Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/2665
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Navegando Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional por Orientador(a) "Rodrigues, Claudio Vilela"
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Item Acesso aberto (Open Access) As relações entre a polícia militar e a sociedade na ótica das relações raciais e dos direitos humanos na cidade de Varginha-MG(Universidade Federal de Alfenas, 2019-12-12) Junho, Flávio Terra; Rodrigues, Claudio Vilela; Pessanha, Gabriel Rodrigo Gomes; Miranda, Adílio Renê AlmeidaA atuação da Polícia Militar no Brasil é um tema composto por vários aspectos que se contrapõe, como o tipo de polícia criada, sua institucionalização, a atuação dos agentes, dentre outros. Este último é indissociável de algo presente no dia a dia dos policias: a violência que atinge todos os indivíduos, sejam mulheres, homens, negros ou brancos. No caso dos negros, especificamente, há uma relação de consequências mais drásticas, como o Segundo o 11º Anuário Brasileiro de Segurança Pública: no ano de 2016 4.222 pessoas foram mortas em ações policias, sendo 76,2% delas negras e dos 453 policias vítimas de homicídio no ano de 2016, 56% eram negros (FÓRUM..., 2017). Considerando tais dados, teve-se como objetivo geral identificar como se desenvolvem as relações raciais e institucionais na vivência dos policias militares de Varginha-MG em relação ao seu ambiente de trabalho externo, sob a perspectiva dos policiais-militares de Varginha; e como objetivos específicos: compreender como se dão as relações raciais e institucionais dentro do ambiente da Polícia Militar de Minas Gerais na cidade de Varginha e na sociedade; levantar qual o perfil de abordagem policial de acordo com os entendimentos dos policiais; identificar como as relações raciais e a questão de direitos humanos são vistas pelos policiais. Para isso, foram realizadas cinco entrevistas com policiais de Varginha-MG e os dados analisados por meio da Análise Crítica do Discurso. Foi possível concluir que os policiais têm um conhecimento sobre justiça dentro da corporação, argumentando sempre sobre igualdade de tratamento, porém repercutiram alguns discursos que mostraram que ainda repetem atitudes de certa maneira violenta e pautadas em estereótipos racistas.The performance of the Military Police in Brazil is a theme composed by several opposing aspects, such as the kind of police created, it's institutionalization, the actions of the police agents, among others. The violence is inseparable from the police daily life and that affects all individuals, whether women, men, black or white people. In the case of black people, specifically, there is a list of more drastic consequences, such as the Second 11th Brazilian Public Security Yearbook: in 2016 4,222 people were killed in police actions, 76.2% of them black and 453 police victims of homicide in 2016, 56% were black (FÓRUM…, 2017). Considering these data, the general objective was to identify the development of racial and institutional relations in the military police at Varginha-MG in relation to their external working environment, from the perspective of military police officers of Varginha; and as specific objectives: to understand how the racial and institutional relations occur within the environment of the Minas Gerais Military Police in the city of Varginha and in society; raise the profile of police approach according to the understanding of police officers; identify how race relations and human rights issues are viewed by police officers. For this, five interviews were conducted with police officers from Varginha-MG and the data analyzed through Critical Discourse Analysis. It was possible to conclude that police officers have a knowledge of justice within the corporation, always arguing about equal treatment, but reflected some speeches that showed that they still repeat somewhat violent attitudes based on racista stereotypes.Item Acesso aberto (Open Access) Democracia e participação na gestão das instituições federais de Ensino: sentidos subjetivos na participação direta de um campus avançado(Universidade Federal de Alfenas, 2019-12-12) Ribeiro, Bruno Weber; Rodrigues, Claudio Vilela; Ribeiro, Antônio Carlos Andrade; Paiva, Benedito Geovani Martins De; Rezende, Vânia AparecidaA institucionalização da gestão democrática para os Institutos Federais de Educação Profissional, Ciência e Tecnologia ocorreu com a promulgação da Lei 11.892 de 2008, que normatizou o modelo hegemônico de democracia e deixou a prerrogativa para as instituições de ensino normatizarem a sua própria estrutura administrativa. A estrutura administrativa do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), está legitimada no regimento geral e no estatuto da instituição e passou a normatizar a construção dos espaços democráticos deliberativos e a estrutura do poder decisório, marcada por uma forte concentração das decisões no poder hierárquico. Desta forma a participação direta dos servidores nas deliberações e nas influências das tomadas de decisões não fazem parte da gestão democrática da instituição e a forma de distribuição do poder fez emergir uma coerção simbólica, resultando no afastamento dos servidores das instâncias de participação e no silenciamento das reivindicações e dos debates, devido aos sentimentos de medo, insegurança e frustração que fomentou a subjetividade social da instituição. Por conseguinte, a gestão democrática da unidade de ensino se aproxima mais de uma oligarquia do que de uma democracia, contribuindo muito pouco para a formação de personalidades com alto grau de eficiência política (PATEMAN, 1992), devido a sua estrutura hierárquica, de baixa participação direta e de forte concentração de poder autoritário no controle das subjetividades e dos espaços sociais de partilha do poder. Assim, partindo de uma visão crítica das organizações e do pressuposto que a estrutura administrativa adotada dificulta ou favorece a emergência de esferas públicas deliberativas e de influência nas tomadas de decisões, optamos por uma abordagem crítica de organizações e de democracia para efetuarmos essa pesquisa da participação em uma Instituição Federal de Ensino.Item Acesso aberto (Open Access) Modelo de perfil de gestor público: um estudo de caso na UFMG(Universidade Federal de Alfenas, 2019-04-24) Teixeira, Letícia Magalhães Munaier; Rodrigues, Claudio