Mestrado em Educação
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Navegando Mestrado em Educação por Orientador(a) "Mariano, André Luiz Sena"
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Item Acesso aberto (Open Access) A construção do habitus profissional e o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental(Universidade Federal de Alfenas, 2021-09-10) Freitas, Leonardo Lopes De.; Mariano, André Luiz Sena; Lima, Emília Freitas De; Soares, Olavo PereiraEssa dissertação teve como referência o conceito de habitus desenvolvido por Pierre Bourdieu para analisar o trabalho docente relacionado ao ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental em uma Secretaria Municipal de Educação de uma cidade do Sul de Minas Gerais. A atuação das docentes ganhou característica particular pelo fato de atuarem com especificidade no ensino de História mesmo possuindo uma formação inicial generalista em Pedagogia. Tal situação levou nossa pesquisa a identificar os condicionantes que contribuíram para o desenvolvimento profissional docente, considerando que a condição de iniciação à docência surgiu como dado que engendrou novos aspectos à pesquisa. Dessa forma, o uso de entrevistas e dos planos de aula serviu como referência para a construção dos dados que permitiram compreender a constituição do saber e da prática docente acerca do ensino de História nos anos inicias. A formação do conhecimento e da prática docente foi compreendida através da relação com o capital cultural angariado, da valorização da troca de experiência com os pares, das vivências do período de pré formação e do diálogo com a produção midiática. Além disso, confirmou-se um olhar presente no levantamento bibliográfico de crítica à formação inicial considerada superficial no que tange ao ensino de História. Sendo assim, como resultado final surge indícios da presença de um habitus múltiplo que permeia o desenvolvimento profissional docente.Item Acesso aberto (Open Access) A expansão da pós-graduação na universidade federal de alfenas – UNIFAL-MG(Universidade Federal de Alfenas, 2019-07-01) Pereira, Thiago Bueno; Mariano, André Luiz Sena; Catani, Afrânio Mendes; Groppo, Luis AntonioA Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas - EFOA, fundada em 1914, foi estruturada tendo como missão a formação de profissionais da área de saúde. Durante os diversos momentos de sua história, foi sendo constituída uma determinada cultura institucional calcada no ensino de cunho profissional, o que determinou a dinâmica interna da instituição e, consequentemente, suas práticas. A dinâmica interna estabelecida pela instituição respondia a posição que esta ocupava no campo universitário brasileiro, que, para além das diversas transformações que passou ao longo do século XX, principalmente com os processos de institucionalização da pesquisa e da pós-graduação no país, estabelecia uma hierarquia entre as instituições produtoras de conhecimento e as instituições reprodutoras de conhecimento. Eram as universidades de pesquisa versus as universidades de ensino. Porém, esse status quo que caracterizou o espaço universitário por tantos anos inicia um processo de reconfiguração, que teve grande impulso com a reforma de Estado na década de 1990 e com a implementação de determinadas políticas de pós-graduação, com destacado papel da Capes. Assim, abre-se a possibilidade de novas práticas universitárias serem engendradas e institucionalizadas na UNIFAL-MG, como as atividades de pesquisa e pós-graduação. Desta forma, o objetivo principal deste trabalho foi analisar o processo de implementação e expansão da pós-graduação e seus impactos em uma Instituição do interior do estado de Minas Gerais com um forte histórico na prática do ensino de graduação. Para tanto, utilizamos como principal instrumento metodológico a análise documental e análise de dados estatísticos da Instituição. Os dados nos apontam que novas práticas efetivamente foram institucionalizadas, como a pesquisa e a pós-graduação. Uma nova dinâmica passa a caracterizar as relações de força na instituição. A UNIFAL-MG, esse microcosmo com suas próprias leis e regras, transforma-se em palco privilegiado dos embates pela hegemonia nesse espaço. Como arcabouço teórico, temos a formulação do conceito de campo, habitus e capital de Pierre Bourdieu. Como afirma Catani (2013, p.60), não há como pensar esses conceitos de forma separada, uma vez que um é o complemento do outro. O campo um espaço social relativamente