Mestrado em Enfermagem
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/2656
Navegar
Navegando Mestrado em Enfermagem por Orientador(a) "Moreira, Denis Da Silva"
Agora exibindo 1 - 9 de 9
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Acesso aberto (Open Access) Construção e validação do jogo de tabuleiro para a prevenção de autolesão não suicida em adolescentes(Universidade Federal de Alfenas, 2023-04-27) Quintiliano, Guilherme Luis Nascimento; Moreira, Denis Da Silva; Sawada, Namie Okino; Miranda, Talita Prado SimãoA adolescência é uma fase propicia a apresentar dúvidas e incertezas em decorrência das transformações biológicas, psicológicas e emocionais que vivenciam e, das influências que podem existir no contexto em que estão inseridos. Nesse período do ciclo vital pode emergir a autolesão não suicida com consequências graves para o adolescente e para a vida adulta. A presente investigação se justifica pelo aumento de número de casos de autolesão não suicida em adolescentes, desdobrando-se em um problema de saúde pública. Objetivo: Construir e validar um jogo de tabuleiro para prevenção da autolesão não suicida em adolescentes. Métodos: Trata-se de uma pesquisa descritiva de delineamento metodológico que objetivou a construção e validação do jogo de tabuleiro baseado em evidências científicas para a prevenção da autolesão não suicida em adolescentes. Resultados: Evidenciou-se por meio da revisão integrativa que a autolesão não suicida é uma realidade na vida dos adolescentes, e que as repercussões desse comportamento podem afetar diretamente na qualidade de vida do adolescente. A síntese dos estudos proporcionou o conhecimento das evidências disponíveis e a ampliação do conhecimento sobre a autolesão não suicida e possibilitou a construção do jogo de tabuleiro “A Escolha é Sua”, que consiste em uma ferramenta lúdica e inovadora baseado em evidências científicas, validada por juízes especialistas e juízes adolescentes, por meio de um instrumento de validação de conteúdo, que possibilitou avaliar cada item do jogo individual e o instrumento como um todo. Utilizou-se o Índice de Validação de Conteúdo, e o instrumento obteve a taxa de concordância pelos juízes especialistas 1,0, a taxa obtida pelos juízes adolescentes 0,80 e a taxa geral do instrumento obtida foi 0,92. Conclusão: A ferramenta lúdica e inovadora é uma estratégia que poderá contribuir para a práxis profissional na área de educação e saúde no contexto do adolescente, minimizando as repercussões dessa problemática no seu cotidiano e de sua família, bem como contribuindo com a produção de conhecimento científico e pesquisas futuras. É imprescindível desenvolver ou utilizar metodologias de ensino que sejam eficazes para o aprendizado do adolescente, seja no âmbito escolar, com os profissionais da educação ou nas unidades de saúde, por meio do enfermeiro, visto que o enfermeiro é um agente de promoção e educação em saúde, nesse contexto, a utilização de ferramentas lúdicas, didática e inovadora pode ser fundamental.Item Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento e avaliação de um sistema interativo para ponderar o consumo de álcool e /ou outras drogas entre adolescentes(Universidade Federal de Alfenas, 2016-02-18) Salles, Thamyris Alexandre; Moreira, Denis Da Silva; Nogueira, Denismar Alves; Pillon, Sandra CristinaAtualmente o uso abusivo de álcool e/ou de outras drogas está cada vez mais precoce e constitui um grave problema de saúde pública. A Organização Mundial de Saúde subsidiou a elaboração de instrumentos de triagem importantes para verificar o nível de uso de drogas e auxiliar o profissional de saúde em suas intervenções. Tais instrumentos devem despertar interesse nos adolescentes, utilizando meios mais atrativos, como o uso da tecnologia. Desse modo o trabalho teve como objetivo desenvolver e avaliar um sistema interativo para a implementação de um Questionário sobre o Uso de Drogas entre adolescentes. Trata-se de um estudo metodológico, descritivo, exploratório com abordagem quantitativa; realizado em quatro etapas: desenvolvimento do sistema interativo, avaliação aparente e de conteúdo, pré-teste e avaliação das propriedades métricas. Na