Mestrado em Educação
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/2655
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Navegando Mestrado em Educação por Orientador(a) "Ferrarezi Junior, Celso"
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Item Acesso aberto (Open Access) A percepção do processo de silenciamento em ambiente escolar por alunos de instituições públicas de Alfenas - MG(Universidade Federal de Alfenas, 2018-02-28) Ferreira, Reginaldo; Ferrarezi Junior, Celso; Neder, Marco Antônio Villarta; Hernandes, Paulo RomualdoA presente dissertação, cujo tema é “A Percepção do Processo de Silenciamento em Ambiente Escolar por alunos de Instituições Públicas de Alfenas - MG”, pretende verificar se a escola pública brasileira atua de maneira efetiva e institucionalizada para a manutenção de um processo oficioso de silenciamento dos alunos, averiguando se suas práticas são dialógicas ou monológicas. Entende-se, nesta dissertação, a democracia no seu sentido mais amplo de direito à voz, ou seja, a manutenção de uma dialogia real. O que nossa experiência como educador tem atestado, porém, é que, muitas vezes, os alunos são silenciados sob a alegação da autoridade do professor ou da manutenção da hierarquia escolar que, em seu exercício do poder com amparo institucional, apenas estabelece padrões que os alunos devem seguir, não havendo possibilidade de diálogo. É comum constatar que o aluno só está dentro de sala de aula porque tem sido obrigado a estar, uma vez que a escola não tem oferecido elementos suficientes para despertar a criatividade, a imaginação, o prazer e o desejo de partilhar os conteúdos lançados em sala de aula. O modelo educacional apresentado atualmente, tem se mostrado bastante ineficaz. Portanto, cabe investigar em que medida esse sistema impõe um molde de ensino-aprendizagem que não condiz com a proposta de educação democrática. Para isso, o foco desta pesquisa foi a percepção que os alunos de diferentes níveis da Educação Básica têm da questão do silenciamento, verificando se eles consideram que a escola se preocupa com o diálogo ou se exerce uma prática educativa monológica e estabelece uma ordenação em que somente os discursos da escola têm validade. Os resultados obtidos demonstram que, do ponto de vista dos educandos, estes são silenciados pela voz dos professores e por outros elementos constituintes do sistema escolar formal. Isso permitiu elucidar em que medida esses alunos deixam de ser agentes ativos de seu conhecimento para ser receptores passivos dos conteúdos impostos pelos educadores.Item Acesso aberto (Open Access) Aprendizagem de ELE nos anos iniciais do ensino fundamental: aspectos cognitivos e emocionais.(Universidade Federal de Alfenas, 2020-07-01) Fernandes, Andreia Sebastiana De Rezende; Ferrarezi Junior, Celso; Fernández, Isabel Gretel María Eres; Oliveira, Kátia Aparecida Da SilvaEsta dissertação é constituída a partir de uma pesquisa bibliográfica (LIMA, 2007) com o objetivo de organizar informações sobre o ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira para Crianças (LEC) no Ensino Fundamental - Anos iniciais. Buscamos compreender como é o processo de aprendizagem das crianças por meio dos conceitos de vivência, internalização e emoção de Vigotski e pensar como a oferta de LEC, principalmente de espanhol, pode contribuir com o desenvolvimento das crianças e com a valorização do ensino de Língua Estrangeira (LE) na educação básica. O referencial teórico que embasou nosso trabalho compôs-se por estudos voltados à aprendizagem e desenvolvimento da criança a partir da teoria de Vigotski (1998, 2008, 2010) e autores que interpretaram sua obra (OLIVEIRA, 1992, 1993; PINO, 2000, 2010; REGO, 2007; REY, 2007, 2009; SAWAIA, 2000, entre outros); ao ensino de espanhol no Brasil (GOETTENAUER, 2005; LAGARES, 2013; PARAQUETT, 2009, 2010, 2014; entre outros) e ao ensino de LE para crianças (BOÉSSIO, 2010, 2011; CARMO, 2016; CHAGURI, 2011; RINALDI, 2006, 2011; RINALDI; ERES FERNÁNDEZ, 2009, 2011; ROCHA, 2006; SILVA, 2013, entre outros). Também analisamos alguns documentos que regem o Ensino Fundamental brasileiro a partir da perspectiva da política linguística (RAJAGOPALAN, 2009, 2013; CALVET, 2007) e acreditamos que uma