Mestrado Profissional em História Ibérica
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/2666
Navegar
Navegando Mestrado Profissional em História Ibérica por Orientador(a) "Rovai, Marta Gouveia De Oliveira"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Acesso aberto (Open Access) Usos do passado e o ensino de história: uma análise da minissérie televisiva Mulheres de Abril (2014) e da obra literária Os Memoráveis (2014)(Universidade Federal de Alfenas, 2024-04-30) Cunha, Laís Navarro Da; Rovai, Marta Gouveia De Oliveira; Steffens, Marcelo Hornos; Santhiago, RicardoEste trabalho busca compreender os usos do passado da Revolução dos Cravos – ocorrida em Portugal, no ano de 1974 –, na minissérie Mulheres de Abril (2014) e no romance literário Os Memoráveis (2014), com a finalidade de apresentar uma proposta de ensino. A partir dos caminhos percorridos pela pesquisa, observou-se a influência dos debates políticos e econômicos presentes na sociedade portuguesa contemporânea. O objetivo principal da investigação foi, – a partir da análise das fontes históricas fílmica e literária – a criação de um Objeto de Aprendizagem voltado para o ensino de história nas unidades de educação básica. Dessa forma, elaborou-se um material didático em formato de livro paradidático que, ao discutir os usos do passado, estimula uma relação com o tempo pouco explorada nas aulas de história do ensino básico: a historicização do presente. Esse processo viabiliza a articulação do passado, do presente e do futuro. Sendo assim, há o propósito de auxiliar o (a) docente a construir - em conjunto com seus estudantes - habilidades investigativas que são essenciais para o desenvolvimento de análises da realidade a qual o sujeito está inserido. Muito além do objetivo de discutir os temas e processos históricos presentes nas narrativas ficcionais das fontes históricos, a proposta de Objeto de Aprendizagem aqui em questão pretende ser uma ferramenta para a edificação de habilidades essenciais no ensino de história.Este trabajo busca comprender los usos del pasado de la Revolución de los Claveles- que tuvo lugar en Portugal, en el año 1974-, en la miniserie Mulheres de Abril (2014) y en la novela literaria Os Memoráveis (2014). A partir de los caminos recorridos por la investigación, observó la influencia de los debates politicos y económicos presentes en la sociedad portuguesa contemporánea. El objetivo principal de la investigación fue- a partir del análisis de fuentes históricas - la creación de un Objeto de Aprendizaje dirigido a la enseñanza de historia en unidades de educación basica. De esta manera, se creó un material didactico en forma de libro que, al discutir los usos del pasado, estimula una relación con el tiempo poco explorada en las clases de historia de educación basica: la historización del presente. Este proceso permite la articulación del pasado, presente y futuro. Por lo tanto, el propósito es ayudar el docente a construir conjuntamente a sus estudiantes habilidades investigativas que son esenciales para desarrollar análisis de la realidad en la que el sujeto se inserta. Mucho más allá del objetivo de discutir los temas y procesos históricos presentes en las narrativas fictícias de fuentes historicas, la propuesta de Objeto de Aprendizaje en cuestión pretende ser una herramienta para construir habilidades esenciales en la enseñanza de historia.Item Acesso aberto (Open Access) Vindicacion Feminista na sala de aula : as lutas feministas no processo de redemocratização espanhola (1976-1977)(Universidade Federal de Alfenas, 2024-04-29) Silva, Andressa Da; Rovai, Marta Gouveia De Oliveira; Steffens, Marcelo Hornos; Maia, Claudia De JesusEsta pesquisa busca refletir sobre a produção feminista, escrita, de segunda onda, expressa na imprensa espanhola e para tal selecionamos o periódico Vindicacion Feminista, que circulou de 1976 a 1979, e se constitui uma importante fonte histórica, pois esteve entre os primeiros jornais dirigidos às mulheres e feito por mulheres na Espanha no processo de redemocratização que colocou fim ao regime franquista. A partir da análise das propostas feministas, numa fonte impressa dirigida ao público de mulheres no momento de transição para a democracia, produzimos um e-book em um modelo de livro paradidático com a finalidade de promover reflexões quanto ao franquismo e ao feminismo no ensino de história, sob a perspectiva feminina/feminista. A intenção não foi analisar toda a produção da Revista, mas suas primeiras publicações, de forma a compreender seu posicionamento diante de um mundo profundamente machista e autoritário, na década de 1970. Dessa forma, procuramos contribuir para a construção de um debate ausente até então e que rompe com a visão universal masculina dos fatos históricos, trazendo para a sala de aula a perspectiva de que as mulheres tiveram papel fundamental na luta contra autoritarismos, no caso o espanhol.Esta investigación busca reflexionar sobre la producción escrita feminista de la segunda ola, expresada en la prensa española y para ello seleccionamos el periódico Vindicación Feminista, que circuló de 1976 a 1979, y constituye una fuente histórica importante, ya que estuvo entre los primeros. Periódicos dirigidos a mujeres y elaborados por mujeres en la España del proceso de redemocratización que puso fin al franquismo. A partir del análisis de propuestas feministas, en un soporte impreso dirigido a las mujeres en el momento de la transición a la democracia, elaboramos un libro electrónico en modelo de libro paradidáctico con el propósito de promover reflexiones sobre el franquismo y el feminismo en la enseñanza de la historia, desde una Perspectiva femenina/feminista. La intención no fue analizar toda la producción de la Revista, sino sus primeras publicaciones, con el fin de comprender su posicionamiento frente a un mundo profundamente sexista y autoritario, en la década de 1970. De esta manera, buscamos contribuir a la construcción. de un debate hasta entonces ausente y que rompe con la visión masculina universal de los hechos históricos, trasladando a las aulas la perspectiva de que las mujeres jugaron un papel fundamental en la lucha contra el autoritarismo, en este caso el español.