Mestrado em Química
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/2663
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Navegando Mestrado em Química por Orientador(a) "Colagrande, Elaine Angelina"
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Item Acesso aberto (Open Access) Conhecimento pedagógico do conteúdo de estequiometria de professores licenciados em química da rede estadual de Alfenas-MG(Universidade Federal de Alfenas, 2022-07-08) Cirilo, Rolién José Vieira; Colagrande, Elaine Angelina; Mesquita , Nyuara Araújo Da Silva; Kiill, Keila BossolaniA presente dissertação considera os resultados e discussões de uma pesquisa em nível de mestrado desenvolvida com o objetivo de investigar o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo Específico (TSPCK) de Estequiometria de professores de Química em exercício na educação básica das escolas públicas estaduais, que oferecem a modalidade Ensino Médio Regular em Alfenas-MG. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, desenvolvida com quatro professores licenciados em Química, cuja coleta e triangulação dos dados foram desenvolvidas em quatro etapas: uma entrevista semiestruturada como primeira etapa; o preenchimento do instrumento CoRe como segunda etapa; uma segunda entrevista semiestruturada como terceira etapa; e a construção de PaP-eRs pelo pesquisador e validação pelos participantes como quarta e última etapa. O tratamento dos dados foi realizado por Análise do Conteúdo e utilizou- se de dez categorias constituídas a priori, considerando o referencial teórico, a saber: Conhecimento da Aprendizagem; Conhecimento de Estratégias Instrucionais; Conhecimento do Currículo; Conhecimento de Avaliação; Conhecimento do Conteúdo; Conhecimento dos Objetivos; Conhecimento dos Recursos; Conhecimento da Tecnologia; Conhecimento das Diversidades dos Estudantes; e Conhecimento do Contexto, e uma categoria que emergiu dos dados, a posteriori, denominada Conhecimento das Dificuldades dos Estudantes. Os resultados foram discutidos a partir de dois pontos principais: as manifestações dos componentes do conhecimento profissional de estequiometria, por meio de inferências sobre os processos de interpretação, síntese e especificação; e o conhecimento pedagógico do conteúdo de estequiometria dos participantes. Como conclusões, a sistematização e documentação das manifestações dos componentes do conhecimento profissional e do TSPCK de Estequiometria evidenciou o caráter idiossincrático do TSPCK de cada participante, bem como diferentes processos de associação (interpretação, especificação e/ou síntese) entre esses componentes. Além disso, acerca do componente “Conhecimento do Currículo”, explicitado pelos participantes, nossos resultados evidenciaram uma visão fragmentada dos objetivos de ensino a partir do conhecimento do currículo de estequiometria que, inclusive, no âmbito do estado de Minas Gerais não era, até então, explicitado no Conteúdo Básico Comum (CBC), diretriz curricular vigente até o início do ano letivo de 2021.Item Acesso aberto (Open Access) Educação ambiental na formação de professores de química e ciências: a temática resíduos sólidos em foco(Universidade Federal de Alfenas, 2024-08-16) Santos, Víviam Cristina Costa Silva; Colagrande, Elaine Angelina; Locatelli, Solange Wagner; Nery, Vanessa Crisna GirooAs questões ambientais que envolvem temas sociais são pouco debatidas, tanto na educação básica quanto no ensino superior, tendo como um dos fatores de influência a falta de uma formação básica no que diz respeito a Educação Ambiental. Quando ações que tratam dessas questões são estruturadas ao ensino de Química/Ciências, contribuem de modo significativo para a formação de cidadãos conscientes e participativos. Diante disso, a presente dissertação considera os resultados e discussões de uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de identificar a compreensão de licenciandos de Química e Biologia, participantes da pesquisa, sobre aspectos químicos, sociais e ambientais que envolvem a geração e destinação de resíduos sólidos, especificamente os materiais plásticos, por meio do desenvolvimento de uma sequência didática, utilizando como referencial teórico o campo da Educação Ambiental e como referencial metodológico a dinâmica dos três momentos pedagógicos. Trata-se de uma pesquisa, de caráter qualitativo, ocorrida no curso de Química-Licenciatura da Universidade Federal de Alfenas, no âmbito de uma disciplina optativa ambientalmente orientada com a participação de dois licenciandos de Química e seis de Ciências Biológicas. A coleta de dados foi realizada em várias etapas ao longo da sequência didática, envolvendo, além das atividades do âmbito da pesquisa, questionários, um estudo de caso, uma atividade experimental e proposta pedagógica elaborada pelos licenciandos. Ao analisar os aspectos químicos e características dos materiais, as respostas do questionário inicial sugere um aprofundamento dos licenciandos sobre o assunto e os dados da atividade experimental sugere compreensões dos danos causados pela queima de materiais plásticos. Quanto aos aspectos socioambientais, após confrontar as respostas fornecidas no questionário inicial com as do estudo de caso, foi observado que os licenciandos compreendem os impactos que o descarte irregular de materiais plásticos pode causar, tanto no ambiente marinho quanto no ambiente terrestre. De um modo geral, os dados obtidos sugerem que os licenciandos desenvolveram compreensão geral dos aspectos tratados, mostrando predominância dos aspectos sociais e ambientais que envolvem a temática socioambiental abordada. Os resultados evidenciaram a importância do desenvolvimento de atividades com temáticas socioambientais na formação inicial de professores.