política linguística séria e comprometida com o sucesso do aprendizado de LE na escola regular desde os anos iniciais pode mudar os rumos desse ensino no Brasil. Sugerimos que o professor de LEC busque atividades que deem voz ao aluno na sala de aula e permitam que a criança contribua ativamente com o seu próprio desenvolvimento, recuperando o sujeito que pensa, integrando as emoções, a fantasia e a imaginação a fim de colaborar com a formação integral da criança e favorecer o sentimento de pertencimento e gosto pelo aprendizado de línguas e culturas estrangeiras.Esta tesina se constituye a partir de una investigación bibliográfica (LIMA, 2007) con el objetivo de organizar informaciones sobre el proceso de enseñanza y aprendizaje de lenguas extranjeras para niños (LEC) en los años iniciales de la educación básica brasileña. Buscamos entender cómo es el proceso de aprendizaje de los niños desde los conceptos de experiencia, internalización y emoción de Vigotski y pensar cómo el ofrecimiento de LEC, especialmente el español, puede contribuir al desarrollo de los niños y a la mejora de la enseñanza de Lengua Extranjera (LE) en la escuela. El marco teórico que apoyó nuestro trabajo está compuesto por estudios centrados en el aprendizaje y el desarrollo infantil desde la teoría de Vigotski (1998, 2008, 2010) y autores que interpretaron su obra (OLIVEIRA, 1992, 1993; PINO, 2000, 2010; REGO, 2007; REY, 2007, 2009; SAWAIA, 2000, entre otros); en la enseñanza de español en Brasil (GOETTENAUER, 2005; LAGARES, 2013; PARAQUETT, 2009, 2010, 2014; entre otros) y la enseñanza de LE para niños (BOÉSSIO, 2010, 2011; CARMO, 2016; CHAGURI, 2011; RINALDI, 2006, 2011; RINALDI; ERES FERNÁNDEZ, 2009, 2011; ROCHA, 2006; SILVA, 2013, entre otros). También analizamos algunos de los documentos que rigen la educación elemental brasileña desde la perspectiva de la política lingüística (RAJAGOPALAN, 2009, 2013; CALVET, 2007) y creemos que una política lingüística seria y comprometida con el éxito del aprendizaje de LE en la escuela desde los años iniciales de la educación básica brasileña puede cambiar la historia de esa enseñanza en Brasil. Sugerimos que el profesor de LEC realice actividades que le den voz al alumno en el aula de clase y le permita contribuir activamente en su propio desarrollo, recuperando el sujeto que piensa, integrando emociones, fantasía e imaginación a fin de auxiliar a la formación integral del niño y favorecer el sentido de pertenencia y gusto por el aprendizaje de lenguas y culturas extranjeras.Item Acesso aberto (Open Access) Inserção de estudantes de comunidades típicas em escolas urbanas: estudo de caso “Comunidade dos Gomes” em Juruaia, MG(Universidade Federal de Alfenas, 2021-07-30) Silva Sobrinho, Jair; Ferrarezi Junior, Celso; Magalhães, Marly Augusta Lopes De; Borges, Rosângela RodriguesOs problemas relacionados aos processos educacionais brasileiros deixaram de ser temas voltados somente para os especialistas em educação, mas, sobretudo, para ganhar maior destaque junto aos estudantes de escolas das comunidades típicas, que são as principais vítimas dos descasos das políticas públicas que estão afetando não só as instituições de ensino, mas, acima de tudo, as mentes humanas. A pesquisa aqui apresentada propôs como objetivo proceder a uma análise sistematizada a partir de um viés sociolinguístico que permita uma avaliação preliminar do preconceito linguístico sofrido por falantes oriundos da Comunidade dOs Gomes e analisar os níveis de silenciamento aplicados aos pesquisados e apontar o grau de importância de escolas em comunidades típicas. O problema colocado como norte neste trabalho é justamente a análise e estudo do preconceito linguístico sofrido por estudantes oriundos de comunidades típicas brasileiras quando obrigados a estudar em escolas urbanas e os efeitos do deslocamento compulsório desses estudantes para os ambientes escolares urbanizados. Como estudo de caso, adota-se a Comunidade dOs Gomes em Juruaia/MG. A referida comunidade caracteriza-se como um grupo populoso e ainda muito fiel às heranças linguísticas recebidas de seus antepassados. Por não possuir uma escola local, estudantes de todas as idades e níveis escolares deslocam-se diariamente até a cidade