elaboração do sistema interativo foi utilizado o método ágil Extreme Programming ou XP. Após a elaboração do sistema interativo, o mesmo foi submetido a um processo de avaliação aparente e de conteúdo por um grupo de 27 juízes. Em seguida foi realizada a avaliação de confiabilidade, a validação de critério e a avaliação da consistência interna do Questionário sobre o Uso de Drogas em sua forma impressa e por meio do Sistema Interativo. A amostra do estudo foi de 416 adolescentes do ensino fundamental II e a coleta de dados aconteceu de junho a setembro de 2015. A análise dos dados da avaliação do sistema interativo por um grupo de juízes foi realizada por meio do teste kappa fleiss. Contudo, para a avaliação das propriedades métricas no teste reteste foi calculado o coeficiente de correlação intraclasse ; na validade de critério foi utilizado o teste qui-quadrado e/ ou o teste exato de Fisher ou o teste de Mann Whitney; e para avaliar a consistência interna foi calculado o alfa de Cronbach. O desenvolvimento do sistema interativo ocorreu em seis fases: criação dos cenários do questionário, criação do banco de dados, desenvolvimento do módulo administrativo, desenvolvimento do sistema interativo, hospedagem do sistema em servidor e exportação dos resultados em planilhas. Em relação à análise de concordância inter- avaliadores por meio do teste kappa fleiss, foi estimado um kappa 0,74 , o que evidenciou concordância satisfatória dos juízes. No que tange a avaliação das propriedades métricas, no teste reteste mais da metade dos itens do questionário em sua forma impressa e no sistema interativo apresentaram confiabilidade perfeita. Na validação de critério 96,7% das variáveis do instrumento nas duas formas tiveram valores de p não significativos sendo proporcionalmente iguais e na análise da consistência interna, ambas as estratégias apresentaram alfa de Cronbach superior a 0,70. Deste modo o Questionário sobre o Uso de Drogas por meio do Sistema Interativo mantém as mesmas propriedades que na forma impressa, e os dois recrutam as mesmas informações. A elaboração do sistema interativo foi adequada e possibilitou o surgimento de uma ferramenta inovadora e atrativa para a triagem do uso de drogas entre adolescentes, o que contribui para o recrutamento de informações mais confiáveis em pesquisas.Item Acesso aberto (Open Access) Efeito da Terapia Comunitária Integrativa sobre os sintomas de ansiedade e depressão em adolescentes(Universidade Federal de Alfenas, 2020-11-27) Alves, Mariane Inaraí; Moreira, Denis Da Silva; Bressan, Vânia Regina; Resck, Zélia Marilda RodriguesA adolescência é um período de intensas mudanças a nível biológico, psicológico e social, o que torna esta fase mais vulnerável a alterações psicoemocionais, tais como a ansiedade e depressão. O objetivo do estudo foi avaliar o efeito da Terapia Comunitária Integrativa sobre os sintomas de ansiedade e de depressão em adolescentes e avaliar a relação dessas comorbidades com a autolesão não suicida. Trata-se de uma pesquisa quase experimental do tipo pré e pós-teste. Os participantes foram constituídos por 56 adolescentes de 12 a 17 anos matriculados em uma escola pública do sul de Minas Gerais. Os instrumentos para a coleta de dados foram: Caracterização dos participantes, Classificação Econômica, Escala de Comportamento de Autolesão, Children’s Depression Inventory e o Screen for Child Anxiety Related Emotional Disorders. Constatou-se um predomínio dos adolescentes do sexo feminino, solteiros, a média de idade foi 15 anos, 32,1% estavam cursando o primeiro ano do ensino médio, 53,6% classificados economicamente nas classes B2 e C1 e 42,9% moravam com os pais. Grande parte dos adolescentes se autolesionaram (87,5%) no último ano, relataram sentir pouca ou nenhuma dor, 36,7% apresentou ideação suicida e 91,8% não estavam sob efeito de álcool ou outras drogas quando praticaram a autolesão. As idades mais frequentes para o início da autolesão foram 15, 16 e 12 anos, respectivamente. Os tipos de autolesão mais comuns foram: cutucar ferimentos, bater em si mesmo e cortar a pele e entre as razões referidas estão: para aliviar a sensação de vazio ou indiferença, sentimentos ou