Mestrado em Educação
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/2655
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Navegando Mestrado em Educação por Orientador(a) "Groppo, Luis Antônio"
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Item Acesso aberto (Open Access) Entre minas e manas: Experiência feminina e performatividade política nas ocupações secundaristas de 2016 em Minas Gerais(Universidade Federal de Alfenas, 2024-03-26) Ferreira, Karoline Rebecka Siqueira; Groppo, Luis Antônio; Mariano, André Sena; Silva, Josefa Alexandrina DaEsta dissertação tem como tema a atuação das meninas no movimento das ocupações secundaristas no Brasil, mais precisamente no Estado de Minas Gerais em 2016. Analisa entrevistas realizadas pela pesquisa nacional “Ocupações secundaristas no Brasil em 2015 e 2016: Formação e autoformação das e dos ocupas como sujeitos políticos”, mais propriamente a de nove meninas que ocuparam escolas mineiras, com o objetivo de compreender o processo de subjetivação política vivenciado por essas meninas, assim como os seus ideais, as suas motivações, as expectativas e seus processos, como sujeito políticos e sociais. Com a fundamentação teórica, faz uso dos estudos de Groppo, Butler, dentre outros, para produzir o entendimento acerca das categorias juventude, gênero, feminismo e performatividade de gênero e política. A metodologia desta é qualitativa, composta por pesquisa bibliográfica, que levantou produtos que analisaram aspectos relacionados a gênero e ao feminismo no movimento das ocupações, além da análise das entrevistas semiestruturadas acima descritas. Para análise das entrevistas, com o apoio do software MaxqDa, foram usadas as categorias: experiência feminina; feminismo; práticas políticas e relações de gênero. Entre os resultados, destacam-se o reconhecimento da relevância do feminismo no processo de subjetivação política vivenciado pelas jovens durante as ocupações secundaristas, sendo determinante para a sua constituição enquanto sujeitas dotadas de direitos, de poder e livres do assujeitamento. O feminismo interseccional teve uma forte presença no processo reflexivo e nas práticas implementadas pelas jovens durante a Primavera Secundarista. As experiências, juntamente das reflexões e críticas vivenciadas pelas/os jovens durante as ocupações secundaristas, permitiram a constituição de novos papéis de gênero, baseados nas vontades de cada indivíduo e afastados da imposição da masculinidade hegemônica o que contribuiu para a constituição de novas narrativas de si, na ampliação das possibilidades de ser, existir, pertencer e fazer, entre os indivíduos; como também do reconhecimento das inúmeras possibilidades de estabelecimentos de vínculos afetivos e sexuais, para além das permitidas pela inteligibilidade cultural; dentre outros aprendizados.Item Acesso aberto (Open Access) Rede emancipa, movimento social de educação popular, e o currículo escolar : disputas e ocupações no cursinho popular de Pouso Alegre/mg(Universidade Federal de Alfenas, 2023-02-14) Visotto, Marcelo Cortez; Groppo, Luis Antônio; Mussi, Daniela; Felício, Helena Maria Dos SantosA pesquisa aqui relatada teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre as práticas oferecidas pela Rede Emancipa, Movimento Social de Educação Popular, de Pouso Alegre/MG. Para isso, procuramos compreender a importância do movimento de educação popular na vida dos estudantes da educação pública para acesso aos cursos de graduação, bem como a conscientização discente como agentes de transformação. Um dos eixos centrais desta pesquisa é verificar se as subjetividades discentes produzidas fora da escola são reconhecidas pelo currículo escolar. Adiante, uma breve contextualização das teorias de currículo numa perspectiva cientificista e, de maneira antagônica, a crítica ao cientificismo curricular, fundamentada na pedagogia progressista. Por meio de coleta de dados e entrevistas com coordenadores, educador, estudantes e ex-estudantes do Núcleo Emancipa em Pouso Alegre, foi feita uma análise das experiências docentes e discentes nesse cursinho popular e suas influências em relação à educação escolar e o currículo. Entre os principais resultados, nota-se uma reconstrução nas produções simbólicas e identitárias dos jovens que participaram do cursinho popular de Pouso Alegre. Desse modo, a prática do Emancipa oferece à ciência novas perspectivas de pesquisa e ao currículo uma ressignificação do processo do ensino- aprendizagem. Duas atividades principais dialogam com o Currículo Escolar: o Círculo do Emancipa e o Tempo Livre. Tais ações possibilitaram o reconhecimento do protagonismo juvenil como pedagogicamente central no ambiente escolar, anunciando, pela práxis como ação-reflexão, uma nova etapa à historicidade desses jovens.