Mestrado em Educação
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/2655
Navegar
Navegando Mestrado em Educação por Orientador(a) "Gomes, Claudia"
Agora exibindo 1 - 9 de 9
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Acesso aberto (Open Access) A constituição da subjetividade de estudantes em práticas de promoção de saúde no contexto da educação superior(Universidade Federal de Alfenas, 2020-05-25) Araújo, Crislaine Luisa; Gomes, Claudia; Bazon, Fernanda Vilhena Mafra; Bressan, Vânia ReginaCom base nos postulados da Psicologia Histórico Cultural, mais precisamente, os estudos de Gonzalez Rey, este estudo, parte da premissa de que a Educação Superior, não contempla efetivamente o desenvolvimento afetivo e relacional dos acadêmicos, ao desconsiderar que os contextos universitários, são atravessados por demandas não só objetivas, mas fundamentalmente subjetivas para a constituição do desenvolvimento humano na vida adulta. Para tanto, a pesquisa lança como objetivo analisar os elementos que compõem a subjetividade social e subjetividade individual de estudantes em práticas de promoção de saúde no contexto da Educação Superior. O estudo se baseia no desenvolvimento de uma pesquisaintervenção, desenvolvida a partir dos postulados da Epistemologia Qualitativa e desenvolvida no interior de uma Universidade Federal Sul Mineira. Para tanto, foram convidados para participação da pesquisa, doze discentes de graduação dos cursos de Licenciatura em Física, Licenciatura em Letras, Biomedicina, Medicina, Odontologia, Bacharelado em História, Licenciatura em Ciências Biológicas, cursando entre o 1º e 8º períodos. A realização da pesquisa se deu por meio de grupos de discussão, onde foram realizados sete encontros semanais de discussões, ao longo do segundo semestre de 2018, com o objetivo de desvelamento das condições e constituições da vivência universitária. O recurso metodológico utilizado para a realização das intervenções foi o uso de diferentes materialidades mediadoras, dentre as quais se destacam, os poemas, fotos, figuras e pinturas que foram observadas, analisadas e debatidas de forma grupal e coletiva entre os acadêmicos. As intervenções objetivaram problematizar elementos de vivências acadêmicas que permeiam o desenvolvimento humano na vida adulta. Por meio da constituição de núcleos de significação foi possível a constituição de dois núcleos: 1) DO SOCIAL AO INDIVIDUAL: desafios da constituição da formação acadêmica, com os indicadores de mérito acadêmico científico baseado na ótica conteudista, competitividade e vinculação à vivência acadêmica, e novas demandas curriculares e formatos didáticos e metodológicos; 2) DO INDIVIDUAL AO SOCIAL: percalços vividos no processo de desenvolvimento humano, com indicadores como o sentimento de culpa, fracasso e busca por resistência; individualidade e sentimento de solidão; e interesses pessoais e projeto de vida. A presente pesquisa indica um campo importante de atuação da Psicologia Escolar no contexto da Educação Superior, na busca de construir esforços e estratégias adequadas para promoção de saúde e desenvolvimento discente. No entanto, evidenciamos que se faz necessária, a problematização de elementos institucionais, curriculares, e, sobretudo relacionais vivenciados pelos discentes e docentes para a realização de uma análise das questões que permeiam a Educação Superior, de forma a construir propostas de ações, por meio de novos formatos didáticos e metodológicos, atendendo a demanda um novo planejamento curricular, que considere as relações dentro da Universidade e as vivências acadêmicas enquanto promotoras de desenvolvimento humano na idade adulta.Item Acesso aberto (Open Access) A inclusão de estudantes com especificidades no ensino superior: sujeitos e significações(Universidade Federal de Alfenas, 2019-09-23) Govêa, Carla Pacheco; Gomes, Claudia; Bazon, Fernanda Vilhena Mafra; Mariano, André Luiz SenaPautada nos princípios de direitos humanos, a perspectiva da educação inclusiva configura um cenário que privilegia a diversidade humana e a igualdade de direitos. Nessa perspectiva, este estudo traz como tema central o processo formativo de estudantes com especificidades, dentre os quais a pesquisa destaca acadêmicos com deficiência e acadêmicos com grave sofrimento psíquico no ensino superior. Este nível de ensino tem sido gradativamente convocado a reinventar-se para a oferta de uma formação científica, cultural e profissional, com base nos pressupostos inclusivos. Para tanto, pautando-se no aporte teórico da Psicologia Histórico-Cultural fundado na obra de Vigotski, o estudo lança como objetivo geral analisar as significações da inclusão no ensino superior na perspectiva dos estudantes com deficiência e com sofrimento psíquico. Com base na abordagem metodológica