Mestrado em Educação
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/2655
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Navegando Mestrado em Educação por Orientador(a) "Hernandes, Paulo Romualdo"
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Item Acesso aberto (Open Access) A implementação do Ensino Médio de tempo integral : estudo de caso(Universidade Federal de Alfenas, 2024-04-09) Ribeiro, Marcos Bento; Hernandes, Paulo Romualdo; Sá, Thiago Antônio De Oliveira; Santana, ZionelO debate sobre a educação em tempo integral nas escolas públicas brasileiras tem sido intenso, levantando questionamentos sobre seus impactos. Este estudo analisa a implementação desse modelo na Escola Estadual Dr. Emílio Silveira, em Alfenas, Minas Gerais, sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica. Buscou-se entender os desafios enfrentados, bem como examiná-los dentro do contexto das políticas educacionais vigentes. A escola se torna um caso exemplar para explorar as complexidades dessa integração, sendo que sua participação é compulsória. Foi feito um estudo do período de 2017 a 2022, destacando não apenas a aceitação, mas também a eficácia pedagógica e os resultados acadêmicos. Além disso, realizou-se uma análise textual da legislação que orienta a implementação do ensino integral, utilizando a pedagogia histórico-crítica como base teórica. Nosso objetivo é contribuir para uma compreensão mais profunda da interação entre a legislação educacional, sua aplicação prática e os princípios dessa abordagem pedagógica. A pesquisa revelou importantes insights sobre a dinâmica escolar.Item Acesso aberto (Open Access) A missão jesuítica em movimento na américa portuguesa: do estabelecimento ao plano civilizador (1549-1558)(Universidade Federal de Alfenas, 2021-12-10) Oliveira Júnior, Antônio Santos De; Hernandes, Paulo Romualdo; Toledo, Cezar De Alencar Arnaut De; Sabeh, Luiz AntônioEste trabalho (OLIVEIRA JUNIOR, A. S. de. A missão jesuítica em movimento na América portuguesa: do estabelecimento ao Plano Civilizador (1549-1558). 2021. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2021.) observou o estabelecimento e as transformações da missão jesuítica na América portuguesa entre os anos de 1549 e 1558. Para a realização da pesquisa, foram tomadas como fontes as cartas produzidas pelo padre Manuel da Nóbrega, líder da missão na América portuguesa no período do recorte proposto, e José de Anchieta, um dos principais nomes no estabelecimento do projeto missionário. Além das cartas analisadas, a pesquisa fez uso de uma base bibliográfica especializada, que garantiu o norteamento interpretativo do contexto colonial no século XVI. Analisamos o projeto missionário jesuítico levando em conta os múltiplos fatores que influenciaram e se fizeram presentes no relato dos padres em questão. Para garantir o cumprimento de nosso objetivo, delimitamos os aspectos formativos presentes na formação dos jesuítas que se dirigiram à América portuguesa para, então, observar como os jesuítas mobilizaram esse arcabouço para estabelecer as bases missionárias. Tendo esses elementos expostos, debruçamo-nos sobre as estratégias pedagógicas adotadas pelos padres para converter os indígenas, identificando os entraves, as novas percepções sobre os nativos e os redirecionamentos estratégicos feitos no período. Levantadas essas informações, analisamos a mobilização de Manuel da Nóbrega em defesa da manutenção da missão na América portuguesa, expressa no Diálogo sobre a Conversão do Gentio, e sua proposta de reconfiguração da missão jesuítica anunciada no Plano Civilizador em 1558. Nas considerações finais, identificamos quais foram as condicionantes presentes na experiência missionária que levaram Nóbrega a anunciar uma nova estratégia para a conversão dos indígenas em 1558.Item Acesso aberto (Open Access) Educação e catequização no período colonial: o papel do diabo como instrumento educacional nos Autos Anchietanos(Universidade Federal de Alfenas, 2022-03-14) Motta, Lara Eliani Marques Bifaroni Da; Hernandes, Paulo Romualdo; Ruckstadter, Vanessa Campos Mariano; Faria, Marcos Roberto DeEste estudo analisa os autos do missionário jesuíta José de Anchieta, com ênfase em seus personagens