é um recurso facilitador que consegue traduzir os abstratos da história referente à colonização portuguesa na América, proporcionando uma nova maneira de ensinar e aprender.Item Acesso aberto (Open Access) Arquitetura Barroca Paraibana: O caso da Igreja de São Francisco/Convento de Santo Antônio(Universidade Federal de Alfenas, 2023-12-19) Silva, Maria Fernanda Oliveira Da; Eugênio, Alisson; Fernández Paradas, Antônio Rafael; Silva, Luiz Eduardo DaBuscando contribuir com as aulas de História sobre o Barroco, mostrando as possibilidades da utilização da arquitetura para o ensino de História e as particularidades do Barroco Paraibano, essa pesquisa tem como objeto de aprendizagem um jogo de tabuleiro “O caminho para o belo e o sagrado”. Este conecta ludicidade, iconografia e educação patrimonial em sala de aula, através dos elementos da estética barroca presentes na obra arquitetônica: Igreja de São Francisco/Convento de Santo Antônio em João Pessoa-PB.Buscando contribuir a las clases de Historia sobre el Barroco, mostrando las posibilidades de utilizar la arquitectura para enseñar la Historia y las particularidades del Barroco Paraíba, esta investigación tiene como objeto de aprendizaje un juego de mesa “El camino hacia lo bello y lo sagrado”. Esto conecta lúdica, iconografía y educación patrimonial en el aula, a través de los elementos de estética barroca presentes en la obra arquitectónica: Iglesia de São Francisco/Convento de Santo Antonio en João Pessoa-PB.Item Acesso aberto (Open Access) A crítica do Padre Antônio Vieira ao cativeiro indígena: Maranhão – século XVII(Universidade Federal de Alfenas, 2024-11-29) Morgante, Muriel De Oliveira; Eugênio, Alisson; Oliveira, Hilton César De; Silva, Luiz EduardoO trabalho que se segue consiste em um Objeto de Aprendizagem resultante da minha pesquisa intitulada “A crítica do padre Antônio Vieira ao cativeiro indígena na América Portuguesa do século XVII” cujo objeto de estudo foi compreender o pensamento de Vieira sobre a escravidão indígena inserido dentro dos debates intelectuais do período. A pesquisa aborda, sobretudo, os chamados “Anos 50” de sua produção, quando o referido autor esteve em uma missão no Maranhão a fim de mediar os conflitos entre os colonos locais e os membros da Companhia de Jesus na qual foi um grande expoente e pregador. Como fontes de pesquisa, utilizei o “Sermão de Santo Antônio aos Peixes”, pregado em São Luís do Maranhão em 1654 e o “Sermão da Primeira Dominga da Quaresma”, pregado também em São Luís do Maranhão no ano de 1653. O Objeto de Aprendizagem consistiu em uma sequência didática, disponibilizada no formato ebook, para ser utilizado por estudantes e professores da primeira série do Ensino Médio nas disciplinas de História, Filosofia e Sociologia, conforme às demandas da BNCC e do Currículo Paulista. Acredito que semelhante material didático possui grande potencial de alcance nos estudantes, pois as sequências didáticas se fazem bastante presentes no cotidiano escolar e podem contribuir com o trabalho de docentes que desejem utilizá-las com as mais diferentes intenções pedagógicas.El trabajo que sigue consiste en un Objeto de Aprendizaje resultante de mi investigación titulada “La crítica del padre Antônio Vieira al cautiverio indígena en la América portuguesa en el siglo XVII” cuyo objeto de estudio fue comprender el pensamiento de Vieira sobre la esclavitud indígena insertado en los debates intelectuales del período. . La investigación aborda, sobre todo, los llamados “años 50” de su producción, cuando el citado autor se encontraba en misión en Maranhão con el fin de mediar en conflictos entre pobladores locales y miembros de la Compañía de Jesús de la que fue un gran exponente. y predicador. Como fuentes de investigación utilicé el “Sermón de San Antonio a los peces”, predicado en São Luís do Maranhão en 1654 y el “Sermón del primer domingo de Cuaresma”, también predicado en São Luís do Maranhão en 1653. El aprendizaje consistió en una secuencia didáctica, disponible en formato de libro electrónico, para ser utilizada por estudiantes y profesores del primer año de secundaria en las materias de Historia, Filosofía y Sociología, de acuerdo con las exigencias del BNCC y de la São Currículum Paulo. Creo que un material didáctico similar tiene un gran potencial para llegar a los estudiantes, ya que las secuencias didácticas están muy presentes en la vida escolar cotidiana y pueden contribuir al trabajo de los profesores que deseen utilizarlas con las más diversas intenciones pedagógicas.Item Acesso aberto (Open Access) Entre o mito e a realidade: as imagens da ação bandeirante para a expansão do império português veiculadas nos livros didáticos(Universidade Federal de Alfenas, 2024-11-22) Dias, Caíque De Paula; Eugênio, Alisson; Silva, Luiz Eduardo Da; Silva, Eliazar João DaNeste trabalho analisamos as formas de interiorização representadas nos livros didáticos do império português na América, já que o Brasil atualmente apresenta dados geográficos de suas dimensões sendo resultado das ações dos colonos portugueses, além do tratado de Tordesilhas, durante o período colonial. A busca e o diálogo com os livros didáticos são em um período de 20 anos, a partir do ano de 2002, com base nas edições distribuídas nas escolas públicas, seguindo o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Esses documentos são encontrados nas repartições públicas, como escolas e bibliotecas, estando de livre acesso para os leitores, especialmente alunos do ensino público. Focamos em utilizar livros didáticos que compactuam com a proposta de pesquisa; na matéria da expansão do império português, em especial nas