autônomo, parte integrante de um campo maior, o que chamamos campo do poder. O habitus como estruturas estruturadas e estruturantes, ou seja, como que os agentes inseridos nesse espaço apropriam de determinadas maneiras e formas de pensar, sendo estas uma mescla de sua formação acadêmica, história de vida e da identidade institucional a qual estão imersos. E o capital, como forma de entender os sentidos que os agentes do campo atribuem a determinadas questões quando de sua tomada de posição nesse universo.Item Acesso aberto (Open Access) A movimentação das elites escolares de Alfenas/MG: trajetórias, estratégias, expectativas e escolhas escolares em duas instituições privadas de ensino(Universidade Federal de Alfenas, 2018-02-28) Lopes, Gabriel Barreto; Mariano, André Luiz Sena; Setton, Maria Da Graça Jacintho; Conceição, Marcelo RodriguesA presente investigação debruça-se sobre as trajetórias escolares de estudantes matriculados, em 2016, no 3º ano do Ensino Médio de duas instituições privadas de Alfenas/MG. Direcionando-se o olhar para um momento crucial dessas trajetórias, tal como apresenta Nogueira, C. (2004), a questão-chave da pesquisa é a possível inter-relação entre os habitus dos sujeitos, a herança cultural familiar e as estratégias mobilizadas por eles(as) na definição e concretização do projeto de estudo superior (escolha de curso e instituição). Considerando os avanços e limites das diferentes abordagens sobre tais temáticas, os estudos de Pierre Bourdieu e de autoras(es) da Sociologia da Educação brasileira são tomados como referências teóricas principais. Nesse sentido, o objetivo geral é analisar e interpretar as trajetórias escolares desses(as) estudantes, apontando para características que permitam investigar a inter-relação entre os habitus dos sujeitos e as estratégias mobilizadas por eles na definição e concretização do projeto de estudo superior. Além disso, espera-se, ao final da pesquisa, atingir os seguintes objetivos específicos: investigar e analisar o perfil socioeconômico e cultural das famílias, atentando-se para a relação entre famílias de classes mais ou menos favorecidas e a escola; analisar discursos dos atores envolvidos na comunidade escolar, como gestores e professores(as), no que se refere às práticas pedagógicas adotadas e aos aspectos da cultura escolar; identificar e analisar a influência das instâncias de socialização (família, escola, grupos de pares e mídia) na estruturação do habitus e na definição dos projetos de estudos pelos(as) estudantes; compreender o papel do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na mobilização de estratégias para a efetivação dos projetos de estudos. Além da revisão de literatura acerca da temática em pauta, foram utilizados os seguintes instrumentos para coleta de informações: a) observação participante; b) aplicação de questionário socioeconômico e escolar; c) realização de entrevistas semiestruturadas; d) análise quantitativa de conteúdo; e) análise qualitativa de conteúdo. A partir do diálogo com a literatura pertinente, entende-se que os(as) estudantes da Escola 1 pertencem a um grupo social homogêneo, reconhecido localmente como uma elite alfenense, privilegiada econômica e socialmente, detentora inclusive de sobrenomes “importantes”. Ademais, tal grupo parece mobilizar uma série de estratégias para a manutenção da estrutura e do volume de seus capitais, principalmente econômico e social, incluindo as estratégias escolares, que puderam ser observadas, mesmo que de forma inicial. Em contrapartida, entende-se que os(as) estudantes da Escola 2 constituem um grupo social heterogêneo, tanto em termos de um capital econômico difuso quanto em relação à herança cultural familiar. Nesse sentido, observa-se, na dinâmica da Escola 2, a existência de famílias pertencentes à “nova classe média” (Nogueira, M.A., 2013), fruto de um processo mais amplo de mobilidade social. Oriundas de diferentes frações das classes médias, essas famílias parecem ter relações e experiências específicas para com a instituição escolar, baseadas numa valorização das credenciais escolares e de um desejo de ascensão social por meio da instituição e especialmente do acesso, por parte dos(as) filhos(as), ao Ensino Superior. Por fim, levando-se em conta que alguns aspectos precisarão ser trabalhados em pesquisas futuras, foi possível compreender, em termos de regularidade, as estratégias e mecanismos postos em jogo pelas famílias, e consequentemente a movimentação das “elites