diabos, em que se buscou compreender seu papel pedagógico e mediacional para a educação, para a moralização e para a catequização dos povos nativos do Brasil no período colonial. Através dos pressupostos bakhtinianos, realizou-se pesquisa bibliográfica e documental para a análise da produção teatral em que foi necessária uma verificação do contexto cultural e ideológico em que se davam as educações morais e catequizações no período colonial brasileiro do século XVI, pela Companhia de Jesus. Ademais, esta pesquisa busca contribuir para a continuidade dos caminhos que levam ao conhecimento da história da educação jesuítica, dos estudos sobre a história da educação brasileira e sobre o patrimônio literário de Anchieta no início da construção social e educacional do Brasil.Este estudio analiza los registros del misionero jesuita José de Anchieta, con énfasis en sus personajes demonios, en el que se intentó comprender su papel pedagógico en la educación, moralización y catequesis de los pueblos originarios de Brasil en el período colonial. Partiendo de los supuestos bakhtinianos, se llevó a cabo una investigación bibliográfica y documental para analizar la producción teatral en la que fue necesario verificar el contexto cultural e ideológico en el que tuvo lugar la educación moral y la catequesis en la época colonial brasileña del siglo XVI, por la Compañía de Jesús. Además, esta investigación busca contribuir a la continuidad de los caminos que conducen al conocimiento de la historia de la educación jesuita, estudios sobre la historia de la educación brasileña y sobre la herencia literaria de Anchieta en el inicio de la construcción social y educativa de Brasil.Item Acesso aberto (Open Access) Educação e neoliberalismo: uma análise documental sobre a “Escola da Escolha” em Minas Gerais(Universidade Federal de Alfenas, 2024-11-11) Santos, Natalia Oliveira; Hernandes, Paulo Romualdo; Martins, Marcos Francisco; Santos, Adriano PereiraA presente dissertação busca analisar o modelo de ensino médio em tempo integral das escolas estaduais de Minas Gerais, a Escola da Escolha, que foi elaborado pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) para a Secretaria de Estado de Educação. Construído a partir da reforma do ensino médio (Lei nº 13.415/2017) e da BNCC 2018 (Base Nacional Comum Curricular), o referido modelo de ensino denota e exemplifica alguns pontos das complexas relações entre capital e educação. Partindo do pressuposto de que a Escola da Escolha se fundamenta em premissas neoliberais para a educação, o foco da pesquisa é compreender o contexto histórico e social no qual ela está inserida, investigando como o projeto político pedagógico neoliberal está sendo proposto nos documentos oficiais para ser implementado no modelo de Ensino Médio em Tempo Integral do Estado de Minas Gerais; quais interesses e motivações determinaram a construção da Escola da Escolha; assim como de seus dois conceitos estruturantes, o projeto de vida e o protagonismo juvenil. Para fazer a análise sobre o teor das propostas dos documentos para o ensino médio em Minas Gerais, o presente estudo contará, com os pressupostos da concepção teórica da Pedagogia Histórico-Crítica que fundamenta a função social do ensino médio, podendo assim agregar ainda mais com o debate. Tendo esses pressupostos como ferramenta de análise, o estudo pretende verificar os impactos e influências da reforma na formação dos jovens e na construção do currículo escolar. A metodologia da pesquisa baseia-se em um estudo documental e pesquisa bibliográfica. Os principais documentos a serem analisados serão a Lei nº 13.415/2017, e a versão final de 2018 da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), a Lei nº13.005/2014 que institui o PNE (Plano Nacional de Educação) 2014-2024, o Decreto Estadual nº 47.227/2017, que estabelece a implantação de ensino em tempo integral na rede estadual de ensino de MG, contando também com a análise dos Cadernos de Formação da Escola da Escolha (2019) e de algumas normativas, orientações e cartilhas de formação para profissionais da educação que atuam no modelo de ensino da Escola da Escolha. O referencial teórico se constitui a partir de autores da Pedagogia Histórico-Crítica e