terras americanas. Resultando de um levantamento de mais de 10 obras, focamos em analisar os trechos que trazem essa expansão, em especial a participação dos bandeirantes, cujo tema foi central na escrita. Houve um diálogo com as respectivas obras didáticas, dando foco no conteúdo que está relacionado diretamente com a expansão portuguesa na América. O trabalho vem presente com o Objeto de Aprendizado (OA), cujo objetivo é ensinar uma maneira variada de ensinar o conteúdo sobre a expansão do império português na América para professores do Ensino Fundamental II.En este trabajo analizamos las formas de interiorización representadas en los libros de texto del imperio portugués en América, ya que actualmente Brasil presenta datos geográficos sobre sus dimensiones como resultado del accionar de los colonos portugueses, además del Tratado de Tordesillas, durante el período colonial. La búsqueda y el diálogo con los libros de texto abarcó un período de 20 años, a partir de 2002, a partir de ediciones distribuidas en las escuelas públicas, siguiendo el Programa Nacional de Libros de Texto (PNLD). Estos documentos se encuentran en oficinas públicas, como escuelas y bibliotecas, y son de libre acceso para los lectores, especialmente los estudiantes de la educación pública. Nos enfocamos en utilizar libros de texto que concuerden con la propuesta de investigación; en materia de expansión del imperio portugués, especialmente en tierras americanas. Como resultado de un estudio de más de 10 obras, nos concentramos en analizar los fragmentos que traen esta expansión, en particular la participación de los bandeirantes, cuyo tema fue central en la escritura. Hubo un diálogo con las respectivas obras didácticas, centrándose en contenidos directamente relacionados con la expansión portuguesa en América. El trabajo viene acompañado del Objeto de Aprendizaje (OA), cuyo objetivo es enseñar una forma variada de enseñar contenidos sobre la expansión del imperio portugués en América a profesores de Educación Primaria II.Item Acesso aberto (Open Access) Narrativas de autores ibéricos sobre os índios do Brasil no século XVI: alteridade e conquista(Universidade Federal de Alfenas, 2017-09-21) Aguiar, Ademir Dias De; Eugênio, Alisson; Silva, Eliazar João Da; Silva, Luiz Eduardo DaNeste trabalho, analisamos as narrativas de autores ibéricos que tratam dos índios brasileiros no século XVI e de que maneira foram elas utilizadas como um instrumento ideológico de dominação, servindo como justificativa para a posse da terra e acomodação de seus habitantes às realidades apresentadas pelos seus conquistadores lusitanos. Nessa perspectiva, focamos nossos estudos, destacando as narrativas cabralinas, os escritos de viajantes, aventureiros e os testemunhos dos padres da Companhia de Jesus. Estes documentos descrevem os nativos do Brasil como criaturas sem Deus, lei ou organização, propiciando aos colonizadores a execução de seus planos de conquista e catequese, na medida em que se evidencia a questão da alteridade, que se mostrou quase de imediato. De um lado se apresentava o universalismo cristão português e de outro o paganismo indígena, o que colaboraria para o estabelecimento na América portuguesa de um projeto de colonização onde se assentaria a civilização europeia, fundamentada no cristianismo e nas práticas mercantilistas. O assunto não é novo, sendo já tratado por diversos historiadores, mas desejamos ao dar continuidade à matéria, compreender melhor as relações entre estes mundos tão antagônicos e ao mesmo tempo complementares, na medida em que são confrontados os seus costumes e crenças, culminando na formação de um povo mestiço em sua aparência, mas lusitano e cristão em suas ações. As pesquisas têm por finalidade entender os mecanismos da conquista da América portuguesa, que se fundamentaram nas narrativas quinhentistas sobre sua terra e gente, criando condições favoráveis à conquista e construção do Brasil.En este trabajo, analizamos las narrativas de autores ibéricos que tratan de los indios brasileños en el siglo XVI y de qué manera fueron utilizadas como un instrumento ideológico de dominación, sirviendo como justificación para la posesión de la tierra y acomodación de sus habitantes a las realidades presentadas por sus conquistadores Lusitanos. En esa perspectiva, enfocamos nuestros estudios, destacando las narrativas cabralinas, los escritos de viajeros, aventureros y los testimonios de los padres de la Compañía de Jesús. Estos documentos describen a los nativos de Brasil como criaturas sin Dios, ley u organización, propiciando a los colonizadores la ejecución de sus planes de conquista y catequesis, en la medida en que se evidencia la cuestión de la alteridad, que se mostró casi de inmediato. De un lado se presentaba el universalismo cristiano portugués y de otro el paganismo indígena, lo que colaboraría para el establecimiento en la América portuguesa de un proyecto de colonización donde se asentaría la civilización europea, fundamentada en el cristianismo y en las prácticas mercantilistas. El asunto no es nuevo, ya tratado por diversos historiadores, pero deseamos al dar continuidad a la materia, comprender mejor las relaciones entre estos mundos tan antagónicos y al mismo tiempo complementarios, en la medida en que se enfrentan sus costumbres y creencias, La formación de un pueblo mestizo en su apariencia, pero lusitano y cristiano en sus acciones. Las investigaciones tienen por finalidad entender los mecanismos de la conquista de la América portuguesa, que se fundamentar en las narrativas quinientas de su tierra y gente, creando condiciones favorables a la conquista y construcción de Brasil.