Mestrado em Educação
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Navegando Mestrado em Educação por Orientador(a) "Faria, Marcos Roberto De"
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Item Acesso aberto (Open Access) A Base Nacional Comum Curricular no Brasil contemporâneo: uma análise documental à luz da teoria crítica de Adorno(Universidade Federal de Alfenas, 2023-12-11) Dias, Luciano Teixeira; Faria, Marcos Roberto De; Silveira, Carlos Roberto Da; Nery, Vanessa Cristina GirottoNos últimos anos, um expressivo fenômeno político de extrema-direita emerge na sociedade brasileira, em particular, na esfera da Educação Básica, suscitando controvérsias em comunidades escolares e no campo das pesquisas em Educação. Notamos, particularmente, que o desfecho da elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), publicada em 2017, ocorreu ainda no alvorecer da experiência política e particularmente educacional que então colocamos em tela. Diante dessa conjuntura, realizamos uma análise do documento que estabelece as aprendizagens essenciais dos estudantes no decurso do Ensino Básico em todo o país: a BNCC. Averiguamos justamente se o conjunto oficial de diretrizes para as práticas escolares exercidas pelo corpo docente, perante crianças e adolescentes, fundamenta-se em uma perspectiva considerada emancipatória, nos contornos do quadro conceitual oferecido pela teoria crítica de Theodor Adorno, em razão de sua preocupação com o tema da emancipação no âmbito educacional. Em conclusão, destacamos que as emergentes forças sociais do neoliberalismo e do fascismo à brasileira balizaram a produção – e não uma determinação – das diretrizes pedagógicas que atualmente prescrevem o que deve ser ensinado à juventude no ofício da docência nas escolas públicas e privadas do país.Item Acesso aberto (Open Access) A educação na perspectiva da filosofia cética de Michel de Montaigne(Universidade Federal de Alfenas, 2016-12-02) Messias, Elvis Rezende; Faria, Marcos Roberto De; Theobaldo, Maria Cristina; Mariano, André Luiz SenaIdentificar as características fundamentais da Educação em Michel de Montaigne (França, 1533-1592), levantando e relacionando influências e contribuições marcantes do ceticismo em sua filosofia e reflexão pedagógica e educacional é a preocupação primeira do presente texto. Para tanto, o itinerário percorrido procura compreender, inicialmente, as condicionantes históricas às quais o pensamento montaigneano estava inserido, pensando separadamente as transformações paradigmáticas fundamentais ocorridas em diversas ambiências entre o final do Medievo e o Renascimento. O destaque se dá a dois pontos cruciais: às transformações filosófico-pedagógicas e às principais características do ceticismo antigo que são retomadas no cenário de crise renascentista, procurando criar espaço para refletirmos o quanto o contexto e o cenário pré-moderno de instabilidades e incertezas são cruciais para compreendermos o lugar e o papel da retomada da corrente cética, especialmente do ceticismo pirrônico, e suas influências no pensamento do filósofo francês. Em seguida, nos enveredamos pela aventura de ensaiar a exploração das ideias centrais de Montaigne sobre a Educação, inserindo-as sob o lume de suas condicionantes históricas e as prerrogativas ensaísticas do seu pensamento, levantando reflexões acerca de alguns sinais e presenças do ceticismo em seus ensaios educacionais. Por fim, em um terceiro momento, nos atentamos ao trato mais específico da relação entre ceticismo e educação em Montaigne, pensando o lugar da equipolência e da suspensão do juízo, elementos fundamentais do ceticismo pirrônico, na nova maneira pedagógica instaurada pelo autor dos Ensaios, fundamentando o cerne da crítica montaigneana ao papel antipedagógico do dogmatismo e revalidando o papel educacional da dúvida no constante processo de formação de sujeitos independentes/autônomos.Item Acesso aberto (Open Access) A sophia como télos da pedagogia da razão: reflexões para a educação a partir da atitude filosófica de Platão(Universidade Federal de Alfenas, 2018-05-16) Teixeira, Luiz Paulo; Faria, Marcos Roberto De; Mariano, André Luiz Sena; Silva, Fábio De BarrosEsta dissertação pretende contribuir com a discussão em torno da natureza e finalidade da educação. Para isso, buscamos na filosofia de Platão dois elementos essenciais que podem ajudar elaborar um problema consistente de pesquisa sobre este tema: a atitude filosófica e a pedagogia da razão do filósofo-educador ateniense. Parte-se da seguinte questão: ―Em que a atitude filosófica e a pedagogia da razão de Platão podem contribuir para a discussão em educação?