Mestrado Profissional em História Ibérica
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Navegando Mestrado Profissional em História Ibérica por Orientador(a) "Oliveira, Katia Aparecida Da Silva"
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Item Acesso aberto (Open Access) A humanidade de Deus nas cantigas de amor de Bernal de Bonaval(Universidade Federal de Alfenas, 2022-09-30) Santos, Clenilda Maria De Faria; Oliveira, Katia Aparecida Da Silva; Porto, Ana Paula Teixeira; Rui, Adailson JoséO objeto de aprendizagem é um importante material de apoio para a Educação Básica e contribui com o processo de ensino-aprendizagem. Por isso, o objeto de aprendizagem intitulado As Cantigas de Amor e a Humanidade de Deus constitui-se de uma unidade didática disponibilizado, gratuitamente, no repositório da Universidade Federal de Alfenas. Ele poderá ser acessado em computadores por docentes e discentes do primeiro ano do Ensino Médio e possui textos, imagens, mapas, músicas, vídeos, atividades e sugestões de filmes. Buscando articular História e Literatura, o objeto de aprendizagem foi elaborado a partir de uma pesquisa referente à produção literária desenvolvida na Península Ibérica, na região da Galiza, entre os séculos XII e XIV, conhecida como Trovadorismo Galego-Português que contou com diferentes poetas e cantigas. Esta pesquisa, por meio das análises de cinco poemas amorosos que possuem Deus em suas composições, escritas pelo trovador Bernal de Bonaval, busca demonstrar os sentidos atribuídos à figura divina nos poemas. As análises demonstram que Deus se aproxima do homem e se distancia de sua divindade, exercendo um papel mais humanizado e profano. Defendemos que isso pode ser o reflexo de um processo de mudança do pensamento medieval para aquele que se desenvolveu no Humanismo.Item Acesso aberto (Open Access) A história de Pedro: o cruel e Inês de Castro contada em cordel: proposta didática(Universidade Federal de Alfenas, 2024-03-22) Brito, Rosiane Aparecida Domingues; Oliveira, Katia Aparecida Da Silva; Pereira, Cilene Margarete; Rui, Adailson JoséConsiderando a importância da historiografia inesiana para o povo português e para a literatura, objetivou-se, neste trabalho, reconhecer como a história de Inês de Castro é recontada pelo cordel e como os elementos históricos são abordados na obra de Francisco Maciel da Silveira, O caso de Pedro e Inês – Ines(quecível) até o fim do mundo (2015). Além disso, e como objetivo principal, propõe-se um roteiro didático que oriente professores de História do Ensino Médio através de atividades que poderão desenvolver com os estudantes em sala de aula e que seja um veículo para abordagem dos conteúdos de História e Literatura. Inicialmente, faz-se um estudo a respeito do cordel, seu surgimento, características e trajetória até os dias atuais e, posteriormente, compara-se a historiografia de Inês de Castro e Pedro – o Cruel, nas crônicas de Fernão Lopes e de Rui de Pina, verificando como são representados nas crônicas portuguesas nas quais são citados e, enfim, discute-se como sua história é recuperada pelo cordel de Maciel. O roteiro é relevante por propiciar aos professores a possibilidade de trabalhar de forma interdisciplinar, buscando aprofundar os conhecimentos de cada um dos conteúdos envolvidos e, assim, tornar a aprendizagem eficaz e dinâmica para os estudantes, pois são levados a perceber que o conhecimento não é construído de forma isolada, que passado e presente se completam, compondo a sociedade de hoje.Considerando la importancia de la historiografía inesiana para el pueblo portugués y para la literatura, el objetivo de este trabajo fue reconocer cómo la historia de Inés de Castro es recontada por el cordel y cómo se abordan elementos históricos en la obra de Francisco Maciel da Silveira, O caso de Pedro e Inês – Ines(quecível) até o fim do mundo (2015). Además, y como objetivo principal, se propone una guía didáctica que oriente a los docentes de Historia de secundaria con actividades que para desarrollar con los estudiantes en el aula y pueden ayudarlos a abordar contenidos de Historia y Literatura. Inicialmente, fue realizado un estudio sobre el cordel, su surgimiento, características y trayectoria hasta la actualidad y, posteriormente, se comproba la historiografía de Inês de Castro y Pedro – el Cruel, tal como está representada en las crónicas portuguesas y, posteriormente, se observa cómo su historia es recuperada por el cordel de Maciel. La guía didáctica es relevante por ofrecer a los docentes la posibilidad de trabajar de manera interdisciplinaria, buscando profundizar su conocimiento de cada uno de los contenidos involucrados y, así, convertir el aprendizaje em algo efectivo y dinámico para los estudiantes, ya que les permite percibir que el conocimiento no es construido de forma aislada, el pasado y el presente se complementan, formando la sociedad actual.Item Acesso aberto (Open Access) Lazarillo de Tormes: elementos históricos e reverberações na formação do personagem João Grilo, de Ariano Suassuna(Universidade Federal de Alfenas, 2020-12-01) Mégda, Jozyclécio; Oliveira, Katia Aparecida Da Silva; Pereira, Cilene Margarete; Danieli Neto, MárioO romance picaresco espanhol é um gênero propício para o estudo de relações interdisciplinares e intertextuais. O cotidiano, a rotina do homem simples e o discurso do marginalizado, constituem locais onde acontece a História. O emaranhado histórico, particularmente o estudo do contexto econômico, é preponderante tanto para o surgimento do pícaro espanhol, figura literária que tem sua gênese no contexto da evolução histórica da sociedade espanhola dos séculos XV e XVI, quanto para a expansão e renovação do gênero picaresco nos contextos equivalentes. A obra Lazarillo de Tormes (aprox. 