para estudarem. As ciências Linguística e Sociolinguística e, também, a Pedagogia da Comunicação estabelecem as bases teóricas desta dissertação. A partir da aplicação de entrevistas semiestruturadas a estudantes matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio e com anuência dos participantes, as entrevistas foram gravadas, o que possibilitou a composição do corpus de pesquisa em áudio e, também, transcrições destes. Assim, apontamos e debatemos questões pertinentes relacionadas à cultura local e às marcas identitárias desses estudantes. Registramos as inúmeras ocorrências de preconceito linguístico dirigidos às crianças e adolescentes oriundas da Comunidade dOs Gomes e defendemos a importância de escolas dentro de comunidade típicas como a que aqui analisamos.Item Acesso aberto (Open Access) Literatura infantil na pedagogiada comunicação:possibilidades e conexões nas séries iniciais do ensino fundamental(Universidade Federal de Alfenas, 2019-07-31) Mesquita, Adriana Paula Goulart De Oliveira; Ferrarezi Junior, Celso; Neder, Marco Antônio Villarta; Carvalho, Robson Santos DeA presente dissertação, com a temática: “Literatura Infantil na Pedagogia da Comunicação: possibilidades e conexões nas séries iniciais do Ensino Fundamental”, registra a pesquisa bibliográfica e documental empreendida com o objetivo de investigar de que maneiras o trabalho com textos literários na primeira etapa de escolarização do Ensino Fundamental pode contribuir para a perpetuação ou o rompimento do processo de silenciamento impetrado na escola. Para tanto recorremos a autores que abordam o silenciamento, as competências comunicativas, a literatura infantil, a inter e a transdisciplinaridade, este último tema eleito em razão da crença nas muitas contribuições que um currículo transdisciplinar que utiliza a literatura como eixo de ligação pode prestar tanto à natureza comunicativa do humano como à sua integralidade. Analisamos também as práticas literárias implantadas nas duas escolas públicas em que trabalhamos utilizando para tal a observação do cotidiano escolar do qual participamos e os registros de projetos literários desenvolvidos, documentos públicos, enquanto norteadores de práticas institucionais públicas. Compreendemos, ao final da pesquisa, que as práticas literárias sob análise, são silenciadoras na medida em que estão comprometidas com objetivos meramente escolásticos deixando de privilegiar a felicidade do educando e a relação destes com a existência concreta. Entendemos também que toda e qualquer prática com textos literários, que pretenda favorecer, ou que de fato contribua para o desenvolvimento das competências comunicativas, também denominadas, práticas de linguagem, só terá plena efetividade se vinculada à vida real, à formação de sujeitos que, para além de se relacionarem com saberes pertinentes ao universo escolar, se comuniquem habilmente com o mundo no qual se inserem e que por eles pode ser modificado. A pesquisa reforça ainda o papel colaborativo da transdisciplinaridade na formação do “homo communicans”, do ser comunicativo, e a necessidade de incursões pedagógicas transdisciplinares nos currículos disciplinares para que tal formação se concretize.Item Acesso aberto (Open Access) Nos Giros do Carrossel de Leitura : avaliação de uma metodologia de desenvolvimento do gosto pela leitura na Educação Básica(Universidade Federal de Alfenas, 2023-03-08) Diniz, Daniele Oliveira; Ferrarezi Junior, Celso; Borges, Rosângela Rodrigues; Miranda, Flávia Daniele Sordi SilvaCom o intuito de compreender a importância da leitura e o desenvolvimento do gosto pela leitura, com a escola enquanto lócus da ação, realizou-se uma pesquisa qualitativa a partir da implementação do projeto-piloto Carrossel de Leitura, com dezoito estudantes de uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental I, de uma escola pública da Rede Municipal de Ensino de Poços de Caldas- MG. Este estudo, aqui apresentado, pesquisou se as contribuições para a formação do gosto pela leitura no aluno-leitor da Educação Básica, a partir do Carrossel de Leitura, conseguiram romper com o padrão positivista e mnemônico da leitura escolar, mesmo que na pequena escala de um projeto-piloto. Ademais, realizou-se um