Mestrado em Educação
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/2655
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Navegando Mestrado em Educação por Orientador(a) "Kiill, Keila Bossolani"
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Item Acesso aberto (Open Access) Efeitos de atividades investigativas, sobre os métodos de preparo da bebida do café, na aprendizagem significativa do conceito de extração(Universidade Federal de Alfenas, 2022-08-11) Cauper, Ádila Lins; Kiill, Keila Bossolani; Pinheiro , Paulo Cesar; Hornink, Gabriel GerberA presente pesquisa, de caráter descritivo-exploratório, visa avaliar a influência de Atividades Investigativas na capacidade de relacionamento de conceitos químicos, em contextos educacionais específicos, por licenciados em química participantes do projeto Residência Pedagógica- subprojeto Química, da Universidade Federal de Alfenas (Minas Gerais). Identificamos, por meio de questionários, desenhos e entrevistas, os conhecimentos prévios dos estudantes sobre as Ais, bem como o processo de extração da bebida do café. Após a coleta das concepções prévias dos estudantes, planejamos as atividades de intervenção para superar as dificuldades apresentadas por estes estudantes. Fundamentamos este trabalho, bem como a análise das informações nos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa proposta por David Ausubel. Apresentamos as contribuições do uso de Atividades Investigativas para a elaboração e reelaboração conceitual e para a formação inicial dos (as) estudantes, por meio da análise e interpretação das respostas dos estudantes obtidas nos questionários, desenhos e entrevistas, realizadas pela pesquisadora. Os resultados apontam que o uso dessas atividades contribuiu para a aprendizagem significativa do conceito de extração. Além disso, a participação dos estudantes nas AIs contribuiu para a formação inicial docente, no sentido de pensar a utilização de tais atividades como uma estratégia didática.Item Acesso aberto (Open Access) Equilíbrio químico em lâmpadas halógenas: contribuições de uma sequência didática(Universidade Federal de Alfenas, 2018-06-28) Pereira , Caroline Mariae; Kiill, Keila Bossolani; Oliveira, Ricardo Castro De; Toti, Frederico AugustoEsta investigação tem como objetivo compreender a contribuição de uma sequência didática, planejada sob a temática “lâmpadas halógenas”, para a aprendizagem do conceito de equilíbrio químico pelos alunos do segundo ano de uma escola pública do município de Alfenas, localizado no sul de Minas Gerais. Para isso buscou-se compreender de que maneira os professores de Química participantes desta pesquisa ensinam o conceito de equilíbrio químico, quais as suas dificuldades para ensinar e para os alunos aprender. Para construir a sequência didática utilizaram-se das entrevistas com os professores e também as sequências presentes nos livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio, do ano 2015, adotados pelos professores de Química. Em um primeiro momento a pesquisa foi desenvolvida com (4) quatro professores de Química da rede pública de ensino, em três escolas estaduais, nesta etapa realizaram-se entrevistas que possibilitaram entender como eles ensinam o conceito de equilíbrio químico. Após a transcrição e análise das entrevistas construiu-se em colaboração com esses professores uma proposta de sequência didática para ensinar este conceito, levando em consideração seus apontamentos e também a estrutura oferecida pelas escolas públicas do município. Para a aplicação e validação da sequência foi trabalhado primeiramente em um projeto piloto, com (33) trinta e três alunos de uma turma do segundo ano do ensino médio. Após aplicação do projeto piloto, foi possível perceber que seriam necessárias algumas alterações na sequência, de forma que os alunos conseguissem compreender melhor as questões relacionadas às reações reversíveis e a dinamicidade de sistemas em equilíbrio químico. Depois de realizadas estas alterações a sequência foi implementada em outras (10) dez turmas de segundo ano do ensino médio em (2) duas escolas participantes. Para coleta de dados utilizou-se questionários semiestruturados, diário de campo e gravação audiovisual, sendo os dados foram analisados de acordo com as técnicas de análise de conteúdo de Bardin (2016). Como referencial teórico para aprendizagem considerou-se a abordagem construtivista e o modelo de sequência didática foi baseado em Teaching-Learning Sequence, em estudos feitos por Mehéut, a qual propõe sequências curtas de ensino de forma que possam ser analisadas à luz da teoria de aprendizagem.Item Acesso aberto (Open Access) Modelos 3D impressos como estratégia para a aprendizagem do conceito de interação