sensações ruins e controlar uma situação. Dos 56 adolescentes que participaram do estudo, 43(76,8%) apresentaram sintomas ansiosos e 30(53,6%) sintomas depressivos. Evidenciou-se uma correlação entre ansiedade e a depressão, a medida que o escore de ansiedade aumenta o de depressão também se eleva. Os escores de ansiedade e depressão são maiores nos que realizaram autolesão. As meninas tiveram maiores escores de ansiedade, de depressão e taxas superiores de comportamento autolesivo e apresentaram maiores chances para desenvolverem tais comorbidades (ansiedade O.R:9,8, depressão O.R:4,2 e comportamento autolesivo O.R:7,7). Os adolescentes que apresentavam ideação suicida tiveram maiores escores de depressão e frequência superiores para a autolesão, estatisticamente significante. Após a intervenção com a Terapia Comunitária Integrativa houve uma redução estatisticamente significativa dos escores de ansiedade e depressão da amostra geral e acima do ponto de corte. Na avaliação em relação a variável sexo na amostra total, observou-se uma redução significativa no sexo feminino para os escores de ansiedade e depressão, no entanto, para os participantes que apresentaram pontuação acima do ponto de corte foi estatisticamente significante a variável depressão apenas para as meninas. Concluiu-se que a ansiedade, a depressão e a autolesão são problemas relatados pelos adolescentes do estudo e essas comorbidades estão associadas. A Terapia Comunitária Integrativa foi uma intervenção eficaz na diminuição dos escores de depressão e ansiedade, portanto foi uma ferramenta efetiva de apoio e de prevenção do sofrimento psicoemocional, sendo uma estratégia concreta com efeitos benéficos à atuação dos enfermeiros na assistência à saúde mental dos adolescentes no contexto escolar.Item Acesso aberto (Open Access) Efeito do óleo de girassol comparado ao hidrocoloide para prevenção de lesão cutânea nos prematuros em uso de CPAP nasal: estudo piloto de ensaio clínico randomizado.(Universidade Federal de Alfenas, 2020-02-27) Luz, Hélia Aparecida Da Silva; Moreira, Denis Da Silva; Leitão, Silvia Graciela Rungisk; Garcia, Ana Cláudia MesquitaA ventilação mecânica não invasiva por pressão positiva contínua nas vias aéreas, Continuous Positive Airway Pressure (CPAP) com pronga, vem sendo utilizada de forma rotineira para prematuros com problemas respiratórios. O seu uso está relacionado a alto índice de lesões cutâneas, necessitando de monitorização e de intervenção da equipe de enfermagem. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar a pertinência dos métodos, dos instrumentos e do tamanho amostral, buscando avaliar o efeito do óleo de girassol à base de ácidos graxos essenciais, comparado ao hidrocoloide na prevenção de lesão de pele nos prematuros em uso de CPAP nasal. Trata-se de um estudo piloto de ensaio clínico randomizado controlado, prospectivo, paralelo, dois braços com taxa de alocação 1:1. A amostra constituiu de 40 prematuros hospitalizados em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, o grupo experimental como óleo de girassol (n = 20) e o grupo controle com o hidrocoloide (n = 20). A coleta de dados ocorreu no período de janeiro a julho de 2019, por meio dos instrumentos de caracterização, de monitorização diária do prematuro e do CPAP nasal, de avaliação diária da condição da pele (Escala de Condição da Pele do Recém-Nascido) e de classificação da lesão (Sistema Internacional de Classificação de Lesão por Pressão). Para a análise dos dados, utilizaram-se o Teste t Student, o Teste exato de Fischer, o Odds Ratio, o Teste de Wilcoxon-Mann-Whitney e, para a correlação das principais variáveis (escalas) pelo Coeficiente de Correlação de Spearman, adotou-se o nível de significância de p ≤ 0,05. Nos resultados, os métodos utilizados apresentaram viabilidade ao planejamento e às estratégias de recrutamento amostral, à coleta de dados, à disponibilidade da amostra e os instrumentos foram adequados quanto à aplicabilidade. A avaliação da condição da pele pela Escala de Condição da Pele do Recém-Nascido constatou que o grupo experimental (óleo de girassol) possui sete vezes mais chances de apresentar a pele íntegra em relação ao grupo controle (hidrocoloide) sendo estatisticamente significativo (p < 0,001). Evidencia-se também o efeito positivo e significativo do óleo de girassol sobre o hidrocoloide na avaliação do grau de lesão (p = 0,007). Ao correlacionar as escalas de condição da pele e de grau de lesão, estas apresentaram-se ser altamente correlacionadas (R = 0,945) e estatisticamente significantes. Conclui-se que este desenho de estudo é viável para um ECR mais robusto. A intervenção proposta no grupo experimental (óleo de girassol) é de fácil aplicabilidade e de baixo custo financeiro e se mostrou inovadora na manutenção da integridade cutânea e na redução do grau de lesão quando comparada ao grupo controle (hidrocoloide).Item Acesso aberto (Open Access) Efeitos da contenção facilitada e do enrolamento na redução da dor no recém-nascido prematuro: ensaio clínico cruzado(Universidade Federal de Alfenas, 2022-04-29) Reis, Sandra Marina Dos; Moreira, Denis Da Silva; Garcia, Ana Claudia Mesquita; Andrade, Claudia Umbelina BaptistaA Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) é o ambiente ideal para a sobrevivência e para a internação dos prematuros, mas apresenta características que colocam em risco seu desenvolvimento extrauterino, como os inúmeros procedimentos dolorosos. Entre esses procedimentos, a punção venosa é um dos mais frequentes realizados pela enfermagem. Diante de um estímulo doloroso, o recém-nascido (RN) pode apresentar alterações dos parâmetros fisiológicos e comportamentais, sendo necessário aplicar intervenções para o alívio da dor. O objetivo deste estudo foi analisar a eficácia dos efeitos da contenção facilitada e do enrolamento para a redução da dor em recém- nascidos prematuros durante a coleta de sangue arterial. Trata-se de um ensaio clínico randomizado, do tipo crossover, com número amostral de 15 recém-nascidos, com idade entre 32 a 36 semanas e 6 dias, submetidos à condição experimental (contenção facilitada) e à condição controle (enrolamento), durante a coleta de sangue arterial. Para a avaliação, foram utilizados os instrumentos de caracterização do prematuro, escala de dor (denominada PIPP-R) e de análise da Teoria Síncrono-ativa. O estudo foi autorizado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, como o parecer: 4.503.258 e com registro no (ReBec) nº: 8v9x7f9. Para a análise dos dados, utilizaram-se os testes de independência de Qui- quadrado ou Teste exato de Fisher, o Teste de Tukey ou Dunnett, o Teste de Wilcoxon- Mann-Whitney e a Análise de correspondência. Resultados: Constatou-se que houve um predomínio do sexo feminino; que a média de peso na primeira coleta foi de 1596g; que todos os prematuros apresentavam Apgar maior ou igual a sete no 5º minuto de vida. Quanto ao procedimento para a coleta de sangue arterial, contatou-se que, em ambas as condições, a coleta ocorreu em menos de 60 segundos e a artéria de escolha foi a braquial. Em relação aos parâmetros fisiológicos (frequência cardíaca, frequência respiratória e saturação de oxigênio) e à avaliação da dor pela escala PIPP-R, não houve diferença estatisticamente significante entre as condições em estudo. Os achados em relação à teoria síncrono-ativa, por meio da análise de correspondência, evidenciaram um padrão organizacional precoce dos prematuros que foram submetidos à contenção facilitada. Conclui-se que ambas as intervenções, contenção facilitada e enrolamento, são estratégias não farmacológicas efetivas no manejo da dor de prematuros submetidos à coleta de sangue arterial. No entanto, a condição experimental evidenciou melhor controle no escore de dor e no padrão de organização desenvolvimental.Item Acesso aberto (Open Access) Implicações da contenção facilitada durante a punção venosa periférica em neonatos hospitalizados: ensaio clínico randomizado(Universidade Federal de Alfenas, 2015-04-30) Alfredo, Evellin Ribeiro; Moreira, Denis Da Silva; Iunes, Denise Hollanda; Braga, Patrícia PintoA Unidade de Terapia Intensiva Neonatal – UTIN é o ambiente ideal para a sobrevivência e internação dos prematuros, mas apresenta características que colocam em risco o seu desenvolvimento extrauterino, por exemplo, os inúmeros procedimentos dolorosos que são