de pensadores que contextualizaram historicamente o surgimento e a definição do conceito de neoliberalismo.Item Acesso aberto (Open Access) Educação inclusiva no plano nacional de educação (PNE 2014-2024): análise dos principais aspectos que envolvem a concretização da universalização da educação na rede regular de ensino(Universidade Federal de Alfenas, 2021-12-15) Terra, Ricardo Nogueira; Hernandes, Paulo Romualdo; Colares, Anselmo Alencar; Fernandes , Carla HelenaA lei n°13.005 que aprovou o Plano Nacional de Educação (PNE) (2014-2024) e que materializou os ideais propostos: pelo “Manifesto dos Pioneiros da Educação” de 1932, pela Constituição Federal Brasileira de 1934, pelo Projeto de Lei do PNE de 1962 e, pela Lei nº 9.394/96 que estabeleceu as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, ao fixar um plano nacional de educação com um conjunto de metas qualitativas e quantitativas a serem coordenadas, fiscalizadas e executadas num prazo de dez anos tonou-se tema central da presente pesquisa que teve como objetivo investigar as dissonâncias entre o discurso jurídico da lei 13.005, especificamente da meta 4, com as condições reais de sua concretização nas escolas brasileiras. Afim do cumprimento do objetivo proposto a presente pesquisa apresenta uma revisão de literatura acerca do trajeto histórico-legal das políticas públicas educacionais inclusivas no Brasil e, dos avanços e desafios impostos ao monitoramento e avalição da Meta 4 do PNE, que trata especificamente da universalização do acesso à educação básica e do atendimento educacional especializado para os alunos de 4 a 17 anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação preferencialmente na escola regular. Ademais, o estudo apresenta uma análise bibliográfica e documental baseada em evidências estatísticas e pesquisas empíricas desenvolvidas por estudiosos das políticas educacionais inclusivas no país a fim de identificar quais os aspectos e dificuldades que vão diretamente de encontro à implementação da Meta 4 nas escolas. Constatou-se mesmo que os dados numéricos comprovem que a inclusão vem sendo efetivada, no que se refere aos alunos matriculados no ensino regular, aspectos como a permanência de barreiras físicas e arquitetônicas, a inexistência ou inadequação de salas de recursos multifuncionais, a falta de preparo de professores, a falta de profissionais com conhecimentos específicos como Braile ou LIBRAS, a divergência de informações e ações entre os âmbitos dos poderes municipal, estadual e federal, o escasso interesse de nossos governantes em investir na educação inclusiva, e a falta de sincronia entre família, escola e comunidade tanto evidenciam as fragilidades e desafios como comprometem a exequibilidade da Meta 4 na busca pela universalização da educação inclusiva e de salas de recursos multifuncionais para o seu público alvo. Finalmente ressaltamos que se o Estado não assegurar os recursos financeiros necessários para promover a implementação e avaliação da Meta 4 nas escolas, o que não vem acontecendo, consequentemente, concordamos com Saviani (2014) ao dizer que o Plano Nacional de Educação como um todo não passa de mera carta de intenções.Item Acesso aberto (Open Access) Formação pedagógica do jesuíta missionário na América Portuguesa no século XVI(Universidade Federal de Alfenas, 2019-08-23) Prado, Wilson Da Silva; Hernandes, Paulo Romualdo; Toledo, Cezar De Alencar Arnaut De; Faria, Marcos Roberto DeEste trabalho procura contribuir com a reflexão sobre a educação, ao analisar a formação jesuítica, de modo particular, a do jesuíta missionário na América Portuguesa no século XVI. Com base no referencial adotado, buscou-se uma leitura dos documentos iniciais da formação jesuítica, das cartas do período, teatro e outros documentos, além de um estudo do contexto, a fim de identificar a formação inicial do membro da Companhia de Jesus e suas transformações quando da ação missionária. O jesuíta, primeiramente, é formado nos Exercícios Espirituais. Obra singular do fundador da Companhia de Jesus, Inácio de Loyola, os Exercícios buscam direcionar a vontade do exercitante, de modo que ele mesmo procure seguir no caminho que lhe é apontado. Assim, há um movimento de persuasão