Mestrado em Geografia
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/2660
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Navegando Mestrado em Geografia por Orientador(a) "Santos, Clibson Alves Dos"
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Item Acesso aberto (Open Access) Análise do meio físico como subsídio à definição de diretrizes em planos diretores municipais no trecho médio da bacia hidrográfica do rio Sapucaí(Universidade Federal de Alfenas, 2022-03-14) Adorno, Caio Faria Da Cunha Barbosa; Santos, Clibson Alves Dos; Rubira, Felipe Gomes; Barreiros, André MatheusO desenvolvimento da sociedade tem sido acompanhado de uma lógica de pensamento que a coloca como uma força dominante em relação à natureza. O processo de transformação da paisagem é carregado por interesses particulares que comprometem os recursos naturais e evidenciam a arrogância humana. A abordagem sistêmica modificou a maneira de se trabalhar as questões relativas à sociedade e a natureza e, na Geografia Física, foi o paradigma geossistêmico que passou a vigorar sobre o modo de se analisar a paisagem com preocupações nesta dualidade. Sochava (1968) foi o precursor do termo e definiu o geossistema como uma alternativa de caráter heterogêneo e dinâmico para a análise da paisagem de maneira sistêmica e holística, enquanto Bertrand (1972) foi responsável por adaptar e difundir essas ideias no ocidente. A literatura geográfica brasileira, principalmente com estudos ambientais, tem trabalhado a paisagem pela perspectiva geossistêmica. Fornecer diretrizes para o desenvolvimento urbano é função do Plano Diretor Municipal, e o mesmo deve ser produzido com o suporte de um diagnóstico completo sobre as características abióticas, bióticas e culturais da área em questão. Contraditórias a este contexto, as cidades brasileiras têm se desenvolvido sem o planejamento e a gestão territorial pautados no conhecimento científico do meio físico. Essa situação se expressa na expansão desordenada paralela ao surgimento de problemas relacionados às características bióticas, abióticas e culturais da área em questão. Nesta narrativa, o presente trabalho buscou elaborar um modelo de análise para o meio físico, através do método Geossistema-Território-Paisagem (GTP) associado à suscetibilidade natural de ocorrência de eventos geológicos, de enchente e inundação, como forma de subsidiar diretrizes em planos diretores municipais no trecho médio da bacia hidrográfica do rio Sapucaí.Item Acesso aberto (Open Access) Tecnologias digitais e práticas de pesquisa científica no ensino médio com inteligência geográfica(Universidade Federal de Alfenas, 2023-05-05) Sousa, Diego Alexandre; Santos, Clibson Alves Dos; Azevedo, Sandra De Castro De; Cereda Junior, AbimaelA pesquisa científica é conhecida pelo senso comum apenas como aquela pesquisa desenvolvida a partir do ensino superior. O objetivo com esta dissertação é mostrar que esse tipo de trabalho pode ser desenvolvido ainda no ensino básico, mas que para isso requer um grupo de alunos interessados pela pesquisa e professores orientadores capacitados para desenvolver tal projeto, agregando ainda a capacidade de desenvolver essas pesquisas e utilizando as tecnologias digitais disponíveis como ferramenta de auxílio no desenvolvimento do projeto. Utilizou-se para a pesquisa o método participante, por acreditar-se que o compromisso da pesquisa seja com a comunidade, grupos e movimentos sociais, como o caso da cultura do congado. Com base em diversas análises bibliográficas e posteriormente com a prática, o projeto de pesquisa foi desenvolvido em uma escola estadual do município de Campo Belo/MG, utilizando um grupo de onze alunos que se tornaram membros do Núcleo de Pesquisa Científica na Educação Básica da referida escola e que por meio de aulas teóricas, práticas de campo e de laboratório de informática, desenvolveram mapeamentos e posteriormente criaram um webaplicativo exploratório para a população em geral ou colaborativo para os professores a fim de contribuir contando a história do município por meio de mapas. As ferramentas SIGs utilizadas para essas pesquisas foram os componentes da plataforma ArcGis, o ArcGIS Online e o ArcGIS StoryMaps, além do Google Earth Pro. Como resultado, espera-se mostrar o potencial da pesquisa científica articulada às tecnologias digitais no processo ensino-aprendizado da educação básica, além de contribuir com a população local do munícipio e sendo assim, alertar para as autoridades que para o desenvolvimento de projetos científicos inovadores, requer não só políticas públicas, mas assim como investimentos nessas áreas de pesquisas.