escolares” (BRANDÃO; CARVALHO, 2011) alfenenses e suas especificidades, a partir da interpretação das trajetórias escolares dos(as) estudantes e da constituição metodológica dos seus habitus.Item Acesso aberto (Open Access) A presença de Raymond Williams em pesquisas na área de fundamentos da educação: analisando a produção das regiões sul e sudeste no período de 2010 a 2016(Universidade Federal de Alfenas, 2017-08-24) Anjos, Lucélia Carla Da Silva Dos; Mariano, André Luiz Sena; Lima, Emília Freitas; Faria, Marcos Roberto DeRaymond Williams é um autor conhecido por seus trabalhos sobre cultura, mas não só por isso. Ele também é conhecido por ser um dos fundadores da chamada Nova esquerda Inglesa, por ser um dos fundadores da disciplina Estudos Culturais e por ser um dos maiores críticos de tradição literária do século XX. Seu trabalho, contudo, sua obra ainda é pouco estudada na área da educação. Portanto, levando em conta esse fato, construímos esta dissertação, optando pela pesquisa bibliográfica, a qual nos ajudou a responder nossa questão: de que forma o autor Raymond Williams se faz presente em pesquisas na área de Fundamentos da Educação? Tivemos como objetivo, trazer as reflexões acerca do modo como Williams e, sobretudo, seus conceitos ligados ao seu materialismo cultural estão sendo tratados em pesquisas em educação na área dos fundamentos da Educação. Analisamos, então, cinco trabalhos que foram selecionados de acordo com alguns critérios. A análise foi dividida em duas etapas: a primeira, na qual foi feito um breve resumo das obras selecionadas e a segunda etapa, na qual foram feitas, por meio de blocos conceituais, as análises de cada conceito, reportado a Williams, contido nas obras. Dentre os textos analisados, nos deparamos com trabalhos que somente citaram o autor, utilizando-se apenas de alguma definição que lhes ajudassem com determinado assunto; trabalhos que faziam uma apropriação bastante superficial e utilizam alguns elementos do autor, mas não se aprofundaram em seus pressupostos; e trabalhos que conseguiram se aprofundar mais nas obras do autor, utilizando-se de diversos de seus conceitos. Ao concluir esta dissertação, esperamos ter contribuído um pouco para o avanço nas contribuições que se referem a Raymond Williams e sua presença, ainda que tímida, na pesquisa em fundamentos da educação.Item Acesso aberto (Open Access) Análise de discurso na rede social: o programa “Escola Sem Partido” e suas contribuições para a legitimação da masculinidade hegemônica(Universidade Federal de Alfenas, 2019-09-30) Nery, Rodrigo Luiz; Mariano, André Luiz Sena; França, Fabiane Freire; Silva, Natalino Neves DaPesquisas científicas no campo da Sociologia e da Educação têm buscado cada vez mais respostas para questões em torno dos preconceitos que as pessoas que não se adéquam às normas sociais sofrem em nossa sociedade, inclusive no espaço escolar. Esta pesquisa tem como referencial teórico os estudos da socióloga australiana Raewyn Connell sobre a Masculinidade Hegemônica (CONNELL e MESSERCHMIDT, 2013), visando discutir como os estudos de gênero têm importante papel na busca por uma sociedade mais justa para as pessoas que não pertencem a esse padrão de masculinidade, principalmente a população LGBT. A partir da discussão desses estudos, esta dissertação se apresenta como uma análise dos discursos compartilhados na rede social Facebook, na página oficial do Programa “Escola Sem Partido”, no que se refere às questões de gênero e sexualidade. Esses/as interlocutores/as apóiam a implantação do programa com o objetivo de impedir que professores/as discutam determinados temas em sala de aula e, no caso dessa pesquisa, o tema em questão é o que eles chamam de “ideologia de gênero”, termo não reconhecido pela comunidade científica, que se originou na Igreja Católica e hoje é muito utilizado por políticos conservadores e diversos líderes religiosos para atacar pesquisadores/as envolvidos/as nos estudos de gênero e sexualidade e aquelas pessoas que não são heterossexuais e/ou cisgênero. Utilizando-se da Análise de Discurso Crítica, de Norman Fairclough (2001), esta pesquisa traz as publicações que discutem temas como gênero e sexualidade que mais repercutiram na página do Programa “Escola Sem Partido”, analisando seus principais comentários, concluindo que esse programa corrobora e legitima o padrão de masculinidade hegemônica tão valorizado em nossa sociedade, inferiorizando as mulheres e os homens que não pertencem a esse