Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/2665
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Navegando Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional por Orientador(a) "Souza, Paulo Roberto Rodrigues De"
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Item Acesso aberto (Open Access) A construção do relato integrado da Universidade Federal de Alfenas com base no valor público(Universidade Federal de Alfenas, 2022-02-11) Santos, Larissa Araújo Dos; Souza, Paulo Roberto Rodrigues De; Nogueira, Leandro Rivelli Teixeira; Siqueira, Paulo Henrique De LimaA educação superior ocupa posição de destaque no processo de modernização e desenvolvimento de um país. No âmbito das universidades públicas brasileiras, a apresentação dos resultados alcançados por suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, a partir do uso dos recursos confiados à sua responsabilidade, demonstra o compromisso com igual processo e com a conformidade com as obrigações legais (compliance). Nesse sentido, o dever de prestar contas (accountability), visando atender às necessidades de informação da sociedade para fins de transparência, responsabilização e tomada de decisão, tem sofrido transformações na forma e formato de sua apresentação. Diante disso, esta dissertação possuiu como objetivo descrever, por meio de uma pesquisa-ação, o processo de construção do Relato Integrado – peça central da prestação de contas – da Universidade Federal de Alfenas do ano de 2020, diante da necessidade de conformidade e o dever de prestar contas, em especial ao controle social, considerando, para tanto, o novo formato exigido pelo Tribunal de Contas da União. Com isso, acredita-se que esse novo modelo mais objetivo, criativo e iterativo torna a prestação de contas mais acessível à sociedade, contribuindo com a efetivação do controle social. Ao mesmo tempo, sua elaboração é um convite aos gestores públicos responsáveis para ir além do cumprimento das exigências legais, atendendo, também, as expectativas daqueles que precisam fazer o uso da informação. Nesse contexto, depreende-se que essas melhorias na forma e formato de apresentação da prestação de contas, aproximam-se dos fundamentos da perspectiva do valor público.Item Acesso aberto (Open Access) A distribuição dos cursos UAB em Minas Gerais: análise e proposta de intervenção(Universidade Federal de Alfenas, 2019-12-19) Ribeiro, Natália Niquini; Souza, Paulo Roberto Rodrigues De; Souza, Wanderson Gomes DeEsta dissertação propõe mapear todos os cursos oferecidos pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) nos polos de apoio presencial do Estado de Minas Gerais com o objetivo de analisar a distribuição desses cursos no Estado e de identificar os possíveis impactos dessa distribuição. De início, é feita uma revisão bibliográfica na qual são abordados a compreensão histórica e os conceitos de Educação a Distância (EaD) no Brasil, a legislação brasileira concernente e a UAB, com seus objetivos e funcionamento, inclusive com a caracterização dos polos de apoio presencial. Logo após, tratar se á da atuação das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES), que são as responsáveis por ofertar os cursos do Sistema UAB no país, consideran do sua responsabilidade descentralizada, destacando as instituições públicas, concepções sobre o tema, suas particularidades e desafios. Em seguida, e com base na Portaria da CAPES nº 218, de 24 de setembro de 2018, que regulamenta as diretrizes de admissi bilidade de novos polos da UAB, é feita uma análise para avaliar os impactos que essa distribuição traz para os resultados do Programa UAB, considerando as diretrizes estabelecidas nos documentos legais e programas de governo para a institucionalização da EaD com o foco em atender aos arranjos de políticas de formação profissional para determinados grupos sociais. Ao final, este trabalho apresenta uma proposta de intervenção para melhores resultados da UAB como política pública com a adoção de critérios na instalação de novos cursos nos polos UAB do Estado, que poderá, inclusive, servir como modelo para esta política educacional governamental a nível nacional.Item Acesso aberto (Open Access) Análise da Política de Segurança da Informação da Universidade Federal de Alfenas à luz da Política Nacional de Segurança da Informação(Universidade Federal de Alfenas, 2024-08-02) Ferreira, Giovani Augusto; Souza, Paulo Roberto Rodrigues De; Siqueira, Paulo Henrique De Lima; Silva, Luiz Eduardo DaA segurança da informação na Administração Pública Federal é um tema crítico e de crescente importância devido ao aumento dos incidentes de segurança e vazamento de dados. Neste contexto, a pesquisa se concentra na análise da política de segurança da informação da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) em relação à legislação pertinente. O presente trabalho teve como objetivo geral analisar a política de segurança da informação da UNIFAL-MG em