Cerceamento Curricular Nos Anos Iniciais: As Configurações Familiares, A Ascensão Dos Movimentos Ultraconservadores E As Possíveis Interferências Nos Livros Didáticos.

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Data

2024-10-22

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Universidade Federal de Alfenas

Resumo

Em meio a um cenário político dividido por confrontos ideológicos extremos, as diretrizes educacionais passaram a ser alvo de disputas, levantando dúvidas sobre a disponibilização de determinados conteúdos e abordagens nos livros didáticos utilizados nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Neste estudo, buscou-se investigar a existência de eventuais censuras por parte de autores e editores em relação ao conteúdo de suas obras, além de analisar possíveis interferências do governo durante a gestão Bolsonaro (2019-2022) no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Questionou-se a real influência de um governo sobre o Currículo e o PNLD no que diz respeito aos conteúdos, em especial a temas voltados às diferentes configurações familiares. Para isso, a pesquisa examinou os conteúdos de alguns livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental nas disciplinas de Ciências, História e Geografia, relacionando possíveis cerceamentos a conteúdos e metodologias voltadas para a diversidade, tais como as famílias homoafetivas. A análise documental dos livros aprovados pelo PNLD dos anos de 2019 e 2023, com enfoque na contextualização, foi realizada através da coleta de dados que foram posteriormente analisados usando métodos quantitativos, por meio de gráficos. Com isto, pode-se aferir que, embora ainda exista o predomínio de família tradicionais heterossexuais, constatou-se a abordagem plural de família, incluindo às homossexuais, tanto em coleções aprovadas no PNLD de 2019, como no de 2023, este último avaliado durante o Governo Bolsonaro.



Palavras-chave

PNLD, Movimentos ultraconservadores, Ideologia de gênero, Censura, Currículo, Estado, Livros didáticos, Famílias homoafetivas

Citação

SILVA, Gabrielle Camargo Teixeira da. Cerceamento Curricular Nos Anos Iniciais: As Configurações Familiares, A Ascensão Dos Movimentos Ultraconservadores E As Possíveis Interferências Nos Livros Didáticos. 2024. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2024.