padrão. Toda a discussão é também amparada nos discursos políticos do atual contexto nacional, evidenciando o quanto a preposição “sem”, na nomenclatura do programa, não faz nenhum sentido.Item Acesso aberto (Open Access) Análisis de la justicia educativa en las políticas Colombianas con base en los planteamientos de François Dubet(Universidade Federal de Alfenas, 2019-07-22) Palacio Londoño, Cristian David; Mariano, André Luiz Sena; Lima, Emilia Freitas De; Groppo, Luis AntonioEste estudo apresenta uma revisão especial das políticas educativas colombianas mais recentes e importantes (especialmente as políticas de gratuidade, qualidade e relevância estabelecida no Plano Decenal 2006-2016) a partir do pensamento crítico de François Dubet e seus conceitos de Justiça Educacional. Como método de trabalho usei a análise documental e, especialmente, a contraste entre as políticas, seus objetivos e realizações, com as categorias de "igualdade de oportunidades", "meritocracia" e "cultura escolar comum" cunhado por Dubet em suas principais obras. Os resultados da análise mostraram que as políticas educacionais colombianas visam justificar e aumentar as desigualdades escolares e sociais, em vez de contribuir para sua superação. Evidencia-se que, por trás das políticas e programas analisados, existem interesses econômicos ocultos (competitividade e eficiência produtiva-trabalhista) que refletem os interesses e as demandas globalizantes do nosso tempo. Em particular, adverte-se que os propósitos atuais da educação colombiana são mais políticos do que sociais e culturais, e que os sistemas educacionais são orientados para os objetivos mercantis exigidos pelo mercado mundial. Da perspectiva de Dubet, trata-se de políticas de aplicação geral (pouco críticas) que aprofundam a injustiça, permitindo que indivíduos com mais "capital cultural" manter-se nas posições privilegiadas. Por esta razão, o trabalho propõe a reestruturação dessas políticas e programas para avançar no compromisso constitucional de uma educação com uma função social que ajuda a estabelecer as bases para uma sociedade em paz e democracia.This study proposes a special review of the most recent and important Colombian educational policies (especially the free education policy, Quality and Relevance established in the Ten-Year Plan 2006-2016) based on the critical thinking of François Dubet and his concepts of Educational Justice. As a working method I used the documentary analysis and especially the contrasting between the policies, their objectives and achievements, with the categories of "equality of opportunities", "meritocracy" and "common school culture" coined by Dubet in his main works. The results of the analysis showed that Colombian educational policies aim to justify and increase school and social inequalities, instead of contributing to their overcoming. It is evident that behind the policies and programs reviewed there are hidden economic interests (competitiveness and productive-labor efficiency) that reflect the interests and globalizing demands of our time. In particular, it is noted that the purposes of current Colombian education are more political than social and cultural, and that the educational systems are aimed at the mercantile objectives demanded by the world market. From Dubet's perspective, it deals with policies of general application (very uncritical) that deepen injustice, allowing individuals with more "cultural capital" to remain in privileged positions. For this reason, the work proposes the restructuring of these policies and programs to advance the constitutional commitment of an education with a social function that helps to lay the foundations for a society in peace and democracy.Item Acesso aberto (Open Access) Corre gira e risca o ponto: processos educativos em terreiro de Umbanda no diálogo com Exu e Pombagira(2024-12-09) Galvão, Viviane Assis; Mariano, André Luiz Sena; Mota Neto, João Colares da; Tabac, Sara Esther Dias ZaruckiO que as entidades Exu e Pombagira de um terreiro de umbanda, localizado na zona rural de Alfenas (MG), tem a contribuir no processo identitário de seus cavalos e consulentes, é o tema dessa dissertação. A partir da incursão etnográfica nas práticas cotidianas de um terreiro de umbanda, o estudo buscou compreender e interpretar as significações e/ou ressignificações de Exu e Pombagira no processo identitário de vir a ser e/ou de se construir de seus cavalos e consulentes, à luz da pedagogia decolonial. Processo