diagnóstico inicial e final dos alunos participantes do projeto; compreendeu-se possíveis mudanças subjetivas nos estudantes participantes após o término do projeto-piloto, através das entrevistas semiestruturadas; identificou-se as principais dificuldades e elementos limitantes na implementação da metodologia proposta; analisou-se os possíveis pontos positivos e pontos para melhorias metodológicas do Carrossel de Leitura. A fundamentação teórica da pesquisa apoiou-se em uma abordagem multidisciplinar, a fim de permitir um olhar através de diferentes perspectivas da investigação. Metodologicamente, encontrou-se na pesquisa-ação uma importante possibilidade de efetivação, na tentativa de entender as práticas sociais, culturais e educacionais que permeiam a prática da leitura, oportunizando um maior envolvimento dos participantes durante o projeto. Para a coleta de dados, foram utilizados questionários, entrevistas semiestruturadas e relatos da observação participante. Na análise e interpretação dos dados foram empregadas a Análise de Conteúdo sistematizada por Bardin (1979), utilizando como recurso o software IRAMUTEQ e posteriormente a Triangulação dos Dados. Os resultados obtidos revelaram ser possível contribuir para a formação do gosto pela leitura e estabelecer movimentos em favor da criação do hábito e incentivo pela leitura por meio da metodologia do Carrossel de Leitura.Item Acesso aberto (Open Access) O processo de ressignificação em ambiente escolar: a produção por estudantes de educação básica em função de diferentes intervenções pedagógicas(Universidade Federal de Alfenas, 2017-02-24) Ferreira, Ana Paula; Ferrarezi Junior, Celso; Amaral, Nair Ferreira Gurgel Do; Girotto, Vanessa CristinaAmparada na Semântica de Contextos e Cenários (SCC) essa pesquisa destaca como hipótese que específicas estratégias pedagógicas no trabalho com textos ficcionais interferem na atribuição de sentidos por alunos de séries iniciais. Entendendo que não basta a leitura de palavras deslocada da leitura de mundo, a pesquisa tem como objetivo geral descrever os processos de atribuição de sentido decorrentes de específicas práticas pedagógicas utilizando-se de textos ficcionais, de modo a permitir uma compreensão mais cabal dos processos de significação e ressignificação realizados por alunos de Educação Básica em atividades de leitura de textos. Por ressignificação entende-se o processo de transformação do signo no seu sentido costumeiro, lembrando que de acordo com a SCC a palavra não apresenta um sentido fixo e determinado, mas se condiciona aos elementos culturais. O sujeito, enquanto possuidor de um arquivo cultural é quem atribui sentido e por isso este não está definido exclusivamente no texto, mas na cultura, e por isso, a intervenção pedagógica implicaria sobre a cultura e, portanto, na atribuição de sentido feita pela pessoa. Nessa dinâmica entre elementos linguísticos e elementos extralinguísticos, e lembrando que o sujeito (no caso da pesquisa, o estudante) participa de todo esse processo, pode-se conjecturar que determinadas práticas pedagógicas possibilitam em maior parte a reprodução de uma linguagem dominante e em contrapartida, outras práticas podem convidar a comparações, inferências, ressignificações desconstruindo o imperialismo de uma única visão de mundo. De forma a avaliar a ressignificação na concretude da sala de aula, a pesquisa foi realizada numa turma de 5º ano em que a professora regente aplicou diferentes estratégias pedagógicas envolvendo texto ficcional sob orientação externa da pesquisadora. A pesquisa é descritiva e os recursos utilizados para coleta e análise dos dados foram: conversa com a professora orientando sobre as estratégias de ensino; diário de campo para registros do acompanhamento das aulas e os documentos, que no caso são textos produzidos pelos alunos mediante intervenção educativa da professora. Dentre os resultados encontrados destacam-se o impacto de uma linguagem revestida de autoridade, que é a fala do professor sobre o processo de (re) significação do estudante. Também, atestamos como a ressignificação é um processo que pode contribuir de forma polivalente, podendo servir enquanto ferramenta para manipulação e preconceito ou para emancipação.