Mestrado em Educação
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/2655
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Navegando Mestrado em Educação por Orientador(a) "Julio, Rejane Siqueira"
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Item Acesso aberto (Open Access) Matemática em cursos de Pedagogia de instituições públicas de Minas Gerais(Universidade Federal de Alfenas, 2023-03-01) Silva, Silvana Inês Dos Santos; Julio, Rejane Siqueira; Paulo, João Pedro Antunes De; Mariano, André Luiz SenaNa presente pesquisa, foi investigado como cursos de Pedagogia desenvolvem a formação voltada para a Matemática dos futuros professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando que estes profissionais serão os responsáveis pelo processo de ensino desta disciplina no início da escolarização. Assim, com a intenção de compreender como cursos de Pedagogia preparam os futuros professores para ensinar Matemática na educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, foi realizado um estudo dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de Pedagogia, das Instituições de Ensino superior (IES) públicas de Minas Gerais, que oferecem o curso na modalidade presencial. Para isso foi utilizada a pesquisa qualitativa, tendo como referencial teórico o Modelo dos Campos Semânticos (MCS), proposto pelo educador matemático Romulo Campos Lins. A coleta de dados consistiu em pesquisas bibliográficas e documentais. Foram analisados 25 (vinte e cinco) PPC de Pedagogia, com ênfase nas disciplinas relacionadas à Matemática. Foi realizada, também, uma pesquisa caracterizada como revisão de literatura, destacando as ideias centrais sobre a formação de professores que ensinam Matemática na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, totalizando 10 (dez) dissertações e teses selecionadas para análise. Os dados coletados foram analisados à luz do Modelo dos Campos Semânticos e de nossa revisão de literatura. Os resultados da análise dos PPC de Pedagogia foram na direção de problematizar os títulos das disciplinas que envolvem matemática, a pouca carga horária dessas disciplinas e a metodologia como aspecto central dessas disciplinas, conforme a revisão de literatura tem apontado. De modo geral, com este trabalho, acredita-se que a contribuição está na possibilidade de modos de produzir significados a partir dos PPC de Pedagogia e nas contribuições do MCS para a formação inicial de pedagogos e pedagogas que irão atuar na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.Item Acesso aberto (Open Access) Uma leitura de produções de significados de familiares e estudantes sobre a escola e a disciplina de matemática durante o ensino remoto e presencial em duas escolas públicas de São Lourenço (MG)(Universidade Federal de Alfenas, 2023-08-16) Rocha Filho, Edson Vieira Da; Julio, Rejane Siqueira; Groppo, Luis Antonio; Ferreira, Guilherme FranciscoO presente trabalho tem como objetivo realizar uma leitura das produções de significados de familiares e alunos/as sobre suas relações com a escola e a disciplina de Matemática durante o ensino remoto e presencial. Foi realizado, em um primeiro momento, uma análise da produção bibliográfica sobre a temática escola, família e disciplina de Matemática no Banco de Periódicos da CAPES e em periódicos listados pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). No processo de análise foram constituídas seis categorias de pesquisas que contribuíram para a construção de dois roteiros de entrevistas, um para estudantes, contendo informações pessoais e as relações com a escola, a disciplina de Matemática e a família em assuntos escolares, e outro para um familiar, contendo informações pessoais e a relação com a escola e a participação nas atividades escolares de seu/sua filho/a, incluindo a disciplina de Matemática. Foram realizadas entrevistas com 5 pares de sujeitos (estudante-familiar). No processo de análise, foram constituídos tópicos de discussões: Família e (auto)responsabilização; A pandemia: escola, nós não abrimos mão!; Matemáticas: a escolar e a da rua. O referencial teórico-metodológico da pesquisa foi o Modelo dos Campos Semânticos (MCS), em particular as noções de produção de significado e leituras positiva e plausível. Como resultados, apontamos que os auxílios familiares se deram através da contratação de professores particulares e de cursos para vestibulares e de línguas, de incentivo e de verificações de tarefas escolares para casa. Sobre a pandemia, familiares e alunos/as consideram que ela impactou na aprendizagem por causa do distanciamento com o/a professor/a, nas dificuldades no acesso à internet, na comunicação com a escola e para realizar o ENEM e/ou vestibulares. Alunos/as e familiares caracterizaram matemática de diversos modos. Um espaço comunicativo compartilhado pela maioria de nossos sujeitos foi que a Matemática é útil na vida e está associada a ser usada nas profissões, para as provas de vestibulares e concursos. Consideramos também que a maioria desses sujeitos não gostariam de uma vida sem escola e uma escola sem a Matemática.