1552-1554) é o primeiro romance picaresco e nos apresenta o pícaro Lázaro de Tormes. Por acreditar nas equivalências históricas e narrativas permeadas por esse gênero, o personagem João Grilo, da obra Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, foi analisado como herança do pícaro espanhol. Para tanto, organizamos este trabalho buscando estabelecer um panorama do contexto histórico espanhol do século XVI e de seu imaginário coletivo a partir da obra literária Lazarillo de Tormes, bem como reconhecer as possíveis correspondências desse imaginário e desse contexto histórico na sociedade nordestina do século XX, representados pelas residualidades inerentes ao personagem João Grilo. Reconhecemos que o pícaro Lázaro de Tormes, assim como o neopícaro João Grilo, permitem uma análise da realidade a partir da perspectiva da marginalidade social inserida nos respectivos momentos históricos e culturais. A picaresca seria, assim, um gênero capaz de atuar como registro histórico, uma documentação. Por meio de pesquisa bibliográfica, tecemos um corpo teórico e alinhavamos os nossos objetivos. O estudo e o desenvolvimento deste trabalho proporcionou a construção de um objeto educacional de aprendizagem capaz de promover a interação teórica entre o imaginário narrativo da sociedade espanhola do século XVI e as reverberações herdadas pela literatura de Ariano Suasssuna no Nordeste brasileiro.Item Acesso aberto (Open Access) (Re)construindo o herói: El Cid entre a história e a literatura no Romancero Viejo(Universidade Federal de Alfenas, 2019-09-26) Araujo, Gabrielly Aparecida; Oliveira, Katia Aparecida Da Silva; Zioli, Miguel; Rui, Adaílson JoséPor volta do século XV surge, na Espanha, uma série de poemas épicos de origem oral escritos anonimamente e que refletem o contexto histórico e cultural da sociedade castelhana da época. Eles são chamados de romances e hoje constituem um gênero literário consolidado. No decorrer dos séculos, estes poemas foram reproduzidos e se tornaram parte da identidade castelhana por resguardar traços historiográficos e personagens que foram importantes a este povo, fator a partir do qual se observa o seu caráter documental. No lugar de protagonistas de alguns destes poemas surgem heróis históricos e, dentro do gênero, este tipo de personagem adquire grande importância, já que os textos (re)construíram estas figuras de modo a transformá-las em mitos do período histórico retratado. Assim, nesta pesquisa, investigou-se como o gênero romance surge e se solidifica no imaginário castelhano, uma vez que se acredita que o estudo destes poemas permite compreender melhor o processo de formação da literatura espanhola e suas relações com a oralidade bem como seu desenvolvimento histórico e social, de forma a exemplificar a Idade Média na Península. O modo como se deu a transposição destes personagens históricos para a literatura foi estudado com o intuito de entender o registro literário como documento historiográfico. Ao final, se compreende que os romances constituem um testemunho do seu período de transcrição. Vê-se ainda como se dá a representação da figura do herói ao longo do contexto da época nesse gênero literário e como a figura mítica do herói pode assumir um papel social e histórico significativo para o imaginário coletivo da época. Além disso, por conta do contexto tecnológico atual, são apresentadas discussões sobre alguns métodos educativos e como eles foram afetados pelas novas abordagens e ferramentas. Também se refletiu sobre a prática dos professores e como ela pode ser influenciada por meio deste ambiente tecnológico. O objetivo destas discussões foi permitir a construção de um Objeto de Aprendizagem que possibilitasse apresentar na educação básica a pesquisa desenvolvida aqui. Nesse sentido, foi desenvolvido um videogame que articulou a figura do Cid aos romances em uma atividade interativa.En el siglo XV, una serie de poemas épicos escritos anónimamente surgió en España, reflejando el contexto histórico y cultural de la sociedad castellana de la época. Son los llamados romances, que hoy constituyen un género literario consolidado. A lo largo de los siglos, estos poemas se reprodujeron y se convirtieron en parte de la identidad castellana al salvaguardar los rasgos y personajes historiográficos que fueron importantes para esta gente, un factor desde el cual se observa su carácter documental. En el lugar de los protagonistas de algunos de estos poemas emergen héroes históricos y, dentro del género, este tipo de personaje adquiere gran importancia, ya que los textos (re)construyeron estas figuras para transformarlas