enzima-substrato(Universidade Federal de Alfenas, 2019-03-29) Almeida, Joyce Fernandes; Kiill, Keila Bossolani; Ávila Junior, Paulo; Colagrande, Elaine AngelinaA presente pesquisa busca apresentar as contribuições da elaboração de modelos 3D impressos para a compreensão conceitual da interação enzima-substrato, pelos futuros professores de Química de uma Universidade Federal do Sul de Minas Gerais. Os dados foram gerados durante a disciplina Laboratório de Ensino de Química II, com base nas etapas da modelagem propostas por Justi. Identificamos por meio de questionários, desenhos, entrevistas e diário de campo da pesquisadora os conhecimentos prévios dos estudantes sobre a interação enzima-substrato. Após a transcrição e análise das entrevistas, planejamos, juntamente com o professor da disciplina de Bioquímica, as atividades de intervenção para superar as dificuldades apresentadas por estes estudantes. Os dados foram analisados com base no referencial teórico-metodológico da análise de conteúdo. Fundamentamos este trabalho, bem como a análise das informações nos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa proposta por David Ausubel e no modelo de diferenciação progressiva de conceitos elaborado por Moreira. Apresentamos as contribuições da construção dos modelos 3D impressos para a elaboração e reelaboração conceitual, por meio da análise e interpretação das respostas dos estudantes obtidas nos questionários, desenhos, relatos pessoais e diário de campo da pesquisadora. Os resultados apontam que o uso dos modelos 3D e da modelagem contribuiu para a aprendizagem significativa do conceito de interação enzima-substrato. Além disso, a participação dos estudantes nas atividades de modelagem 3D, contribuiu para a formação docente, no sentido de pensar a utilização de modelos 3D impressos como recurso didático.Item Acesso aberto (Open Access) Percepções de professores e alunos sobre a escrita colaborativa em curso técnico EAD(Universidade Federal de Alfenas, 2018-08-31) Rezende, André Guarda; Kiill, Keila Bossolani; Correa, Roberta Guimarães; Hornink, Gabriel GerberEste trabalho tem como objetivo compreender as percepções de professores e alunos sobre as práticas de escrita colaborativa que são trabalhadas nos cursos técnicos profissionalizantes modalidade EAD e como elas podem interferir nos processos de obtenção do conhecimento dos educandos (as) do curso Técnico de Segurança do Trabalho do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, campus Machado, modalidade de educação à distância (EAD). As práticas de escrita colaborativa em rede são investigadas, ainda que de forma incipiente, nas pesquisas científicas discutindo as teorias educacionais de forma horizontalizada entre alunos(as) e professores(as). Com o advento das tecnologias digitais como suporte nesta modalidade de educação, a emancipação cultural e social apresentada a partir desta modalidade mais interativa, dinâmica, autônoma e inclusiva na EAD, com todas as suas contribuições para o processo educacional, ainda são pouco investigados. E na educação a distância, as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) estabelecem a função de instrumentos de mediação nos processos de ensino e de aprendizagem, na qual existe um campo forte, rico e propício para esta investigação e aprofundamento. Este trabalho é um estudo de caso único, com técnica de observação, registro em diário de campo, utilização de entrevistas com a aplicação de questionário semiestruturado e análise de conteúdo de Bardin. O material foi preparado e organizado para representar todas as fases do método compreendendo a reunião de todo o material e sua apresentação de forma coesa e clara referente às informações que foram coletadas. Foram levantadas importantes informações sobre o tema o que possibilitou categorizar conteúdos referentes à educação a distância (EAD) e as práticas de escrita colaborativa em rede, evidenciando que quanto maior for o acesso dos educandos (as) as TDICs, a aprendizagem se torna mais democrática perpassando barreiras econômicas, de espaço e tempo. A escrita colaborativa de textos em rede, nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), tem se mostrado eficazes na construção autônoma do conhecimento, embora ainda pouco utilizadas pelos docentes na modalidade EAD, conforme observadas nos resultados desta pesquisa. As instrumentalizações destas novas tecnologias nos processos educacionais estão cada dia mais presentes, o que comprova que não se pode mais observar as práticas pedagógicas e educacionais neste mundo globalizado, sem dar uma atenção especial a importância de se complementar às práticas de ensino com a utilização das tecnologias digitais, acompanhando a evolução do nosso tempo.