‖. Nessa esteira, propõe-se como objetivo geral ―investigar a atitude filosófica e a pedagogia da razão e perceber nelas alguns elementos fundamentais para se compreender a essência e a finalidade da educação, principalmente nestes tempos, chamados de pós-modernos, nos quais o homem fecha-se sobre si mesmo, recusa a noção de verdade objetiva e demonstra nítido desinteresse pelos assuntos da pólis‖. A coleta de dados e a análise temática permitem concluir que a sophia é o télos da pedagogia da razão e que a atitude filosófica do filósofo-educador ateniense é importante para refletir sobre a educação nestes tempos de irracionalidade. Tal proposição nasce primeiramente de um percurso construído por meio da análise da existência de Platão como educador e de eventos históricos que o levaram à formulação de um problema educacional. Depois, busca-se conceituar adequadamente a pedagogia da razão, salientando a busca pela atemporalidade em relação com o bem. Por último, procura-se perceber os desdobramentos dessas reflexões para estes tempos, em que posturas irracionais teóricas, comportamentais e políticas encontram na agenda ―pós‖ um solo fértil para se fortalecerem. Propõe-se, então, a educação como conversão para as formas estruturantes da bondade/beleza, justiça e verdade: conceitos fundamentais para estruturar e conservar a vida (sophia). A investigação aqui desenvolvida é de natureza teórica e estruturada segundo o rigor, a criticidade e a visão de conjunto, próprios das abordagens filosoficamente reflexivas e dialéticas.Item Acesso aberto (Open Access) Educação e ética em Kant: a importância da pedagogia da autonomia para a constituição moral do sujeito(Universidade Federal de Alfenas, 2019-03-29) Martins, João Paulo; Faria, Marcos Roberto De; Cunha, Bruno Leonardo; Oliveira, Paulo César DeEste trabalho dissertativo visa contribuir com a reflexão sobre a educação a partir do pensamento do filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804). O principal objetivo é apresentar o pensamento kantiano sobre a educação em sua relação com a ética. Concomitantemente, intenciona-se produzir uma reflexão capaz de amadurecer práticas para o desenvolvimento da moralidade por meio da educação. Como referencial teórico basilar desta investigação, buscar-se-á apoio na obra Sobre a Pedagogia (2002), com ênfase na introdução e na segunda parte dela. Neste contexto, propõe-se a seguinte questão: como constituir a formação moral do sujeito ante às carências de modelos e referenciais que despertem o comportamento ético? Este texto organiza-se em três capítulos para abordar a problemática levantada. No primeiro, preocupa-se em apresentar algumas considerações sobre a ambiência da Idade Moderna. O segundo capítulo mostra o impacto da obra de Rousseau no pensamento educacional de Kant. E, no terceiro, discutem-se os aspectos singulares da proposta educacional kantiana, demonstrando a sua relação com a dimensão da educação prática, da educação pública e privada, em vista de se alcançar, no plano ético, a felicidade por meio da virtude, e, no político, a paz perpétua. Propõe-se, então, a educação como caminho para afastar o ser humano de suas inclinações instintivas e o direcioná-lo pelo caminho da liberdade, a fim de desenvolver plenamente sua faculdade racional, elevando-o ao seu melhor estado de humanidade. A investigação aqui desenvolvida é de natureza teórica e estruturada segundo o rigor, a criticidade e a visão de conjunto, próprios das abordagens filosoficamente reflexivas e sistemáticas.Item Acesso aberto (Open Access) Educação e política em Platão: reflexões a partir do livro VII d’ A República(Universidade Federal de Alfenas, 2019-12-19) Ribeiro, Matheus Barbosa; Faria, Marcos