da Epistemologia Qualitativa, a pesquisa realizou-se no âmbito do IFSULDEMINAS e contou com a participação de seis estudantes com deficiência e dois estudantes com sofrimento psíquico. Os recursos utilizados na construção das informações foram questionário e entrevista semiestruturada, realizada a partir da apresentação de materialidades mediadoras (fotos), por meio de encontros individuais. As informações produzidas foram analisadas a partir do levantamento de pré-indicadores e indicadores que constituíram três núcleos de significação, a saber: Do legal ao real, que traz significações sobre as condições referentes ao processo inclusivo; Vivências (ex)inclusivas, que problematizando processos excludentes desvela relações estabelecidas que favorecem processos compensatórios; e Do sentido da formação à formação de sentido, que sinaliza o impacto da formação no desenvolvimento da autonomia. Assim, as análises das significações permitem evidenciar as considerações finais de que os processos de desenvolvimento da autonomia relacionados à vivência acadêmica se mostram mais expressivos nos estudantes os quais suas especificidades demandam menor alteração das estruturas pedagógicas, arquitetônicas e atitudinais preestabelecidas no contexto acadêmico. Nesse sentido, é possível pensar que os processos compensatórios passíveis de mobilização se dão em contexto ainda fortemente marcado para um modelo idealizado de estudante, capaz de responder ao padrão de desempenho acadêmico esperado. Assim, frente à orientação educacional pela objetividade, que negligencia processos subjetivos, as significações de êxito nos processos acadêmicos referem-se à apropriação de conhecimento vinculada aos aspectos afetivo-volitivos, apontando rompimento com demanda social e acadêmica de performatividade. O estudo evidencia que a vivência acadêmica é configurada (por alguns participantes) como instância mediadora na ressignificação sobre si mesmos e sobre o contexto social do qual participam, porém deflagra a necessidade de concepções e práticas serem repensadas no âmbito do ensino superior, sob pena de promover desenvolvimento apenas aos que conseguem construir estratégias de adaptação aos processos formativos padronizados.Item Acesso aberto (Open Access) A inclusão dos sujeitos com deficiência: significados e sentidos da trajetória escolar na passagem do Ensino Médio à Universidade(Universidade Federal de Alfenas, 2020-04-30) Araujo, Juliana Oliveira Pessoa; Gomes, Claudia; Barbelli, Izabel Cristina; Mariano, André Luiz SenaOs avanços nos estudos sobre o tema inclusão evidenciam o quanto o assunto precisa ser discutido, pois, ainda, faltam ações que garantam os direitos dos sujeitos com deficiência nos diferentes contextos escolares, da educação básica ao ensino superior. Nesse sentido, uma das premissas que direciona este estudo é que, para compreendermos o processo de inclusão escolar ao longo da trajetória dos sujeitos com deficiência, é central ao debate situarmos esses sujeitos como protagonistas. Para tanto, este estudo lançou como objetivo analisar os significados atribuídos e os sentidos configurados por estudantes com deficiência no processo de escolarização do Ensino Médio à Educação Superior. Com base nos postulados da Epistemologia Qualitativa de González Rey, foram participantes da pesquisa dez sujeitos com deficiências, estudantes do ensino médio e ensino superior, com deficiências diferenciadas, como surdez, autismo e deficiência física, que foram entrevistados, por meio de roteiro semiestruturado e direcionada pela utilização de fotos como materialidade mediadora. O acesso às informações possibilitou a organização dos indicadores com o intuito de compreender a temática da pesquisa que expressam os significados e sentidos dos estudantes acerca da trajetória durante o período de escolarização, por meio de informações quanto a experiências, trajetórias, direitos educacionais, acessibilidade, permanência, trajetórias, entre outros. Como considerações finais pode-se evidenciar que os significados atribuídos ao percurso acadêmico demarcam o quanto os alunos vivenciam dificuldades, no que diz respeito às acessibilidades e adaptações estruturais e pedagógicas, como os desafios presentes para a efetiva inclusão. Assim como deflagram sentidos de decepção, insegurança e inferioridade, geradores de fragilidade perante um meio social que caracteriza o percurso formativo como um processo individual e solitário de enfrentamento. Como considerações finais, evidenciamos a necessária revisão das barreiras e dimensões estruturais, político-pedagógicos e ético-relacionais que amparam os postulados da inclusão escolar, para a configuração de novos e outros sentidos pessoais, acadêmicos e sociais, de jovens e adultos com deficiências.Los avances en los