realizados. Entre esses procedimentos, a punção venosa é um dos mais frequentes realizados pela enfermagem. Diante de um estimulo doloroso, o recém-nascido (RN) pode apresentar alterações dos parâmetros fisiológicos e comportamentais, sendo necessário aplicar intervenções para alívio da dor, como a contenção facilitada, que proporciona flexão dos membros, simulando a contenção da parede do útero. Trata-se de um ensaio clínico randomizado, que objetivou avaliar a implicação da contenção facilitada no neonato, durante o procedimento de punção venosa periférica para a realização de coleta de sangue. Cinquenta neonatos internos na UTIN foram divididos em dois grupos: tratado (n=25) e controle (n=25), sendo que, no grupo tratado, a pesquisadora realizou a técnica de contenção facilitada durante o procedimento de coleta de sangue. As alterações comportamentais foram avaliadas através da escala NFCS de dor neonatal, os parâmetros fisiológicos (frequência cardíaca e saturação de oxigênio) foram registrados por monitor multiparamétrico e o padrão de sono e vigília foi avaliado através dos critérios de Pretchel. O resultado do cruzamento das variáveis mostrou que os neonatos que estavam há mais dias hospitalizados, e que receberam a técnica de contenção facilitada, tiveram menos alterações comportamentais em relação ao grupo controle. Concluiu-se que os neonatos que receberam a contenção facilitada apresentaram menos alterações comportamentais, minimizando seu estresse durante o procedimento doloroso, e os que receberam a técnica de contenção facilitada e tomaram banho de imersão mantiveram seu estado de sono e vigília e sua organização comportamental.Item Acesso aberto (Open Access) Implicações da técnica “Broken Needle” na punção venosa periférica de neonatos prematuros(Universidade Federal de Alfenas, 2017-09-15) Pagano, Letícia Morais; Moreira, Denis Da Silva; Resck, Zélia Marilda Rodrigues; Manzo, Bruna FigueiredoEntre os diversos procedimentos realizados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), está a Punção Venosa Periférica (PVP), considerada uma prática complexa, que representa 85% das atividades da equipe de enfermagem, sendo também a mais dolorosa. Os dispositivos utilizados em adultos têm sido adaptados para o uso em crianças e lactentes por não existir um material específico para assistência pediátrica. Entre estas práticas encontra-se a técnica broken needle, que tem sido considerada útil pelos profissionais que a utilizam por facilitar a coleta de amostras sanguíneas, apesar de alguns estudos atentarem para o risco de eventos adversos. O objetivo geral é avaliar as implicações da técnica broken needle sobre os parâmetros hemodinâmicos e comportamentais relacionados à dor durante a punção venosa periférica para coleta de sangue em neonatos prematuros e entender sua utilização na prática profissional. Especificamente objetivou descrever as características clínicas dos neonatos prematuros; avaliar as implicações da técnica broken needle na PVP em neonato prematuro nos seguintes parâmetros: nível de dor, comportamental e fisiológico; verificar a ocorrência de eventos adversos da utilização da técnica na PVP em neonatos prematuros; apreender a percepção dos profissionais de enfermagem e medicina que utilizam a técnica broken needle na PVP em neonatos prematuros. O estudo de método misto foi desenvolvido em duas etapas: na primeira foi realizado um estudo quantitativo, transversal e descritivo, em que a amostra foi composta por neonatos prematuros divididos em dois grupos – tratado e controle e foi realizada investigação retrospectiva dos prontuários. Na segunda etapa foi realizada uma pesquisa qualitativa com entrevistas semiestruturadas com cinco profissionais e os dados foram submetidos à Análise de Conteúdo de Bardin. Na caracterização dos neonatos há similaridade entre os dois grupos, sendo em sua maioria prematuros com idade gestacional entre 32 e 35,6 semanas, com diagnósticos relacionados a causas respiratórias, com peso maior de 1500g. Na análise documental não houve registro de sinais flogísticos ou lesões nos membros em que foi realizada a coleta de sangue. Os profissionais acreditam que a técnica broken needle