Roberto De; Pereira Filho, Gerson; Oliveira, Paulo César DeEsta pesquisa investiga a relação entre educação e política segundo a concepção filosófica de Platão, tomando o livro VII de sua obra A República, como ponto de partida para as reflexões acerca do tema. Para tanto, em um primeiro momento, foi feito um levantamento histórico acerca da formação da Paideia na antiguidade grega com a finalidade de investigar os principais fatos e condições que propiciaram a construção desse conjunto de ideias acerca da educação do cidadão grego. Além disso, foi exposto o debate educativo presente no período clássico, considerando a contribuição dos poetas, dos sofistas, também da educação espartana e ateniense. Por fim, Sócrates é situado no debate, considerando sua importância em função da singularidade de sua postura diante das reflexões daquele tempo. Em um segundo momento, foram abordados os pressupostos filosóficos que fundamentam a contribuição de Platão para o debate educativo no período clássico. É possível identificar entre tais pressupostos, a concepção antropológica do filósofo, as peculiaridades de sua compreensão sobre a areté e a importância disso para a educação do homem virtuoso, além de ressaltar a função da música e da ginástica para a formação básica do cidadão. Por fim, em um terceiro momento, foi evidenciada a indissociabilidade entre educação e política na filosofia platônica por meio da análise da Alegoria da Caverna situada no livro VII d’A República de Platão. Alguns aspectos foram ressaltados como, por exemplo, a importância do processo dialético na busca pelo conhecimento, o caminhar filosófico enquanto aquisição da autonomia do sujeito e sua liberdade diante das ideologias, além da relevância da figura do filósofo-rei enquanto obra prima resultante do processo educativo segundo Platão. Para atingir o objetivo de pesquisa, foi adotada como metodologia a pesquisa bibliográfica, considerando como fontes primárias os diálogos platônicos e, entre estes, A República, como destaque. Além disso, foram consultadas diversas obras e pesquisas científicas de autores respeitados no âmbito acadêmico, que serviram de apoio à compreensão histórica e filosófica. Entre estas, destaca-se a obra Paideia – A Formação do Homem Grego do filólogo alemão Werner Jaeger. Por meio de uma investigação de natureza teórica, baseada no rigor crítico e filosoficamente reflexiva, foi possível observar a grande contribuição do Platão educador não só da Grécia, mas de todo o Ocidente. Sua visão de conjunto, capaz de abranger a Filosofia, a Educação e a Política, mesmo no presente, permanece como um referencial para o debate acerca do papel da educação, sua função em uma sociedade e sua importância para a autonomia do sujeito.Item Acesso aberto (Open Access) Educação no encontro cultural: jesuítas e nativos na América portuguesa do século XVI(Universidade Federal de Alfenas, 2018-02-07) Andrade, Leandro Lente De; Faria, Marcos Roberto De; Hansen, João Adolfo; Hernandes, Paulo RomualdoEnfatizar a educação no encontro cultural entre jesuítas e nativos na América portuguesa do século XVI é o objetivo final da presente pesquisa. Nesse sentido, e tendo em vista a alteridade cultural dos sujeitos, dedica-se grande parte da dissertação no trato de ressaltar os aspectos culturais próprios da Companhia de Jesus, e suas dimensões educacionais, e trabalhar as representações da cultura indígena pelos registros dos religiosos da época. Toma-se como fonte uma quantidade considerável de documentos primários, sobretudo as cartas jesuítas, e uma ampla produção historiográfica sobre o período. Da História Cultural francesa são os referenciais teóricos (Michel de Certeau e Roger Chartier); e, em diálogo com as demais áreas vizinhas de produção de conhecimento histórico, o trabalho pretende colher da antropologia, filosofia, linguística, literatura, psicologia elementos que preencham lacunas interpretativas. De um lado, as adaptações do modus procedendi inaciano em meio às dificuldades nas terras além-mar. Por outro lado, a resistência dos costumes dos índios ante a vinda da Europa católica quinhentista. Em estratégias e artifícios, a educação faz presença nas