estudios sobre el tema de la inclusión muestran cuánto se debe debatir sobre el tema, ya que aún faltan acciones que garanticen los derechos de los sujetos con discapacidad en diferentes contextos escolares, desde la educación básica hasta la educación superior. En este sentido, una de las premisas que dirige este estudio es que, para comprender el proceso de inclusión escolar a lo largo de la trayectoria de los sujetos con discapacidad, es central en el debate ubicar a estos sujetos como protagonistas. Con este fin, este estudio tuvo como objetivo analizar los significados atribuidos y los significados configurados por los estudiantes con discapacidades en el proceso de escolarización desde la escuela secundaria hasta la educación superior. Con base en los postulados de Epistemología Cualitativa de González Rey, se entrevistó a diez sujetos con discapacidades, estudiantes de secundaria y educación superior, con diferentes discapacidades, como sordera, autismo y discapacidades físicas, a través de un guión semiestructurado y guiado por el uso de fotos como materialidad mediadora. El acceso a la información permitió organizar los indicadores para comprender el tema de investigación que expresa los significados y los sentidos de los estudiantes sobre la trayectoria durante el período escolar, a través de información sobre experiencias, trayectorias, derechos educativos, accesibilidad, permanencia, trayectorias, entre otros. Como consideraciones finales, se puede evidenciar que los significados atribuidos a la trayectoria académica marcan el grado en que los estudiantes experimentan dificultades con respecto a la accesibilidad y las adaptaciones estructurales y pedagógicas, como los desafíos actuales para una inclusión efectiva. Además de desencadenar sentimientos de desilusión, inseguridad e inferioridad, generan fragilidad frente a un entorno social que caracteriza el camino de capacitación como un proceso individual y solitario de confrontación. Como consideraciones finales, destacamos la revisión necesaria de las barreras y dimensiones estructurales, político-pedagógicas y ético-relacionales que apoyan los postulados de inclusión escolar, para la configuración de nuevos y otros significados personales, académicos y sociales, de jóvenes y adultos con discapacidadesItem Acesso aberto (Open Access) Cidadania, educação e saúde: desvelando significados atribuídos por adolescente(Universidade Federal de Alfenas, 2017-02-24) Santos, Poliana Fernandes Dos; Gomes, Claudia; Souza, Vera Lúcia Trevisan De; Paffaro, Andrea Mollica AmaranteEste estudo tem como objetivo compreender os significados atribuídos por adolescentes institucionalizados em contraturno escolar, em discussões quanto às temáticas de Educação em Direitos Humanos. Para tanto, ampara-se nos fundamentos da Psicologia Histórico- Cultural definida como o aporte teórico essencial para a abordagem da promoção do desenvolvimento de adolescentes, assim como nos pressupostos da Educação em Direitos Humanos. O estudo amparou-se nas análises das Ações Extensionistas realizadas pelo Projeto Mediação: Interface Saúde e Educação, realizado em uma Associação Beneficente de cunho assistencial e filantrópico na cidade de Alfenas/MG. O Projeto se utiliza dos aportes metodológicos da pesquisa-intervenção, com a definição do grupo de participantes composto por 17 adolescentes (11 meninos e 6 meninas) com idades que variam entre 11 e 15 anos. As informações construídas puderam ser organizadas em dois eixos de discussão, o primeiro deles situando significados atribuídos pelos adolescentes à temática Cidadania, e o segundo, permeando os significados que desvelam uma realidade cercada de elementos que evidenciam a Vulnerabilidade e impactam consideravelmente na constituição do desenvolvimento físico, psicológico e social efetivo no contexto estudado. Como considerações finais, evidenciamos que a discussão sobre as temáticas de Educação em Direitos Humanos, a partir do aporte teórico da Psicologia Histórico-Cultural, favoreceu um espaço de interlocução que permitiu a participação dos adolescentes no processo de desvelamento das condições de vida e constituições sociais, envolvendo um processo de compreensão que possibilita a mudança da realidade. No entanto, ainda nos mostra ser um desafio, a apropriação de novos significados para a potencialização de desenvolvimento humano que contemplem os adolescentes como sujeitos ativos em suas realidades e construções sociais.Item Acesso aberto (Open Access) Condições de esvaziamento docente: uma análise a partir dos microdados do Censo Escolar do Estado de Minas Gerais(Universidade Federal de Alfenas, 2022-03-11) Silva, Marcela Fernandes Da; Gomes, Claudia; Bazon, Fernanda Vilhena Mafra; Faria, Marcos Roberto DeA partir da concepção do materialismo