interna que é proposto pelos Exercícios e que é tanto mais eficaz, quanto maior a adesão interior daquele que o pratica. A Autobiografia de Inácio de Loyola, por sua vez, também foi escrita pelo fundador com objetivo pedagógico, fazendo com que o membro da Companhia de Jesus tenha na idealização da pessoa de Loyola, um referencial para seu agir direcionado e uniforme. Outro documento importante na formação jesuítica, as Constituições da Companhia de Jesus, serve a essa uniformização do agir e à regulação do comportamento. O jesuíta formado nesse sentido e no contexto do Humanismo, da Reforma Protestante e da Reforma Católica, buscou agir em conformidade com essa formação e visão de mundo, por meio de uma pedagogia do convencimento de uma vontade livre, a qual procurou conquistar pela persuasão e também pelo uso da força. Para isso, tornou-se missionário na América Portuguesa, onde, na educação formal e informal, nos colégios e no contexto das aldeias, vivenciou desencontros e divergências. Esse fato não anulou sua formação, mas a complementou, ainda que de forma não previsível, fazendo com que se possa identificar nos encontros e desencontros da atividade missionária jesuítica na América Portuguesa, nos embates culturais, na educação formal e informal, uma ação pedagógica originada desse agir relacional.Item Acesso aberto (Open Access) Pedagogia histórico-crítica: reflexões didático-metodológicas a partir de produções na educação e na educação física(Universidade Federal de Alfenas, 2018-02-08) Garcez, Gustavo De Mello; Hernandes, Paulo Romualdo; Castellani Filho, Lino; Silva, Romeu AdrianoNeste texto trabalho com a preocupação principal de contribuir com as reflexões sobre a didática para a Pedagogia Histórico-Crítica na Educação Física e quiçá na Educação como um todo. Para tal tarefa, julguei necessárias algumas fundamentações teóricas e debates, a fim de que ficasse claras algumas questões básicas para o entendimento da Pedagogia Histórico-Crítica, desde sua elaboração inicial, na segunda metade do último século. Dentre essas fundamentações o leitor desse texto poderá encontrar os debates e apontamentos acerca da urgência de produções metodológicas para a concepção histórico-crítica, o debate do papel da escola pública e da educação escolar segundo essa corrente, um pouco da história da Pedagogia Histórico-Crítica, seus aspectos filosóficos, seu direcionamento político e seu embasamento na psicologia Histórico-Cultural. Encontrarão, também, os professores de Educação Física um breve apanhado da história dessa área no Brasil, perpassando desde seu início até os dias atuais, num segundo momento um foco especifico ao movimento renovador da Educação Física e as principais concepções/abordagens pedagógicas da Educação Física Brasileira. Já caminhando para o final do texto, encontrará o leitor uma análise detalhada dos livros Uma didática para a pedagogia histórico-crítica, do professor João Luis Gasparin, e do livro Metodologia do ensino de Educação Física, do Coletivo de Autores, e a partir da análise destas que são as obras didáticas mais veiculadas no Brasil, na Educação em se tratando da concepção Histórico-Crítica, e na Educação Física entre todas as obras existentes seja qual for a perspectiva educacional, realizei reflexões sobre a didática para a Pedagogia Histórico-Crítica e apontei possíveis caminhos didáticos de acordo com as possibilidades que esse texto oferece e que minhas limitações permitiram.In this text I worked with the main concern of contribute with the reflections about the didactics of the Historical-Critical Pedagogy in Physical Education and, perhaps, in the Education as a whole. For such task, I thought it necessary some theoretical foundations and debates, in order to clarify some basic questions for the understanding of Historical-Critical Pedagogy, since its initial elaboration, in the second half of the last century. Among these foundations, the reader of this text might find debates and notes on the urgency of methodological productions for the historical-critical conception, the debate on the role of public school and school education according to this chain, a little of the history of Historical-Critical Pedagogy, its philosophical