que pode ser compreendido com auxílio teórico em relação ao: terreiro como espaço educativo (Landes, 1938), (Caputo, 2005), (Mota Neto, 2008); umbanda (Birman, 1985); processo histórico da umbanda (Prandi, 1998), (Sá Júnior, 2012), (Negrão, 1993); Exu (Cumino, 2022), (Birman,1985), (Rufino, 2019) (Prandi, 2001), (Gilles Deleuze; Félix Guattari, 1997); Pombagira (Oyewùmí, 2021), (Cumino, 2019), (Prandi,1996), (Lagos, 2007). Portanto, a pesquisa se trata sobre a relação das entidades Exu e Pombagira com seus cavalos e consulentes no processo do indivíduo como movimento, ou seja, o ser vivo como variação contínua e múltipla, ou seja, que contrapõe a ideia de ser algo fixo, coerente e de identidade única. Portanto, o terreiro é um espaço potente que ocorre a aprendizagem por meio das vivências cotidianas e, principalmente no que se trata no enfretamento a cosmofobiaItem Acesso aberto (Open Access) Educação inclusiva e decolonialidade : relações possíveis(Universidade Federal de Alfenas, 2025-02-05) Santos, Ivan Vilaça Dos; Mariano, André Luiz Sena; Severino, Antônio Joaquim; Faria, Marcos Roberto DeDescolonizar a educação inclusiva é um convite crítico para revisar as ideias europeias dominantes sobre justiça social, equidade, direitos humanos e igualdade de oportunidades, moldadas pela razão colonial. Essa perspectiva desafia a hegemonia do pensamento colonial, buscando ressignificar estruturas educacionais que perpetuam desigualdades e exclusões. Ao reconhecer e valorizar as diversas vozes e experiências de todos os estudantes, especialmente dos historicamente marginalizados, essa abordagem propõe um modelo de justiça social que reflete a diversidade e complexidade das sociedades contemporâneas. Esta pesquisa investiga a relação entre Inclusão e Decolonialidade, analisando de que forma as discussões da inflexão decolonial colaboram para pensar a Educação Inclusiva. Especificamente, investiga como as categorias conceituais da inflexão decolonial, tais como colonialidade do ser, do saber e do poder, e pedagogia decolonial, podem ajudar a construir outro olhar para a discussão da educação inclusiva. Além disso, analisa as relações existentes entre as categorias da educação inclusiva e suas potencialidades para pensar a ideia de pensamento fronteiriço, ou seja, de que forma a decolonialidade ajuda a reconhecer as práticas de resistência e insurgência com foco na educação especial. A pesquisa realiza uma revisão bibliográfica integrativa, permitindo a inclusão de estudos teóricos e empíricos, bem como diversas abordagens metodológicas, para oferecer uma compreensão abrangente do tema. Essa abordagem é adequada para integrar conceitos de diferentes áreas, como educação, estudos sobre a deficiência, sociologia e filosofia.Item Acesso aberto (Open Access) Educação para a cidadania no parlamento sul-mineiro: o que tem feito as escolas do legislativo?(Universidade Federal de Alfenas, 2024-04-11) Dias, Lucas Silvério Medáu; Mariano, André Luiz Sena; Oliveira, Leandra Martins De; Faria, Marcos Roberto DeEsta pesquisa de dissertação de mestrado investiga como as escolas do legislativo no Sul de Minas Gerais desenvolvem suas propostas de educação para a cidadania. A pesquisa qualitativa e descritiva envolveu análise documental de dados de nove escolas do legislativo de câmaras municipais do Sul de Minas Gerais. Inicialmente, o texto apresenta o autor e as suas motivações na escolha do tema, que é a educação para a cidadania realizada no âmbito das escolas do legislativo. A segunda seção detalha o desenho da pesquisa. Ela aborda a educação para a cidadania como um exercício político, discute os objetivos da pesquisa, sua relevância e a organização do texto. A terceira seção descreve a metodologia utilizada no estudo. As seções quatro e cinco focam no levantamento bibliográfico e no referencial teórico. Elas elucidam conceitoschave como cidadania, educação para a cidadania, educação não formal, escolas de governo, educação legislativa e escolas do legislativo. A sexta seção apresenta os dados coletados e suas análises. As interpretações são feitas à luz das teorias para cumprir três objetivos específicos: caracterizar as instituições, listar suas atividades educativas e analisar a intencionalidade educativa da educação para a cidadania. As considerações finais, por sua vez, indicam que as escolas do legislativo estudadas tendem a focar mais na educação para a cidadania do que em outros eixos, como a capacitação de agentes públicos. Observou-se