histórico-dialético esta dissertação visa analisar os microdados do Censo Escolar do Estado de Minas Gerais em relação à caracterização docente na educação básica, através dos indicadores sociais referentes à formação e atuação docente nas etapas de ensino que vão da Educação Infantil-Creche ao Ensino Fundamental I, nos anos de 2010 a 2020. Buscou-se problematizar por intermédio dos microdados do Censo Escolar, como as dimensões políticas, sociais, teóricas e relacionais constituem-se em facetas no processo de esvaziamento profissional. Parte-se das premissas de que as condições materiais da vida e as implicações do trabalho nas formas de vida capitalista apontam que os meios de produção objetivos e suas mais variadas condições passam a ser impostos enquanto “propriedades estranhas”, bem como uma formação para o mercado de trabalho produz uma educação como mercadoria e o combate às condições de esvaziamento atreladas à formação e atuação docente requerem uma tomada de consciência. Para tanto, desenvolveram-se os procedimentos metodológicos da pesquisa por meio de um delineamento quantitativo e qualitativo, através da estatística descritiva, assim como o uso da ferramenta Software (aplicativo) Statistical Package for the Social Sciences - pacote estatístico para as ciências sociais – SPSS, como recurso. A partir dos indicadores de análise obteve-se como resultado, no que tange à caracterização das categorias de gênero, idade, raça e cor, impactam e definem a efetivação de um campo profissional (seja no âmbito da formação inicial, da formação continuada ou ainda da atuação docente) que pouco favorece um processo pleno de desenvolvimento e expansão dos profissionais, mas, sim, pode constituir e fortalecer processos de esvaziamento de sentidos. Quanto à caracterização da formação, reafirmou-se a importância da formação em nível superior, porém o problema da educação não se restringe à formação de professores, por isso, constatou-se que não basta discutir formação de professores sem discutir formas concretas de efetivação das metas 17 e 18 do PNE e as reais condições de trabalho docente, as quais, muitas vezes, são negligenciadas nas discussões ou mesmo ganham espaços irrisórios, sem o devido valor. Já, a caracterização da atuação, mostrou que ainda estamos distantes de cumprir o que foi previsto na Meta 18, do PNE, que rege sobre os planos de carreira dos profissionais da educação. Esse cenário cria lacunas que possibilitam o aumento de contratação de profissionais de forma precarizada. Como possíveis considerações, destacou-se que a formação e atuação docente envoltas em condições de esvaziamento inviabilizam ao professor ter uma formação com atuação significada, o que condiciona que tanto a formação como a atuação recaiam em uma ação mecânica, operacional, implicando no processo de desumanização não apenas do profissional, mas também de seus alunos, que passam a ser privados do desenvolvimento pleno das máximas capacidades psíquicas.Item Acesso aberto (Open Access) Desvelando as tramas e os dramas da inclusão escolar: um estudo com professores do ensino fundamental(Universidade Federal de Alfenas, 2017-03-24) Cardoso, Cristiane Dos Reis; Gomes, Claudia; Bazon, Fernanda Vilhena Mafra; Mariano, André Luiz SenaA inclusão escolar é um tema que gera muita polêmica e resistência entre os educadores, fato que pode ser visualizado tomando por base as ações segregativas ou de integração ainda comum e que nada auxiliam o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos. Tomando esse entendimento e tendo por base a investigação do Desenvolvimento Humano na perspectiva da teoria Histórico Cultural, este trabalho tem como objetivo geral: analisar as relações de subjetivação da atuação docente no processo de inclusão escolar de alunos com deficiência. Para alcançar os objetivos propostos a pesquisa foi desenvolvida em uma escola estadual da cidade de Alfenas/MG, no horário de módulo dos professores dos dois turnos, tendo um total 28 participantes. A pesquisa é qualitativa e está embasada pelo método dialético, que tem por objeto de estudo o sujeito histórico, conta com pressupostos da pesquisa-intervenção. Foram utilizados como recursos: o questionário de caracterização do(s) participante(s); o complemento de frases, materialidades mediadoras e questões disparadoras. As informações foram gravadas e registradas no diário de campo e analisadas qualitativamente adotando a elaboração de um Núcleo de Significação, intitulado: “As tramas e os dramas da inclusão escolar”, deste núcleo quatro indicadores puderam ser contemplados sendo eles: o impacto da desigualdade social na relação família/escola; a inclusão como socialização versus a compensação e os encaminhamentos; a naturalização da representação da incapacidade docente versus a formação