conformidade com a legislação. Os objetivos específicos incluíram a realização de pesquisa documental sobre políticas de segurança da informação, políticas governamentais e normas legais relacionadas à Administração Pública Federal; verificar a política de segurança da informação da UNIFAL-MG para identificar áreas que precisam de adequação à Política Nacional de Segurança da Informação; e a proposição de ajustes à política da UNIFAL-MG, se necessário. A relevância deste estudo reside na proteção das informações e sistemas de informação utilizados pelos órgãos públicos, que são essenciais para garantir a eficiência e transparência dos serviços prestados à população. O cumprimento das normas é obrigatório, e a conformidade legal é fundamental tanto do ponto de vista legal, administrativo quanto social. À época do desenvolvimento da política de segurança da informação da UNIFAL-MG seguiu um método estruturado, com participação em cursos de capacitação, formação de um Grupo de Trabalho no âmbito do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e estudo minucioso da legislação pertinente. A metodologia adotada nesta pesquisa foi de natureza aplicada, com objetivos exploratórios e descritivos. Ela envolveu a análise das não conformidades e lacunas identificadas, considerando as diretrizes estabelecidas pelas leis, normas e regulamentos aplicáveis, com especial atenção ao Decreto nº 9.637/2018 e se baseou em documentos legais, incluindo atos administrativos e normativas internas da instituição, como portarias, resoluções do Comitê de Governança Digital e do Conselho Universitário. Este trabalho visou contribuir para a adequação da política de segurança da informação da UNIFAL-MG à legislação, garantindo a proteção eficaz dos dados e sistemas de informação na instituição e, consequentemente, a eficiência e transparência dos serviços prestados à comunidade.Item Acesso aberto (Open Access) Análise do processo interno de comunicação em um campus avançado de uma universidade federal(Universidade Federal de Alfenas, 2017-02-23) Baldance, Fernando Henrique Martins; Souza, Paulo Roberto Rodrigues De; Nogueira, Leandro Rivelli Teixeira; Silva, Luiz Eduardo DaO processo de comunicação sempre teve um papel de grande relevância no desenvolvimento da humanidade, indo desde as pinturas rupestres na pré-história, passando pelo surgimento da fala, da escrita, do rádio, da televisão, evoluindo até os dias atuais, em que as novas tecnologias de informação e comunicação evidenciam-se por sua inegável capacidade de otimizar os processos comunicativos. A dinamicidade contemporânea das pessoas e das organizações exige cada vez mais atenção com a comunicação a fim de garantir a agilidade e qualidade desse processo, porém, diante da inerente complexidade das organizações modernas, nem sempre é possível oferecer essas duas características simultaneamente. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é avaliar a qualidade da comunicação no campus avançado de Varginha da Universidade Federal de Alfenas, procurando, através de questionários aplicados a alunos de graduação, técnicos administrativos, funcionários terceirizados e professores, identificar características e possíveis falhas que possam ser exploradas a fim de propor aperfeiçoamentos no processo comunicativo visando tornar a instituição mais eficaz nesse aspecto. Os dados obtidos foram analisados de maneira globalizada e segmentada a fim de procurar por melhores formas de se entender o comportamento dos grupos que compõem a comunidade acadêmica do campus em estudo. Os resultados demonstram que de forma globalizada, a comunicação é vista de uma forma que varia predominantemente entre regular e boa. Quando a análise foi realizada por segmentos, não se encontrou distinções capazes de justificar intervenções pontuais por grupos. O questionário também trouxe uma série de relato de falhas de comunicação ocorridas no campus que foram utilizadas na formulação de propostas de intervenções capazes de proporcionar um avanço na condição do processo comunicativo do campus.Item Acesso aberto (Open Access) As políticas de assistência estudantil na Universidade Federal de Alfenas: uma avaliação das ações no campus de Varginha entre 2009 e 2015(Universidade Federal de Alfenas, 2016-12-12) Soares, Natália Caixeta; Souza, Paulo Roberto Rodrigues De; Gambi, Thiago Fontelas Rosado; Sant'Anna, Maria De FátimaEste estudo, descritivo e exploratório, tem como objetivo verificar se as ações promovidas pelo Programa de Assistência Estudantil da UNIFAL – MG tem garantido a permanência dos estudantes de baixa renda do campus de Varginha. Com vistas a respaldar esse estudo, buscou-se contextualizar a história do ensino superior no Brasil, apresentando as resistências e os incentivos ocorridos nesse processo, a evolução das ofertas de vagas dos setores público e privado até culminar nas políticas de expansão e democratização de acesso ao ensino superior implementadas nas