Mestrado em Geografia
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/2660
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Navegando Mestrado em Geografia por Orientador(a) "Azevedo, Sandra De Castro De"
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Item Acesso aberto (Open Access) A educação do campo no município de Alfenas: as concepções docente sobre o uso dos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático do Campo (PNLD Campo).(Universidade Federal de Alfenas, 2022-02-22) Cruz, Abigail Bruna Da; Azevedo, Sandra De Castro De; Martins , Maria De Fátima Almeida; Vale , Ana Rute DoPesquisar a educação do espaço rural é uma forma de lutar por mais e melhores políticas para esse espaço e para sua população, desse modo, o objetivo geral dessa pesquisa esteve em compreender as impressões dos profissionais docentes das escolas rurais do município de Alfenas-MG, que é caracterizado como espaço de agricultura familiar não vinculado a movimentos sociais de luta pela terra, quanto ao uso dos materiais didáticos da coleção Novo Girassol Saberes e Fazeres do Campo. Essa coleção foi construída a partir da articulação do Programa Nacional do Livro Didático com os norteadores do movimento da Educação do e no Campo. A inserção dessa política na realidade rural do município de Alfenas representou uma possibilidade de maior acesso à Educação do Campo por este espaço por meio do Programa Nacional do Livro Didático do Campo (PNLD Campo). Como metodologia de pesquisa, utilizou-se a revisão bibliográfica dos temas abordados, também a análise de dados secundários do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) entre outras instituições. Para compreender a percepção das professoras sobre o livro didático do PNLD Campo realizou-se questionários com as professoras que atuaram com os materiais didáticos do PNLD Campo no período entre 2013 e 2018, período de vigência dessa política. A pesquisa comprova que apesar da maioria das professoras atuantes nas escolas rurais reconhecerem a necessidade da criação de materiais didáticos que contemplem as diversidades deste espaço, algumas indicaram dificuldades no uso do material adotado. Diante deste resultado, a pesquisa aponta a importância da formação continuada que abarque o tema Educação do Campo e as diversidades espaciais do município de Alfenas. Conclui-se que a política pública do livro didático para as escolas do campo, pautada nos princípios da educação do campo, foi um marco importante para o espaço rural, mas a mesma foi interrompida antes de análises e pesquisas que poderiam indicar estratégias que tornassem a política mais efetiva e que colocassem os professores que atuam neste espaço como protagonistas.Item Acesso aberto (Open Access) A formação continuada dos professores a partir da dinâmica da cidade média: análise do sistema municipal de educação de Alfenas-MG(Universidade Federal de Alfenas, 2023-03-06) Silva, Vitor Donizete Da; Azevedo, Sandra De Castro De; Andrade, Alexandre Carvalho De; Katuta, Ângela MassumiA pesquisa aborda a formação de professores no contexto de uma cidade média. Buscou-se compreender como uma cidade média aborda a formação continuada dos professores levando em consideração as diversas leis que norteiam a educação brasileira. O objetivo geral desta pesquisa foi compreender o sistema de ensino municipal de uma cidade média, com ênfase na formação continuada dos profissionais da educação do município de Alfenas-MG. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foi a utilização de revisão bibliográfica, pesquisa documental e aplicação de questionário. No decorrer da pesquisa foi possível averiguar singularidades no que diz respeito à formação de professores em Alfenas- MG. Ao fim da pesquisa foi possível tecer algumas considerações. Foi possível verificar disparidades de concepções dos profissionais que trabalham no sistema municipal de educação em relação aos assuntos referentes à formação continuada. Além disso, foi possível verificar a necessidade de aprofundamento nas pesquisas que envolvem a temática formação continuada de professores, em especial nas cidades médias, para melhor compreensão da temática.Item Acesso aberto (Open Access) A geografia no ensino médio: análise do conteúdo das políticas curriculares entre 1999-2018(Universidade Federal de Alfenas, 2022-03-15) Silva, Letícia Silvério Da; Azevedo, Sandra De Castro De; Silva , Natalino Neves Da; Turra Neto , NecioO presente trabalho possui como proposta analisar os documentos curriculares federais curriculares brasileiros do Ensino Médio, entre 1999 até 2018, a modo de investigar sobre possíveis mudanças, alterações ou mesmo perda de espaço da disciplina de Geografia. Trata- se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, documental, realizada a partir da análise do conteúdo definida por Franco (2008). Em que, será analisado o material introdutório dos documentos curriculares e os conteúdos referentes à Geografia escolar, considerando o contexto político e econômico de elaboração e implementação dos respectivos documentos. A presente pesquisa