continuada para a atuação inclusiva e Inclusão como ação isolada docente versus compreensão institucional da defectologia. Como considerações finais, pudemos observar a importância da formação continuada no espaço em que os profissionais atuam, de modo a possibilitar a problematização das inquietações docentes frente a educação inclusiva juntamente com a equipe gestora, e através desses momentos de trocas e desabafos superar os mais diversos sentimentos frente aos alunos deficientes. Entendemos que é urgente a instauração de dinâmicas e processos dialógicos que possibilitem aos sujeitos posicionarem-se, discordarem, concordarem, refletirem, dentro de suas reais possibilidades de desenvolvimento nas esferas individuais e sociais, a respeito do cenário ao qual atuam.Item Acesso aberto (Open Access) Educação inclusiva: significados e sentidos configurados a partir de uma experiência formativa docente(Universidade Federal de Alfenas, 2017-03-24) Rodrigues, Paloma Roberta Euzébio; Gomes, Claudia; Franco, Marco Antonio Melo; Mariano, André Luiz SenaA promulgação das políticas públicas inclusivas que deliberaram a ampliação do acesso às instituições de ensino regular a todos os alunos com necessidades educacionais especiais, que antes eram excluídos desses espaços, tem como demanda o debate da formação e atuação docente. Nessa perspectiva, o trabalho aqui apresentado, embasado pelos aportes teóricos da Psicologia Histórico Cultural de Vygotsky, buscou desvelar as condições objetivas e implícitas da atuação docente frente às demandas e às premissas educacionais inclusivas. Para isso, adotamos como objetivo geral analisar os significados atribuídos e os sentidos configurados por professores da educação básica ao processo de inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. Deste modo, com o fim de apreender os sentidos e significados atribuídos à inclusão escolar, foram convidadas para participar da investigação 10 professoras de uma instituição pública regular de educação infantil da cidade de Campo Belo, Minas Gerais. Para tanto, foi empregada a abordagem qualitativa do tipo interventiva. Diferentes instrumentos de coleta de dados foram utilizados como recursos para a construção das informações: o questionário de caracterização; as materialidades mediadoras, como: imagem, vídeo, música, texto, todos apresentados por meio de dinâmicas de discussão grupal; e o diário de campo em que todas as informações foram transcritas e organizadas. Os diferentes instrumentos excitaram questionamentos quanto à concepção de formação docente, à compreensão das políticas e propostas inclusivas, ao reconhecimento das necessidades especiais, às dificuldades vivenciadas no processo inclusivo, às representações do processo de inclusão escolar e às perspectivas pedagógicas para a inclusão. As informações foram analisadas qualitativamente, de modo construtivo-interpretativo, a partir de dois núcleos de significação: 1) Da representação à constituição da educação infantil na perspectiva da educação inclusiva; e 2) Educação Inclusiva: da objetivação à subjetivação das ações. A partir das análises realizadas com base nos dois núcleos de significação, pode-se evidenciar que os significados compartilhados entre as docentes têm como base o desconhecimento da função educacional dos professores da educação infantil, por parte das famílias das crianças, e a incoerência entre os pressupostos políticos educacionais e as realidades vividas pelos docentes. Estes dois significados deflagraram sentidos que, em sua maioria, desfavorecem a efetivação de uma atuação docente inclusiva: sentidos de distanciamento, isolamento, frustração, desvalorização profissional, impotência, desaprovação das políticas públicas, desrespeito, ou ainda a supervalorização do local de trabalho. Como considerações finais, defendemos uma formação continuada e em exercício que qualifique os professores para elaborarem estratégias eficazes que envolvam as famílias na escolarização das crianças e que promovam uma relação profissional saudável e colaborativa dentro e fora das instituições de ensino. Acreditamos que um momento propício a discussões sobre o trabalho docente na escola contribui para que os professores sejam incluídos na instituição de ensino e exerçam, cada vez menos, um trabalho solitário.Item Acesso aberto (Open Access) Formação continuada de professores para práticas inclusivas: contribuições da psicologia histórico-cultural(Universidade Federal de Alfenas, 2018-11-29) Franco, Renata Maria Da Silva; Gomes, Claudia; Dugnani, Lilian Aparecida Cruz; Orrú, Silvia EsterDiscutir os postulados da Educação Inclusiva é favorecer uma análise complexa da escola como espaço promissor de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos em suas diferenças, nas diversas capacidades