últimas décadas. A assistência estudantil também é discutida de forma conceitual, abordando o processo histórico que levou à institucionalização das práticas dessa política nas Instituições Federais de Ensino Superior, bem como a consolidação do Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, fruto de um longo processo de lutas dos movimentos sociais e estudantis. A operacionalização de tal estudo deu-se a partir de pesquisa documental, entrevista junto ao setor responsável pela assistência estudantil e aplicação de questionários junto aos alunos beneficiados com ações de assistência estudantil. Os resultados mostraram que o Programa de Assistência Estudantil implementado pela UNIFAL - MG é fundamental para a permanência dos estudantes beneficiados do campus de Varginha e apesar desta política estar contribuindo para mantê-los na universidade, alguns pontos precisam ser revistos e melhorados para atender de forma mais ampla as demandas para a permanência dos estudantes de baixa renda.Item Acesso aberto (Open Access) Compras públicas sustentáveis: aplicação da Agenda Ambiental da Administração Pública nos pregões municipais(Universidade Federal de Alfenas, 2017-06-20) Rezende Neto, Renato; Souza, Paulo Roberto Rodrigues De; Curi, Maria Aparecida; Ribeiro, Wesllay CarlosPor meio deste estudo, avaliou-se o impacto da adoção da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) nos editais de licitação, na modalidade “pregão”, em dois municípios localizados na região Sul e Sudoeste de Minas Gerais, Varginha e Três Corações. O propósito foi identificar as diferenças, se é que existem, na descrição dos produtos licitados pelos dois municípios, ressaltando que, diferente de Varginha, Três Corações integra a Agenda Ambiental (A3P) desde o ano de 2013. Registre-se que a mencionada Agenda Ambiental é um programa que visa a implementar a gestão socioambiental sustentável nas atividades administrativas e operacionais do Governo. Assim, buscou-se verificar se as características dos produtos licitados se modificam conforme o município participe ou não da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P). A partir da análise dos editais de licitação na modalidade pregão do ano de 2015, de ambos os municípios envolvidos, identificou-se que a descrição dos produtos licitados não englobou, salvo pequenas exceções, critérios relativos à sustentabilidade. De posse dessa informação, entendeu-se cabível a elaboração de um plano de melhorias dos processos licitatórios, de modo a conciliar o sistema de licitações municipais ao eixo temático das compras públicas sustentáveis, um dos seis eixos estruturais da Agenda Ambiental da Administração Pública.Item Acesso aberto (Open Access) Comprometimento organizacional numa instituição universitária: um estudo a partir da percepção dos servidores públicos(Universidade Federal de Alfenas, 2019-10-18) Silva, Jacqueline Aparecida; Souza, Paulo Roberto Rodrigues De; Nogueira, Leandro Rivelli Teixeira; Martinez, Maria ReginaA matéria Comprometimento Organizacional é um dos conceitos teóricos mais pesquisados por estudiosos e empregada por gestores de organizações, públicas e privadas, procurando assim, obter-se melhores resultados e engajamento da força de trabalho. Portanto, este estudo tem como objetivo analisar o Comprometimento Organizacional na percepção dos servidores da UNIFAL-MG, Campus Varginha. Especificamente, objetivou-se: a) descrever o perfil dos servidores; b) identificar o grau do Comprometimento Organizacional na percepção dos servidores, em suas três dimensões (afetiva, instrumental e normativa); c) identificar, descrever e analisar possíveis diferenças e semelhanças entre os sujeitos da pesquisa, no que tange ao Comprometimento Organizacional, em suas três dimensões, à luz da administração pública; d) verificar se há correlação entre as variáveis pessoais, funcionais, organizacionais e o Comprometimento Organizacional em suas três dimensões; e) elaborar uma proposta de intervenção considerando os estudos realizados na presente pesquisa. Para verificar as dimensões do Comprometimento Organizacional foi utilizado o modelo conceitual de três componentes (afetiva, instrumental e normativo) de Meyer e Allen (1991, 1997), já validado por diversos pesquisadores. A amostra da pesquisa foi composta por 79 servidores efetivos. A coleta de dados foi operacionalizada através da aplicação de questionário estruturado e eletrônico; posteriormente, trataram-se os dados utilizando: a) estatística descritiva para descrever o perfil dos servidores e o nível do Comprometimento Organizacional dos servidores; b) Coeficiente Alpha de Cronbach para validar o construto de mensuração do comprometimento, desenvolvido por Meyer e Allen (1991, 1997); c) teste de normalidade dos dados - Kolmogorov-Smirnov (K-S) para decidir sobre a aplicação de testes paramétricos ou não paramétricos na comparação das médias, sendo: nas dimensões normais, o teste t de amostras