também uma tendência por estudantes da educação básica como público-alvo, em detrimento de outros grupos e setores da sociedade. O texto conclui apresentando não apenas os limites da pesquisa e as lacunas para futuras investigações, mas também tece indicações e apontamentos para as instituições objeto de pesquisa.Esta investigación de tesis de maestría explora cómo las escuelas legislativas en el sur de Minas Gerais desarrollan sus programas de educación para la ciudadanía. El estudio cualitativo y descriptivo incluyó el análisis documental de datos de nueve escuelas legislativas de cámaras municipales del sur de Minas Gerais. La investigación comienza presentando al autor y sus motivaciones para elegir el tema, que es la educación para la ciudadanía en el ámbito de las escuelas legislativas. La segunda sección detalla el diseño de la investigación, tratando la educación para la ciudadanía como un ejercicio político y discutiendo los objetivos del estudio, su relevancia y la organización del texto. La tercera sección describe la metodología empleada. Las secciones cuatro y cinco se centran en la revisión bibliográfica y en el marco teórico, aclarando conceptos clave como ciudadanía, educación para la ciudadanía, educación no formal, escuelas de gobierno, educación legislativa y escuelas del legislativo. La sexta sección presenta los datos recogidos y su análisis. Las interpretaciones se realizan a la luz de las teorías para lograr tres objetivos específicos: caracterizar las instituciones, enumerar sus actividades educativas y analizar la intencionalidad educativa de la educación para la ciudadanía. Las consideraciones finales indican que las escuelas legislativas estudiadas tienden a enfocarse más en la educación para la ciudadanía que en otros ejes, como la capacitación de agentes públicos. También se observó una tendencia a enfocar en estudiantes de educación básica como público principal, en detrimento de otros grupos y sectores de la sociedad. El texto concluye presentando no solo los límites de la investigación y las brechas para futuras investigaciones, sino también proporcionando indicaciones y observaciones para las instituciones estudiadas.Item Acesso aberto (Open Access) Formação inicial de professores para a educação infantil e o tema da interculturalidade: análise dos currículos dos cursos de pedagogia das Universidades Federais Mineiras(Universidade Federal de Alfenas, 2021-09-21) Ramos, Selma Shirlei Isidoro; Mariano, André Luiz Sena; Paula, Ercilia Maria Angeli Teixeira De; Souza, Ana Cristina Gonçalves De AbreuA presente dissertação de mestrado tem como objetivo geral analisar de que forma o tema da interculturalidade aparece nas disciplinas obrigatórias específicas para a Educação Infantil que são ofertadas nos cursos de Pedagogia Licenciatura, na modalidade presencial nas Universidades Federais mineiras. Os objetivos específicos se desdobram em averiguar se as perspectivas multicultural e intercultural aparecem nessas disciplinas de forma explícita ou potencial e identificar os autores utilizados para a perspectiva intercultural. O referencial teórico ao qual a pesquisa se baseia apresenta os temas multiculturais e interculturais na análise do complexo das relações sociais e a sua intrínseca relação no processo da construção das identidades e das diferenças no interior dos espaços escolares. Sendo assim, objetiva-se demonstrar que tanto as categorias multiculturais como as interculturais, se não forem incluídas no processo de formação inicial dos professores, tendem a pouco contribuir para a compreensão dos problemas sociais, especificamente os que são recorrentes na escola no que tange o reconhecimento da diversidade cultural que compõe o povo brasileiro. Ao longo do estudo, dedicou-se atenção à compreensão teórica do significado de cultura, tais como, o surgimento da cultura, a cultura como modos de vida, a sua evolução ao longo do tempo, o caminho percorrido até os discursos multiculturais e interculturais bem como a inserção dos temas para o âmbito educacional. Dentro desse contexto, no primeiro momento realizou-se a pesquisa bibliográfica de alguns autores que discorrem sobre a temática, revisão de literatura dos trabalhos mais recentes que trazem o tema na formação inicial dos professores e análise dos sites das universidades com o objetivo de conhecer os projetos pedagógicos de cursos (PPCs) e as matrizes curriculares para a formação inicial dos professores de Educação Infantil. Constatou-se