e singularidades, em diversos contextos. Frente ao exposto a pesquisa lança como objetivo geral - Compreender de que modo os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural na formação docente favorecem a construção de práticas inclusivas. O estudo, com base na epistemologia qualitativa, ocorreu em uma escola estadual, localizada na área urbana do Município de Alfenas-MG, com a participação de 22 professores dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I e do 6º ano do Ensino Fundamental II e 1 vice-diretora. Os instrumentos utilizados foram o questionário de caracterização e as materialidades mediadoras, como músicas, charges, textos e fotos. A coleta de dados ocorreu no 2º semestre de 2017, entre os meses de agosto e dezembro, quinzenalmente, durante 1 (uma) hora e 30 (trinta) minutos, no momento da reunião pedagógica. O Plano de análise das informações realizou-se por meio do levantamento de pré-indicadores, dos indicadores e dos núcleos de significação, a saber: Desvelando o fracasso da escola x Empoderamento da escola; Representação da realidade x Possibilidades de enfrentamento; Educação Inclusiva x Educação “sem adjetivação”, que contemplam os elementos de significação expressos pelos participantes em relação aos diferentes aspectos abordados na pesquisa quanto à educação inclusiva. Como considerações finais, pode-se evidenciar que na análise dos sujeitos cabe à escola promover espaços de formação continuada, a partir dos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural para que o professor seja sujeito de suas ações e tenha condições reais de desenvolver o seu trabalho, o que demanda a apropriação de referenciais teóricos e metodológicos com base na compreensão histórica, social e, acima de tudo, relacional do processo de escolarização, no sentido de atender todos os alunos, indistintamente. A Psicologia Histórico-Cultural mostra-se efetiva na formação continuada para uma atuação essencialmente inclusiva, com foco nas realidades sociais, históricas, pedagógicas e relacionais estabelecidas com os alunos e suas diferenças e singularidades, não mais como forma de identificação e afastamento desses alunos, mas com ações profissionais comprometidas com o processo de desenvolvimento deles, a partir de um repertório pedagógico democrático.Item Acesso aberto (Open Access) Perspectivas e desafios da relação Psicologia Histórico-Cultural e Educação: um estudo a partir das publicações na ANPEd entre os anos de 2000 e 2017(Universidade Federal de Alfenas, 2018-10-31) Gomes, Rafael Pereira; Gomes, Claudia; Andrada, Paula Costa De; Mariano, André Luiz SenaEsta pesquisa vinculada ao estudo do Desenvolvimento Humano e Humanização: aportes da Psicologia Histórico-Cultural foi definida como uma pesquisa de natureza descritiva e por um estudo de revisão de levantamento bibliográfico cujo objetivo foi investigar de que forma a Psicologia Histórico-Cultural têm se articulado com a Educação para compreender os desafios e perspectivas da formação docente. Assim, a partir da definição dos estudos e pesquisas apresentados no Grupo de Trabalho 20- Psicologia da Educação no período de 2000 a 2017, foram selecionados 13trabalhos que puderam ser vinculados a três categorias que contemplam o debate de como a Psicologia têm se articulado com a Educação para favorecer a formação e o trabalho docente. A primeira categoria discute os desafios do desenvolvimento da Identidade Profissional. A segunda, intitulada Espaços de formação, contempla estudos que enfocam o debate sobre as atuais e novas proposições sobre os espaços de formação inicial e continuada, assim como possíveis metodologias, desafios e dilemas. E por fim, a terceira nomeada como Novos paradigmas e concepções educacionais, aborda os estudos que enfocam direta e indiretamente os desafios das práticas pedagógicas. Buscou-se demonstrar que há elementos importantes da Psicologia Histórico-Cultural capazes de oferecer criticidade nas análises acerca da formação e do trabalho docente e seus espaços de configuração. Sendo assim, a investigação, identificou questões pertinentes à formação e ao trabalho docente em consonância à perspectiva social de desenvolvimento, efetivando a relação entre Psicologia e Educação a partir de referências críticas. Pode-se evidenciar que os estudos alarmam de modo geral para a importância dos espaços de formação docente, seja no âmbito inicial ou continuado, como forma de favorecer a significação dos elementos materiais e singulares quanto à Identidade Profissional, potencializadores da construção de novos paradigmas educacionais em relação ao trabalho docente, a partir de uma articulação com uma Psicologia crítica, que oferece elementos teóricos, metodológicos e relacionais em alinhamento a uma perspectiva social de desenvolvimento.