aspects, its political orientation and its basis in Historical-Cultural Psychology. Physical Education teachers will also find a brief history of this area in Brazil, from its beginning to the present day; in a second moment, with a specific focus to the renovating movement of Physical Education and the main pedagogical conceptions/approaches of the Brazilian Physical Education. Moving to the end of the text, the reader will find a detailed analysis of the books Uma didática para a pedagogia histórico-crítica (A didactics for historical-critical pedagogy), from Professor João Luis Gasparin, and Metodologia do ensino de Educação Física (Physical Education Teaching Methodology), from Coletivo de Autores (SOARES, et al. 2012) and, from the analysis of these, which are the most publicized didactic works in Brazil, in Education, in the case of the Historical-Critical conception; and, in Physical Education, among all existing works, whatever the educational perspective, I made reflections on didactics for Historical-Critical Pedagogy and pointed out possible didactic paths according to the possibilities that this text offers and that my limitations allowed.Item Acesso aberto (Open Access) Pedagogia jesuíta para educação dos nativos na América Portuguesa no século XVI: Nóbrega e Anchieta(Universidade Federal de Alfenas, 2017-02-14) Melo, Jéssica Cristine De; Hernandes, Paulo Romualdo; Costa, Célio Juvenal Da; Faria, Marcos Roberto DeO presente trabalho consiste no estudo da pedagogia jesuítica utilizada na missão em terras brasílicas, com ênfase nas estratégias pedagógicas não institucionais adotadas a fim da formação do gentio como cristão e súdito da Coroa Portuguesa. A metodologia utilizada para a pesquisa consistiu na análise de algumas cartas jesuíticas, sobretudo as de Manuel da Nóbrega e de José de Anchieta, e também da leitura de outros documentos produzidos no contexto do século XVI. Além disso, a dissertação contou com a contribuição de estudiosos contemporâneos que tratam sobre o tema da pedagogia jesuítica. Pode-se concluir que os jesuítas por meio de uma Racionalidade própria utilizaram estratégias pedagógicas para a conversão e educação dos gentios em diversos locais de missionação. Essas estratégias utilizadas foram, inclusive, contestadas por autoridades religiosas da Igreja e da própria Companhia de Jesus. No entanto, apesar de contestadas, a justificativa para o uso dessas práticas fundamentou-se na necessidade de enfrentar a realidade das matas da América Portuguesa para realizar a missão: a conversão dos índios ad maiorem Dei gloriam.Item Acesso aberto (Open Access) Plano Nacional de Educação (2014-2024): análise da educação infantil no município de Passos/MG(Universidade Federal de Alfenas, 2023-08-25) Marques, Simone Carvalho Silva; Hernandes, Paulo Romualdo; Ruckstadter, Vanessa Campos Mariano; Oliveira, Maria Eliza NogueiraEste trabalho se dedicou a analisar a implementação e o monitoramento da Meta 1 do Plano Nacional de Educação (2014-2024), no município de Passos, MG. Foram analisadas as normas e leis vigentes e realizada uma pesquisa documental com base nos documentos produzidos pela Secretaria de Educação do município e pela Comissão de Monitoramento do PME-Passos/MG. Foram pesquisados e analisados os dados orçamentários, estatísticos relativos às matrículas, como também a aplicação dos recursos disponibilizados no site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e Sistema Integrado de Planejamento. Foram constatadas inconsistências no monitoramento visando o cumprimento das metas do PNE o que impactou a geração de dados e consequentemente a verificação da eficácia das medidas adotadas. Há ainda que se destacar o impacto da Pandemia de Covid-19, ocorrida no período de vigência do plano, para o atingimento das metas. Tornou-se, assim, patente as dificuldades encontradas pelo município em se organizar para gerenciar a execução do Plano e cumprir as metas estipuladas. Tais dificuldades passam tanto pela maneira como o monitoramento foi realizado quanto pela escassez de recursos para tais finalidades. Esse quadro demonstra o quanto as políticas públicas educacionais ainda carecem de atenção e comprometimento nos diferentes níveis da federação.