en mitos del período histórico apuntado. Así, esta investigación pretende saber cómo emerge y se solidifica el género romance en la imaginación castellana, ya que se cree que el estudio de estos poemas permite una mejor comprensión del proceso de formación de la literatura española y sus relaciones con la oralidad, así como su desarrollo histórico y social para ejemplificar la Edad Media en la Península. Se ha estudiado de que modo estos personajes históricos se han transpuesto a la literatura a fin de que sea posible comprender el registro literario como documento historiográfico. Al final, se entiende que los romances son un testimonio de su período de transcripción. También se ve cómo la representación de la figura del héroe tiene lugar en todo el contexto de la época dentro de este género literario y cómo la figura mítica del héroe puede asumir un papel social e histórico significativo para el imaginario colectivo de la época. Además, debido al contexto tecnológico actual, son presentadas discusiones sobre algunos métodos educativos y cómo se vieron afectados por nuevos enfoques y herramientas. También se reflexiona sobre la práctica de los profesores y cómo pueden ser manejadas a través de este entorno tecnológico. El propósito de estas discusiones fue permitir la construcción de un objeto de aprendizaje que permitiera presentar en la educación básica la investigación desarrollada aquí. En este sentido, se desarrolló un videojuego que articuló la figura de Cid a los romances en una actividad interactiva.Item Acesso aberto (Open Access) Representações da loucura em Dom Quixote: Uma Proposta Didática(Universidade Federal de Alfenas, 2024-11-28) Ribeiro, André Luiz; Oliveira, Katia Aparecida Da Silva; Fiúza, Adriana Aparecida De Figueiredo; Vidotte, AdrianaO presente trabalho é uma proposta didática para o ensino de História Ibérica a partir do estudo de um trecho de uma obra literária, o Dom Quixote, de Miguel de Cervantes. A proposta consiste em três vídeos e um guia imprimível, elaborada para o Ensino Médio, com uma abordagem ativa e interdisciplinar, buscando a participação do aluno no seu próprio processo de aprendizagem e integrando os estudos literários com a História. A elaboração desse objeto de ensino se deu a partir dos resultados de uma pesquisa que trata das representações da loucura nos episódios que ocorrem entre o primeiro e o quinto capítulo da primeira parte do romance O Engenhoso Fidalgo D. Quixote de La Mancha (1605) de Miguel de Cervantes (1547-1616). Nossa análise foi feita pelo prisma da História Cultural, amparando-nos nas concepções de Roger Chartier (História Cultural, 2002). O objetivo de estabelecer a interpretação proposta é entender como Cervantes usou a loucura como recurso literário para criar uma representação crítica da sociedade em que vivia. Para isso, buscamos entender como o autor construiu sua obra, tomando como modelo as representações de loucura vigentes desde o final do Medievo. Também analisamos como Dom Quixote foi visto por seus contemporâneos como uma paródia que revelava as contradições de um império que se deteriorava por conta de decisões governamentais embasadas em convicções obsoletas. Com essa análise, pretendemos evidenciar como a loucura de Dom Quixote serviu como uma metáfora para esse período histórico. Através de nossa proposta didática, desejamos tornar o resultado dessa pesquisa acessível para os alunos do Ensino Médio.El presente trabajo es una propuesta didáctica para la enseñanza de la Historia Ibérica a partir del estudio de un fragmento de una obra literaria, Don Quijote, de Miguel de Cervantes. La propuesta consta de tres videos y una guía imprimible, diseñada para estudiantes de la educación secundaria, con un enfoque activo e interdisciplinario, buscando la participación de los estudiantes en su propio proceso de aprendizaje e integrando los estudios literarios con la Historia. La elaboración de este objeto didáctico se basó en los resultados de una investigación que trata de las representaciones de la locura en los episodios que ocurren entre el primer y quinto capítulo de la primera parte de la novela El ingenioso hidalgo don Quijote de la Mancha (1605) de Miguel de Cervantes (1547-1616). Nuestro análisis se realizó a través del prisma de la Historia Cultural, basado en los conceptos de Roger Chartier (História Cultural, 2002). El objetivo de establecer la interpretación propuesta es comprender cómo Cervantes utilizó la locura como recurso literario para crear una representación crítica de la sociedad en la que vivió. Para ello, buscamos comprender cómo el autor construyó su obra, tomando como modelo las representaciones de la locura vigentes desde finales de la época medieval. También analizamos cómo Don Quijote fue visto por sus contemporáneos como una parodia que revelaba las contradicciones de un imperio que se deterioraba por decisiones gubernamentales basadas en convicciones obsoletas. Con este análisis pretendemos resaltar cómo la locura de Don Quijote sirvió como metáfora de este periodo histórico. A través de nuestra propuesta didáctica deseamos hacer accesibles los resultados de esta investigación a estudiantes de la educación secundaria