que, dentre o conjunto de disciplinas analisadas, são poucos os cursos que oferecem disciplinas potencialmente multiculturais e, portanto, apresentam contribuições para pensar a diversidade cultural já desde a educação infantil. Ao concluímos este trabalho, esperamos ter colaborado com novas reflexões para a compreensão de que a perspectiva intercultural é um dos caminhos que irá trazer contribuições para os problemas relacionados às diferenças e identidades.Item Acesso aberto (Open Access) Juventude e ensino médio: a (re)significação do espaço escolar(Universidade Federal de Alfenas, 2021-02-04) Silva, Bruno Henrique Da; Mariano, André Luiz Sena; Araujo, Juliana Pereira De; Groppo, Luís AntônioA presente dissertação é um esforço de síntese e análise acerca da juventude e ensino médio e suas experiências escolares, tendo como objetivo geral compreender o processo de (re)significação e atuação dos jovens do ensino médio dentro do espaço escolar. Como objetivo especifico me propus a entender como o Ensino Médio está estruturado no sistema educacional brasileiro; identificar quem são os sujeitos juvenis atuante dentro do espaço escolar quanto as suas vivências e experiências escolares; e por fim observar e analisar as experiências e vivências dos jovens dentro do espaço escolar para além dos limites da sala de aula, nos espaços intersticiais. A análise parte da necessidade em entender como os jovens, inseridos num modelo escolar determinado e tradicional, passa a transformar seu cotidiano, (re)significando o espaço escolar e seu uso, a partir do processo de identificação e pertencimento. Além disso, este trabalho busca apontar como esses jovens transitam ou traçam seus percursos de sociabilidades dentro dos espaços escolares, tendo como foco a juventude fora da sala de aula, nos momentos de seus tempos livres, na procura de espaços intersticiais para vivenciarem suas experiências. Para tal, a discussão perpassa pelas questões conceituais de cultura escolar, juventude, ensino médio e espaços escolares, utilizando-se de referenciais que possuem um arcabouço teórico na área. A metodologia é feita conforme Marli André (2008) propõe para pesquisas do tipo etnográfico da prática escolar: observação participante, entrevistas e análise de documentos. A triangulação dos dados possibilita o entendimento do que Antonio Viñao Frago (2011) vai chamar de arqueologia da prática escolar. A partir dos dados levantados foi necessário estabelecer alguns elementos importantes para desenhar o perfil dos jovens participantes: perfil socioeconômico, mundo do trabalho, relações familiares, cultura e lazer, e a vivência da micropolítica no espaço escolar. Os resultados indicam que a relação que os jovens entrevistados possuem com a EEJK é de afeto, de identidade, de reconhecimento e de carinho. Nesse contexto, passamos a entender a escola como um lugar, a partir da construção efetiva de conhecimento da realidade vivida. Podemos verificar esse fenômeno a partir de várias falas dos entrevistados e de algumas observações do trabalho de campo, principalmente ao revelar que a escola é a “segunda casa” desses jovens. Entender o espaço escolar com seus múltiplos sujeitos inseridos com suas dinâmicas marcadas por processos identitários próprios a cada escola é fator preponderante para desenvolver um projeto de escola que permite espaços para a atuação protagonista dos jovens, numa escola capaz de contemplar e contribuir para o seu processo formativo mais amplo.This dissertation is an effort to synthesize and analyze youth and high school and their school experiences, with the general objective of understanding the process of (re) signification and performance of young people in high school within the school space. As a specific objective I set out to understand how high school is structured in the Brazilian educational system; to identify who are the youth subjects acting within the school space regarding their school experiences; and finally, to observe and analyze the experiences of young people within the school space beyond the limits of the classroom, in interstitial spaces. The analysis starts from the need to understand how young people, inserted in a determined and traditional school model, start to transform their daily lives, (re) signifying the school space and its use, from the process of identification and belonging. In addition, this work seeks to point out how these young people move or trace their path of sociability within school spaces, focusing