independentes e o teste ANOVA (Tukey); e, na dimensão não normal, o teste U de Mann-Whitney e o teste Kruskall-Wallis. Os resultados apontaram a predominância da base afetiva, seguida das bases normativa e instrumental. Na análise das médias, observou-se significância estatística em: dados funcionais; “cargo”, na dimensão afetiva; “trabalhou na iniciativa privada, nas dimensões instrumental e normativa; e, “o que atraiu para o serviço público”, na dimensão normativa. Nos dados organizacionais: “considerando as qualificações profissionais, recebe remuneração adequada”, nas dimensões afetiva e normativa; “a legislação vigente é um fator negativo no desempenho do meu trabalho/carreira”, nas dimensões afetiva e instrumental; e, por fim, “há grande pressão para obediência às normas (leis, portarias, regulamentos etc)”, na dimensão afetiva. Já na análise de correlação houve significância dos dados considerada fraca nas seguintes variáveis: “já trabalhou na iniciativa privada”, “o que atraiu para o serviço público”, “cargo” e, finalizando, “considerando as qualificações profissionais, recebe remuneração adequada”.Item Acesso aberto (Open Access) Implementação do mapeamento de processos em uma unidade acadêmica de uma universidade federal(Universidade Federal de Alfenas, 2019-12-18) Vasconcelos, Veronica Paula De; Souza, Paulo Roberto Rodrigues De; Nuintin, Adriano Antonio; Melo, Daniela De CastroTorna-se cada vez mais evidente a necessidade de implementação de melhorias nos serviços prestados pelas instituições públicas, seja por necessidade interna de seus servidores ou para atendimento às demandas externas da sociedade em geral. O mapeamento de processos tem se tornado um instrumento essencial para aperfeiçoamento dos processos de trabalho das organizações, na busca por mais eficiência e agilidade na execução das atividades operacionais. Dessa forma, esta pesquisa objetiva identificar quais melhorias podem ser implementadas nos processos operacionais do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, por meio da aplicação da técnica de mapeamento de processos. Para isso, inicialmente, foi realizado um levantamento das atividades de rotina do setor para identificação de seus processos de trabalho, em seguida, os processos identificados foram mapeados e, por fim, alguns processos críticos foram selecionados para redesenho e proposta de melhorias. A seleção dos processos críticos foi possível devido a aplicação de um questionário a servidores da unidade acadêmica, que possibilitou a elaboração de uma matriz de desempenho e importância. Com o redesenho dos processos, confirmou-se que o mapeamento dos processos operacionais de uma instituição pode trazer benefícios como redução do tempo para execução das atividades, economia de recursos públicos e aumento da qualidade dos serviços prestados.Item Acesso aberto (Open Access) Qualidade de vida no trabalho (QVT): estudo em um campus fora de sede de uma universidade federal(Universidade Federal de Alfenas, 2018-07-24) Arantes, Maria Do Carmo; Souza, Paulo Roberto Rodrigues De; Nuintin, Adriano Antônio; Souza, Wanderson Gomes DeO tema Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) está presente no discurso de dirigentes e gestores de organizações públicas e privadas, na mídia e na literatura científica das ciências do trabalho e da saúde. O crescimento do interesse pela temática acompanhou as mudanças que o mundo do trabalho vem sofrendo ao longo de décadas. Este estudo pretende contribuir para a discussão sobre QVT ao refletir sobre as ideias ocidentais a respeito do trabalho, relatar o tratamento dado à QVT desde a década de 1950, descrever os principais modelos para análise de QVT encontrados na literatura da área, discutir aspectos relacionados a sua conceituação e analisar o tratamento da questão no setor público, especialmente no Campus Varginha/MG da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), definido como locus da pesquisa. O objetivo geral é realizar um diagnóstico da QVT dos trabalhadores deste Campus, de forma a incluir a avaliação do Programa de QVT institucional. O diagnóstico é baseado no modelo de avaliação proposto por Hackman e Oldham (1975). Quanto aos objetivos, natureza, procedimentos e abordagem do problema, esta pesquisa classifica-se como exploratória e descritiva, aplicada, documental de campo e predominantemente quantitativa, respectivamente. Os servidores docentes, os servidores técnicos administrativos em educação e os funcionários terceirizados compõem a população da pesquisa. A amostra, classificada como não probabilística por conveniência, constitui-se por 109 dos 134 trabalhadores do mencionado Campus. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram documentos institucionais disponíveis no site da Universidade, relatórios da Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho da UNIFAL-MG e questionário. Os dados foram obtidos a partir de consulta aos documentos institucionais e aplicação de questionário: online aos servidores e impresso aos funcionários terceirizados. Os dados foram convertidos em valores numéricos para lançamento em planilha do Statistical Package for Social Sciences para análise de frequência, média, desvio padrão e comparação das médias através do teste t. A avaliação das dimensões essenciais do trabalho indicou que as dimensões que necessitam de mais mudanças no Campus Varginha da UNIFAL-MG para que determinem estados psicológicos críticos capazes de resultar em resultados pessoais de trabalho mais satisfatórios para os servidores docentes e técnicos administrativos em educação são o feedback intrínseco e extrínseco, a variedade de habilidade e a autonomia. As dezessete variáveis que avaliaram a percepção de qualidade de vida dos servidores docentes obtiveram resultados satisfatórios em doze, moderados em quatro e insatisfatório em uma delas. Os servidores técnicos administrativos em educação avaliaram sete variáveis como satisfatórias, sete como moderadas e três como insatisfatórias. Os participantes da pesquisa entendem qualidade de vida no trabalho principalmente como condições ambientais físicas de trabalho adequadas, remuneração que permite uma boa qualidade de vida, satisfação com o trabalho que realizam, autonomia para decidir a melhor forma de executar o trabalho, oportunidade de aprendizagem e domínio do conhecimento e das habilidades necessárias para o cargo exercido. A avaliação do Programa de Qualidade de Vida do Servidor da UNIFAL-MG indicou que este necessita de aperfeiçoamento.Item Acesso aberto (Open Access) Vantagens e desvantagens do teletrabalho dos servidores técnicos administrativos em educação de uma Instituição pública federal(Universidade Federal de Alfenas, 2023-05-17) Oliveira, Gustavo Ferreira De; Souza, Paulo Roberto Rodrigues De; Arenas, Marlene; Frias, Lincoln Thadeu Gouvêia DeO teletrabalho no setor governamental ainda encontra desafios a serem superados, mesmo após a crise da COVID-19. As dificuldades são enormes, tais como a separação da vida profissional do pessoal, o aumento da carga horária, trabalhar sem supervisão, dificuldades com a infraestrutura tecnológica, além da produtividade ameaçada pelo isolamento. Frente a esse contexto, é evidente a relevância científica do tema, visto que esse modelo trabalhista está inserido no cotidiano dos trabalhadores, trazendo impactos no gerenciamento público, bem como na vida do servidor. O momento mostra que a crise gera oportunidades e que as mudanças conduzem a sociedade e instituições a adotarem modelos nunca antes experimentados, dando espaço para a inovação, aprendizagem e o crescimento. O trabalho híbrido é uma das alternativas de formas de trabalho pós-pandemia, pois reúne as melhores práticas da modalidade presencial com as melhores práticas do teletrabalho, podendo trazer uma revolução no modelo trabalhista. Na literatura são abundantes os estudos que analisam as vantagens e desvantagens do trabalho remoto para os servidores públicos nas universidades públicas, dos quais a maioria não possui experiência com essa modalidade de trabalho. O objetivo desta dissertação é identificar os benefícios e dificuldades na percepção dos servidores técnicos administrativos em educação com a implantação do teletrabalho durante a pandemia. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem quantitativa, com objetivo exploratório, descritivo e utilização de pesquisa bibliográfica e levantamento de dados por meio de questionário tipo survey com perguntas fechadas. Os resultados foram que 84% dos servidores fizeram o teletrabalho emergencial. Para os servidores que fizeram o teletrabalho emergencial foi levantado o perfil sócio demográfico e funcional dos entrevistados além das perguntas específicas para definir quais as percepções que os servidores tiveram em relação ao novo modo de trabalho. O teletrabalho durante a pandemia proporcionou inúmeras vantagens, tais como: menos interrupções, menor distração, maior interação com a família, maior autonomia para organizar as tarefas, mais flexibilidade de horário e maior eficiência, efetividade e produtividade. As principais desvantagens apontadas foram: a carga de trabalho aumentou, o servidor vivenciou um maior isolamento social, sem interação com os colegas de trabalho. Um dado que chamou atenção foi que mesmo sendo compulsória a entrada no teletrabalho, muitos tiveram o reconhecimento de suas obrigações pelos colegas de trabalho, que o desenvolvimento do trabalho não foi prejudicado, que não houve resistência de gestores e colegas ao regime de trabalho, nem por isto foram mais supervisionados pela instituição e que o emocional não foi abalado. De maneira geral, os servidores mostraram-se satisfeitos com o teletrabalho que está sendo desenvolvido na UNIFAL-MG, e apontando que o regime híbrido é o melhor modelo de trabalho a ser implementado sendo este apontamento a maior recompensa do trabalho para a universidade.