Vilela; Souza, Paulo Roberto Rodrigues De; Ribeiro, Wesllay CarlosO objetivo deste trabalho é desenvolver, a partir de um estudo de caso realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), um modelo de referência para o perfil profissional da função de Superintendente Administrativo das unidades acadêmicas da UFMG. Com base na análise da função de Superintendente Administrativo das unidades acadêmicas da UFMG, pretende-se desenvolver um modelo de referência para o perfil profissional da função, a partir da literatura específica, da pesquisa realizada por intermédio da aplicação de questionários on-line e anônimos com os ocupantes da função na UFMG, bem como com os seus chefes imediatos, os diretores de suas unidades acadêmicas, e de entrevistas pessoais semiestruturadas. A partir desta pesquisa de natureza qualitativa sobre um aspecto da gestão universitária na UFMG pretende-se ainda fazer o encaminhamento de propostas para melhorias na gestão, além de fornecer subsídios para políticas de recursos humanos da UFMG. Os resultados demonstraram quais são as características do modelo de referência para o perfil profissional que um gestor deve ter para atuar como Superintendente Administrativo das unidades acadêmicas da UFMG, discriminando as habilidades, conhecimentos e valores que ele deve possuir. Também foram levantadas as atribuições da função de Superintendente Administrativo na UFMG e identificados os aspectos facilitadores e as restrições a sua atuação, bem como o seu público-alvo ou os destinatários dos serviços do Superintendente Administrativo.The main goal of this work is to develop, from a case study that took place at the Federal University de Minas Gerais (UFMG), a reference model for the professional profile for the function of Administrative Superintendent of academic unities of UFMG. Analyzing the function of Administrative Superintendent of academic unities of UFMG, this work intends to develop a reference model for the professional profile for this function, from specific literature, from research made through the application of online and anonymous questionnaires with the occupants of this function at UFMG, such as their immediate bosses, the directors of their academic unities, and from personal semi-structured interviews. From this research of qualitative nature about one aspect of the academic management in UFMG, it intends, yet, to forward improvements proposals for the management, in addition to providing subsides for politics of human resources of UFMG. The results demonstrated which are the characteristics of the reference model for the professional profile that a manager must have to act as an Administrative Superintendent of academic unities of UFMG, discriminating abilities, knowledge and values that he must possess. The attributions of the function of Administrative Superintendent at UFMG were also raised and it was identified the facilitative aspects and restrictions of its acting, such as its target audience or the recipients of the services of the Administrative Superintendent.Item Acesso aberto (Open Access) Programa de qualidade de vida no trabalho na Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG - campus sede: um estudo de caso(Universidade Federal de Alfenas, 2018-03-08) Sanches, Marco Aurélio; Rodrigues, Claudio Vilela; Nogueira, Leandro Rivelli Teixeira; Rezende, Marcelo LacerdaO presente trabalho foi realizado com o objetivo principal de analisar o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT) da UNIFAL-MG – campus sede, no quadro de seus servidores. Por meio da pesquisa, foi possível entender que a QVT envolve um conjunto de ações que estimulam um ambiente de trabalho saudável, contribuindo para a elaboração de indicadores de QVT que se tornem um instrumento que proporcione estratégias, ações e debates, contribuindo na prevenção de adoecimentos e na elaboração de políticas de gestão de pessoas, reduzindo desta forma os índices de absenteísmo. Nesta investigação, através de um estudo de caso procurou-se: 1) Avaliar a percepção e satisfação dos servidores docentes e técnicos administrativos em educação da UNIFAL-MG que participam e que não participam do PQVT na IFE; 2) Avaliar a percepção da gestão sobre o PQVT na UNIFAL-MG; 3) Verificar o motivo da não participação de servidores no PQVT; 4) Analisar o total global de faltas ao trabalho dos servidores devido a problemas médicos que podem ser reduzidos com os projetos/ações do PQVT (estes dados já estão inseridos em um software interno do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Sistema SIAPE Saúde / SIASS); 5) Identificar as causas do absenteísmo e 6) Identificar e propor oportunidades de melhorias no PQVT, no âmbito da UNIFAL-MG.Item Acesso aberto (Open Access) Uma análise da influência do orçamento participativo na gestão pública do município de Araraquara/SP(Universidade Federal de Alfenas, 2020-07-24) Ventura, Ivanise Aurora; Rodrigues, Claudio Vilela; Oliveira, Aline Lourenço De; Bertassi, André LuísO presente trabalho teve como objetivo analisar a gestão do Orçamento Participativo da Prefeitura do município de Araraquara, interior do estado de São Paulo, tendo como hipótese diretiva que, ao longo desse período, o processo de Orçamento Participativo através de sua sistemática e critérios de participação popular, tem contribuído para o exercício da cidadania e alcançado seus objetivos de redistribuição econômica, através das reivindicações populares. Para a realização do trabalho, foram realizados os levantamentos bibliográficos da temática abordada para a pesquisa. A análise empírica constou de consultas às atas das reuniões das plenárias sub-regionais, regionais, temáticas; análise de dados secundários, além de consultas aos regimentos internos do OP da gestão analisada. Outros recursos utilizados para a pesquisa foi a observação in loco das reuniões ordinárias sub-regionais, regionais e temáticas do ano de 2019, além de entrevistas com envolvidos no OP, representantes da população participante e técnicos da prefeitura de Araraquara. A experiência abordada demonstrou que, de fato, a população em Araraquara tem participado, e os investimentos definidos pela população são respeitados pelo executivo. Entretanto, a previsão orçamentária para as obras e projetos do OP tem gerado dúvidas entre os conselheiros do COP, mostrando que a administração deve ampliar o debate sobre o orçamento público com os envolvidos.