Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/2665
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Navegando Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional por Orientador(a) "Costa Júnior, Hélio Lemes"
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Item Acesso aberto (Open Access) A percepção dos servidores da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL- MG sobre o programa de avaliação de desempenho(Universidade Federal de Alfenas, 2018-04-13) Gonçalves, Nilda Aparecida De Carvalho; Costa Júnior, Hélio Lemes; Curi, Maria Aparecida; Carvalho, Virgínia Donizete DeAs Universidades Federais Brasileiras, órgãos da Administração Pública Indireta do Poder Executivo da União, estão sujeitas aos princípios e regras que regem a Administração Pública Federal. A partir da publicação da Lei nº 11.091/2005, a avaliação de desempenho passou a ser obrigatória em todas as Instituições Federais de Ensino Superior - IFES. A referida Lei dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-administrativos em Educação - PCCTAE, na qual a progressão por mérito profissional é realizada tendo por base o resultado da Avaliação de Desempenho. De acordo com a legislação, os objetivos dessa avaliação de desempenho consistem em promover a melhoria da qualidade dos serviços públicos, subsidiar a política de gestão de pessoas das instituições, principalmente quanto à capacitação, desenvolvimento do servidor no cargo e carreira, remuneração e movimentação de pessoas. O presente estudo se propõe a analisar a percepção dos servidores da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG sobre o programa de avaliação de desempenho no contexto organizacional. Os dados foram obtidos através de questionários, com amostragem não probabilística por conveniência, que consistiram em 371 questionários aplicados junto aos servidores técnico-administrativos e docentes, ocupantes de cargos de chefia, que participaram do processo de avaliação de desempenho no ano de 2016. A análise dos dados quantitativos foi realizada por meio de estatística descritiva. Os resultados quantitativos obtidos revelaram que os servidores que participaram da pesquisa conhecem superficialmente os objetivos da Avaliação de Desempenho, sendo que a maioria já participou mais de uma vez do processo e que consideram importante tanto a avaliação de desempenho quanto a autoavaliação. A pesquisa revelou, ainda, que a maior parte dos servidores que participou da pesquisa não recebeu treinamento para a realização da avaliação de desempenho e nem feedback da avaliação. A maioria dos servidores percebem a avaliação de desempenho na UNIFAL-MG como um mero instrumento utilizado para atender à legislação e conceder a progressão por mérito.Item Acesso aberto (Open Access) Acessibilidade nos portais das universidades federais: uma análise a partir do uso de Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo(Universidade Federal de Alfenas, 2016-09-29) Tavares, Eliara Maria; Costa Júnior, Hélio Lemes; Souza, Paulo Roberto Rodrigues De; Diniz, Wendell Fioravante Da SilvaA Lei nº 13.146 - Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) – que passou a vigorar a partir de janeiro de 2016 reforça a obrigatoriedade de acessibilidade nos websites mantidos pelo governo, estabelecida há mais de dez anos através do Decreto nº 5296/2004. Através do e-Gov, o governo tem empreendido várias ações no sentido de impulsionar o desenvolvimento de websites que atendam os mais diversos cidadãos, permitindo assim, o acesso às informações e serviços públicos com igualdade e sem discriminação. Dentre essas ações destacam-se as recomendações do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG) e o projeto Padrões Web em Governo Eletrônico (e-PWG). Neste contexto, os portais web das Universidade Federais têm grande responsabilidade de tornar acessível o seu conteúdo e informações a toda a comunidade. Este trabalho apresenta os resultados da avaliação da acessibilidade das páginas iniciais das 63 Universidades Federais Brasileiras. Como o uso de Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo (CMS, do inglês Content Management System) para a construção de websites governamentais é uma recomendação destacada pelo e-PWG, esta pesquisa buscou ainda investigar se estas Universidades estão adotando esta tecnologia. Diante desses resultados, o objetivo foi identificar se o uso de CMS pode contribuir ou não com a criação de páginas mais acessíveis, destacando os principais problemas de acessibilidade encontrados por essas páginas.Item Acesso aberto (Open Access) Implantação de mapeamento de processos de trabalho no Setor de Transporte de uma instituição federal de ensino(Universidade Federal de Alfenas, 2016-08-25) Gissoni, Luiz Ricardo De Moura; Costa Júnior, Hélio Lemes; Souza, Paulo Roberto Rodrigues De; Mendes, Ronã Rinston AmauryO presente trabalho identifica possíveis melhorias nos processos do Setor de Transporte do Campus Pouso Alegre do IFSULDEMINAS e propõe uma alternativa otimizada para esta função. A identificação das melhorias foi realizada através do mapeamento de processos, por meio da ferramenta Bizagi Process Modeler. Após mapear os processos de trabalho atuais, eles foram redesenhados e melhorados. Dessa forma, o presente estudo respondeu à seguinte questão: o que pode ser melhorado nos processos de trabalho do Setor de Transporte do Campus Pouso Alegre do IFSULDEMINAS? O trabalho apresenta definições acerca da gestão no setor público e aborda alguns conceitos sobre gestão de processos. Em seguida o leitor é conduzido às definições de gestão por processos. São tratados também alguns conceitos sobre mapeamento de processos. O estudo foi desenvolvido através de leituras e análises de livros, artigos, dissertações, assim como periódicos científicos. Utilizou-se da pesquisa-ação como ferramenta metodológica de estudo com o propósito de fazer um levantamento acerca das atividades e processos que compõem este setor. Também foram utilizados documentos da Instituição para verificar dados necessários à elaboração do estudo. Além disso, utilizou-se da observação local para composição de informações necessárias à realização da pesquisa. Depois de identificadas as atividades e processos existentes, foram feitos os devidos mapeamentos desses processos e então foram propostas melhorias, através de novos mapas de processos, com ganho de desempenho e redução de atividades.Item Acesso aberto (Open Access) Proposta de manual de boas práticas de gestão de acervos: Acervo de Escritores Mineiros (AEM)(Universidade Federal de Alfenas, 2019-08-28) Pinto, Eliete Do Carmo Alves; Costa Júnior, Hélio Lemes; Gonçalves, Luciene Resende; Rodrigues, Leandro Garcia; Silva, Marcelo RibeiroOs acervos são de fundamental importância para a guarda do patrimônio documental e cultural da humanidade, atuando como certificados da história e da cultura das civilizações. Para tanto, é necessário que se tenha uma gestão bem preparada, com capacidade de planejar e executar ações com eficiência e eficácia. Este trabalho tem como objeto de estudo as atividades para preservação do espaço de exposição Acervo de Escritores Mineiros (AEM) e seus fundos no Centro de Estudos Literários e Culturais (CELC) da Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com foco no aperfeiçoamento dos processos de organização dos fundos desses escritores. Por meio de estudo de caso único de natureza qualitativa, com dados obtidos da observação participante e não participante, de resultados alcançados em rotina de Regressão múltipla desenvolvida pela autora deste estudo e de análise documental, é apresentada a proposta de elaboração de um Manual de Boas Práticas para Gestão de Acervos, visando resultados mais positivos e eficientes na tarefa de preservação do patrimônio público, com foco nos acervos dos escritores mineiros.