busca também analisar a última versão curricular publicada, a BNCC (2018), com o intuito de traçar um quadro geral de sua proposta, considerando a disciplina de Geografia para o Ensino Médio, como também o conceito de “juventude” desenvolvido pelo referido documento. Isso porque, como expõe diversos autores, como Sacristán (2000), o desenvolvimento de pesquisas sobre os documentos curriculares federais são de extrema importância, pois permitem o desenvolvimento de análises sobre as propostas curriculares, que correspondem a documentos norteadores dos currículos e conhecimentos escolares. Como também contribui para o debate acerca da qualidade do ensino educacional brasileiro, que como poderá ser observado na pesquisa, sofre influência e direcionamentos advindos de demandas dos setores econômicos, políticos e culturais da sociedade brasileira e por organismos internacionais. Como é o caso da base, documento norteador da Reforma do Ensino Médio, o qual está em execução, alterando de maneira significativa e impositiva a formação ofertada para essa modalidade de ensino.Item Acesso aberto (Open Access) Alfabetização através da Geografia: uma proposta de formação continuada entre geografias e pedagogias(Universidade Federal de Alfenas, 2024-08-07) Oliveira Júnior, Geraldo Magela De; Azevedo, Sandra De Castro De; Lopes, Jader Janer Moreira; Silva, Jorge Luiz Barcellos DaPesquisas sobre a presença da geografia nos anos iniciais do ensino fundamental constataram a dificuldade dos licenciados em pedagogia em trabalhar com essa disciplina na sala de aula. Motivado por esses resultados, o presente estudo propõe relacionar o ensino de geografia com o processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo desta pesquisa consiste em elucidar a alfabetização por e através da geografia. Para isso, foi necessário estabelecer uma relação entre universidade e escola, geógrafo e pedagogas, a partir de estratégias didáticas voltadas ao ensino das palavras, a partir da leitura do mundo. Durante o processo, foi possível investigar a dialogicidade entre pedagogias e geografias, no tocante à formação continuada de professores em trabalho, conectando teoria e prática por meio da pesquisa-ação. Trata-se, portanto, de uma análise onde os integrantes não apenas são observados, mas se constituem como agentes ativos e reflexivos tanto na investigação quanto na intervenção e construção de resultados. Aliada ao materialismo histórico-dialético, que enfatiza a análise das relações sociais e históricas de poder, a pesquisa busca compreender e transformar a realidade investigada. Estes apontamentos são guiados pelo levantamento da história e métodos de alfabetização, da formação de pedagogos, dos aspectos legais quanto à formação continuada de professores no Brasil e pela análise das ações práticas obtidas através da implementação de um projeto de extensão com uma turma de 2º ano de uma escola municipal. Por meio da pesquisa, constatou-se que é possível alfabetizar por e através da geografia e que as iniciativas de formação continuada de professores são imprescindíveis diante do almejado progresso político, intelectual e emancipatório de uma significativa parcela da população, que enxerga na educação a representação máxima para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.Item Acesso aberto (Open Access) Do global ao local: a dialética entre as políticas curriculares de geografia e as cidades médias e pequenas(Universidade Federal de Alfenas, 2021-04-29) Silva, André De Paula; Azevedo, Sandra De Castro De; Ramos, Ana Cláudia Sacramento; Andrade, Alexandre Carvalho DeO Brasil possui uma quantidade significativa de cidades médias e pequenas. No entanto, a vivência da sala de aula mostrou que elas, geralmente, não são abordadas no ensino de Geografia. Esta dissertação tem como objetivo compreender como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) possibilitam a abordagem da temática sobre cidades médias e pequenas no ensino de Geografia. Para alcançar esse objetivo a pesquisa qualitativa, com base no método materialista histórico dialético, utilizou como técnica a análise bibliográfica e documental e aplicação de questionário via e-mail aos professores de Geografia da cidade média de Alfenas e da cidade pequena de Paraguaçu. Constatou-se que tanto em nível federal como em nível estadual, as realidades dessas cidades são desconsideradas, prevalecendo um enfoque das escalas nacionais e globais. A construção do currículo do estado de Minas Gerais deveria, por ser composto por um número expressivo de cidades médias e pequenas, ter considerado de forma mais intensa sua realidade, o que permitiria uma abordagem mais explícita de cidades médias e pequenas. O formato do CRMG passa para o professor a responsabilidade de inserir essas cidades no processo de adaptação do currículo para a sala de aula. Para contribuir com a abordagem de cidades médias e pequenas, foram elaboradas proposições, partindo das habilidades da política curricular estadual. A ideia é mostrar potencialidades para trabalhar essa temática e não construir receitas.