investidas missionarias, no intuito de regenerar o degenerado, converter ao cristianismo, salvar e ajudar as almas, impor a moral cristã e expandir os domínios do reino e do Reino.Item Acesso aberto (Open Access) Os jesuítas e a Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa: das Constituições aos Regimentos Escolares(Universidade Federal de Alfenas, 2021-12-14) Andrade, Susana Bianca De; Faria, Marcos Roberto De; Almeida, Orlando José De; Hernandes, Paulo RomualdoA Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE FMC), situada em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais, é a primeira escola de eletrônica de nível médio da América Latina e foi fundada por Luzia Rennó Moreira, em 1959. Desde então, mantém-se sob direção jesuíta. O caráter humanista dessa gestão, entretanto, não se aliou facilmente ao ensino de caráter técnico, pragmático e focado na razão — contraste já salientado à época da reforma pombalina, quando se preconizou a concepção de que, em tempos de Iluminismo, a educação jesuítica era retrógrada, livresca, acadêmica e pouco prática. As divergências entre essas duas maneiras de se conceber o ensino desencadearam as inquietações que motivaram esta pesquisa. Sob a perspectiva histórico-cultural, comparamos o momento documentalmente inicial da empreitada pedagógica da Companhia de Jesus, em consulta às Constituições de 1558-1559, e a atualidade, sobretudo a partir de regimentos da ETE FMC publicados entre 2010 e 2020. Também considerando-se o contexto documental, o cruzamento dessas fontes com bibliografia especializada — em diálogo com o pensamento de Michel de Certeau, com ênfase nos conceitos de “estratégias” e “táticas” —, conduziu-nos à percepção sobre a condição estigmatizada do ensino técnico e/ou profissionalizante no Brasil. Em distintos cenários históricos, as desigualdades educacionais e, de maneira correlata, sociais apenas se mostraram acentuadas, já que o ensino profissionalizante era precário e o acesso à universidade era dificultado às classes menos privilegiadas, que não poderiam desfrutar do Ensino Médio propedêutico. Relacionamos o conceito de estratégias ao projeto de estigmatização e compreendemos que a ação da direção jesuíta na ETE FMC se configurou como força tática, por meio de conceitos presentes nas Constituições, os quais repercutiram, direta ou indiretamente, nos regimentos analisados: adaptabilidade às circunstâncias, instrução de excelência e formação integral. Nesse sentido, concluímos que a direção jesuíta contribuiu para o destaque da instituição, há mais de meio século, ao romper o infeliz projeto de estigmatização do ensino técnico e/ou profissionalizante no Brasil, e fornecer, a diferentes classes sociais, o ensino propedêutico e técnico concomitantemente; em outras palavras, oferecendo consistente formação técnica, que ao mesmo tempo promova o acesso ao ensino superior.Item Acesso aberto (Open Access) Uma análise da obra “Paideia” de Werner Wilhelm Jaeger: educação, cultura, ética e política na Antiguidade grega.(Universidade Federal de Alfenas, 2022-04-05) Soares, Heverton; Faria, Marcos Roberto De; Pereira Filho, Gerson; Oliveira, Paulo César DeO presente trabalho tem como guia a obra “Paideia. A formação do homem grego” de Werner Wilhelm Jaeger que desenvolveu reflexões sobre os textos mitológicos, sofísticos, filosóficos e acontecimentos políticos, culturais e espirituais da Grécia Clássica. Guiado pelo método histórico-evolutivo, propôs que a História é um despertar contínuo e que a educação deveria ser analisada de maneira particular e coletiva. Enfocou na demonstração da imagem do Homem elevado, físico e psíquico, que já estava impregnada na consciência dos gregos. Analisou a pedagogia socrática, fruto de um processo histórico que a antecedeu e marco educacional que deixou legados, para edificar o centro da educação grega. Apreciando poetas, homens de Estado e filósofos do período, buscou a estruturação da areté e o estudo da paideia grega como educação totalizante. Por fim, esta dissertação percorrerá os passos de Jaeger, filósofo e filólogo, para conhecer o ideal de Homem grego, a formulação da verdadeira paideia e do seu espaço no período clássico.