seja mais eficaz por ser mais rápida do que as outras técnicas, o que não foi comprovado na análise do tempo de coleta nos neonatos. Não houve diferença estatística entre os grupos em relação ao comportamento da frequência cardíaca, padrão de sono e olhos espremidos durante a PVP. Em relação à saturação de oxigênio, sobrancelhas salientes e sulco nasolabial aprofundado houve diferença estatística entre os grupos. Apesar da tênue diferença entre os grupos no momento da punção, não há vantagens significativas de uma técnica em relação à outra. Evidenciou-se a importância do treinamento contínuo da equipe, pois os profissionais valorizam as informações passadas de um membro a outro. A transferência do conhecimento de um profissional ao outro favorece a incorporação da técnica. A equipe se preocupa em realizar técnicas que sejam menos agressivas ao neonato e realizam a técnica broken needle porque acreditam que a técnica seja mais vantajosa e benéfica e que não tenha efeitos adversos para o neonato. A técnica estudada parece não ter efeitos sobre os parâmetros relacionados com a dor neonatal, não demonstrando diminuir nem aumentar os escores de dor nos neonatos quando comparada com a técnica utilizando o canhão. Não foi encontrada relação da ocorrência de eventos adversos/complicações com a PVP. Ressalta-se que deve ser chamada a atenção para a segurança do paciente no procedimento de punção e a equipe deve revisar a tendência ao modelo mecanicista da assistência. Sugere-se a realização de outros estudos, inclusive com realização em escala nacional.Item Acesso aberto (Open Access) Jogo de tabuleiro: estratégia educativa sobre o uso de álcool em adolescentes(Universidade Federal de Alfenas, 2018-11-30) Caliari, Tamires Marta; Moreira, Denis Da Silva; Resck, Zélia Marilda Rodrigues; Pillon, Sandra CristinaO consumo de álcool entre os adolescentes está cada vez mais precoce em decorrência de diversos fatores sociais, culturais, escolares, familiares e também da influência dos amigos. O consumo excessivo de álcool provoca alterações no raciocínio e na coordenação motora, ocasionando prejuízo físico, psíquico e social. Portanto, é necessário criar e desenvolver estratégias nas escolas, nas famílias e na sociedade com vista à educação sobre a temática. Este estudo teve como objetivos desenvolver um jogo de tabuleiro como estratégia educativa sobre o uso de bebidas alcoólicas em adolescentes e analisar-lhes a percepção sobre essa temática antes e após a aplicação do jogo de tabuleiro. Trata-se de um estudo com metodologia ativa na construção e refinamento do jogo de tabuleiro e qualitativo para a análise da percepção dos adolescentes sobre o uso de bebidas alcoólicas. A amostra do estudo consistiu de adolescentes do sexto ano do ensino fundamental na faixa etária de 10 a 13 anos de uma escola pública do Sul de Minas Gerais. A montagem do jogo desde a criação lúdica, artística do tabuleiro da jogabilidade e das cartas foram criadas pela pesquisadora e contou com a colaboração de uma desenhista e de um designer gráfico, concretizando a versão final do jogo "Você Decide". Após a construção do jogo de tabuleiro, este foi submetido à avaliação por juízes, assim, o jogo foi atualizado com as respectivas observações e estruturado em sua versão final, aplicando-se nos adolescentes sujeitos do estudo. A coleta de dados ocorreu por meio do grupo focal em torno de 6 a 12 adolescentes. Os registros dos dados foram realizados por meio de gravações, observações e anotações em diário de campo. Os dados coletados foram analisados referente à Análise de Conteúdo de Bardin: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Posteriormente à aplicação do jogo de tabuleiro “Você Decide”, foram realizados cinco grupos focais com 46 adolescentes, podendo-se apreender desse processo, com os depoimentos dos adolescentes, duas categorias e duas subcategorias. A primeira categoria se refere a “Embasamento científico e legislação: empoderamento do adolescente.’’ E a segunda a “O uso de bebidas alcoólicas na adolescência e as suas interfaces: família, comportamento social e na saúde”, englobando duas subcategorias: “Violência doméstica: da agressão à morte” e o “Uso de bebidas alcoólicas: influência no comportamento e na saúde”. O jogo “Você Decide”, como ferramenta educativa, possibilitou aos adolescentes uma tomada de consciência sobre o uso de bebidas alcoólicas, que antes era visto como algo natural, prazeroso, permissivo e presente no seio familiar, agora visto como algo proibido, causando malefícios em suas vidas. Observa-se também uma consciência sobre os atos abusivos sofridos e presenciados, agora identificados como atos de violência não-toleráveis e naturais em seu cotidiano. O jogo também proporcionou aos adolescentes uma consciência moral diante da imprudência no trânsito, devido ao uso de bebidas alcoólicas, e um conhecimento e tomada de consciência sobre os malefícios e morbidades provocados no organismo pela bebida alcoólica, a qual pode ocasionar a morte. O jogo “Você Decide” apresenta-se como uma estratégia educativa para promoção na saúde dos adolescentes e para a prática em enfermagem. A ferramenta lúdica interativa e prazerosa possibilitou inovar a educação. Favorecendo o desenvolvimento da autonomia e do empoderamento, que poderá resultar em uma maior conscientização, autonomia e tomada de decisão frente aos desafios inerentes ao processo de adolescer.Item Acesso aberto (Open Access) Vivências de mães com filhos portadores de fibrose cística(Universidade Federal de Alfenas, 2013-03-25) Cordeiro, Samara Macedo; Moreira, Denis Da Silva; Resck, Zélia Marilda Rodrigues; Cadete, Matilde Meire MirandaA Fibrose Cística ou mucovicidose é uma doença crônica, autossômica recessiva, de caráter hereditário. Conviver com um filho portador de Fibrose Cística pode alterar a dinâmica de vida de uma mãe. O presente trabalho objetivou compreender a vivência de mães que possuem filhos portadores de Fibrose Cística, e assim desvelar o fenômeno de como é ser mãe de portadores de Fibrose Cística. Adotou-se a metodologia qualitativa com abordagem fenomenológica. Os sujeitos do estudo foram oito mães de filhos portadores de Fibrose Cística do sul de Minas Gerais. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista audiogravada no período de junho a outubro de 2012. Foi aprovado pelo comitê de Ética em Pesquisa da UNIFAL-MG sob o número de protocolo 017/2012. Foi utilizado um questionário para caracterização dos sujeitos com vistas a elaborar uma biografia de cada mãe e assim proporcionar ao leitor uma maior aproximação com o fenômeno. Utilizou-se como questão norteadora: Gostaria que a senhora me contasse a sua experiência como mãe de um filho com Fibrose Cística. Como é viver o dia a dia dessa experiência? Os dados foram discutidos com base em alguns pressupostos do referencial teórico de Martin Heidegger e de autores que trabalharam a temática. Após análise das entrevistas emergiram três categorias e duas subcategorias as quais representam a essência da vivencia de mães de filhos com Fibrose Cística em seu dia-a-dia: O Ser-ai vivenciando o diagnóstico de Fibrose Cística do seu filho; Experienciando o cuidado ao filho portador de Fibrose Cística que se subdivide em: O Ser-mãe vivenciando o tratamento, A alteração do seu mundo-vida e da dinâmica familiar; Diante do futuro do filho: entre a angústia e a esperança. Os resultados evidenciaram que viver a experiência de ser mãe de um filho com Fibrose Cística perpassa por momentos de medo, dúvidas e incertezas. A fase do diagnóstico teve grande impacto tanto no ser-mãe bem como na família. O cotidiano dessa família passou por transformações e foi adaptado priorizando o cuidado do filho doente. O futuro se mostra bastante incerto na vida dessas mães. O conhecimento aqui desvelado nos traz uma nova visão frente às necessidades reais dessas mães, e nos faz perceber que cada ser é singular e deve ser atendido na totalidade de suas peculiaridades. Nesse sentido, a experiência de mães com filhos portadores de Fibrose Cística descrita nesse estudo, poderá fornecer subsídios para reflexões nas práticas, tanto de enfermeiros como dos demais profissionais de saúde que atendem essa clientela, fazendo-os refletir sobre a forma de cuidado prestado a elas, de maneira que possam provocar mudanças no exercício do cuidado a essas mães, tornando-o mais humano e acolhedor.