on youth outside the classroom, in their free time, in the search for interstitial spaces to experience their experiences. To this end, the discussion runs through the conceptual issues of school culture, youth, high school and school spaces, using references that have a theoretical framework in the area. The methodology is made as Marli André (2008) proposes for research of the ethnographic type of school practice: participant observation, interviews and analysis of documents. The triangulation of data makes it possible to understand what Antonio Viñao Frago (2011) will call the archeology of school practice. From the data collected, it was necessary to establish some important elements to draw the profile of the young participants: socioeconomic profile, world of work, family relationships, culture and leisure, and the experience of micropolitics in the school space. The results indicate that the relationship that the young people interviewed have with EEJK is one of affection, identity, recognition and affection. In this context, we come to understand the school as a place, based on the effective construction of knowledge of the lived reality. We can verify this phenomenon from several statements of the interviewees and from some observations of the fieldwork, mainly by revealing that the school is the “second home” of these young people. Understanding the school space with its multiple subjects inserted with its dynamics marked by identity processes specific to each school is a major factor to develop a school project that allows spaces for the protagonist performance of young people, in a school capable of contemplating and contributing to its process broader formative.Item Acesso aberto (Open Access) Pensando a educação em chave decolonial: um olhar a partir das produções dos programas em educação da UFRRJ(Universidade Federal de Alfenas, 2024-04-11) Borges, Willinis Eziquiel; Mariano, André Luiz Sena; Messias, Elvis Rezende; Souza, Ana Cristina Gonçalves De AbreuO objetivo principal desta dissertação de mestrado é analisar como a inflexão decolonial está presente nas dissertações da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro a partir das produções disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Este estudo se configura como uma pesquisa bibliográfica. Para realizar esta investigação, seguimos os critérios de coleta de dados delineados por Lima e Mioto (2007). Esses critérios englobam o parâmetro temático, que envolve a busca por obras relacionadas à nossa área de pesquisa, ou seja, dissertações dos programas de pós-graduação em educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; o parâmetro linguístico, restringindo a pesquisa a publicações em língua portuguesa; a fonte, que se concentra nas teses e dissertações disponíveis no repositório da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações; e o parâmetro cronológico, no qual estabelecemos todas as dissertações disponíveis até dezembro de 2023. No referencial teórico pretendemos traçar uma breve genealogia do pensamento decolonial através da ótica do Grupo Modernidade/Colonialidade, tentando conceitualizar algumas das propostas desse grupo. Posteriormente, apresentamos a análise conduzida sobre os trabalhos identificados.Item Acesso aberto (Open Access) Pierre Bourdieu e a Sociologia da Educação : aproximações ao conceito de cultura escolar(Universidade Federal de Alfenas, 2017-02-16) Figueiredo, João Gabriel Rodrigues E; Mariano, André Luiz Sena; Valdemarin, Vera Teresa; Groppo, Luis AntonioEste trabalho tem como objetivo traçar algumas aproximações entre conceitos-chave tramados por Pierre Bourdieu e a noção de “cultura escolar”. Em que medida tal noção se insere num todo maior, o qual poderia se chamar de “cultura”? A partir de uma breve revisão bibliográfica acerca de algumas noções do que seria ou poderia ser o conceito de cultura e de cultura escolar, somada à investigação de algumas obras de Pierre Bourdieu, especialmente “Os Herdeiros: os estudantes e a cultura” (2014), escrita em co-autoria com Jean Claude Passeron, além de alguns comentadores, a pesquisa sinaliza a pertinência do arcabouço teórico-conceitual forjado pelo autor para se analisar outros espaços escolares numa perspectiva que reconheça, em primeiro lugar, as desigualdades culturais e escolares e, consequentemente, a importância de um recorte analítico em termos de classes sociais.Item Acesso aberto (Open Access) Relações de gênero e formação docente: masculinidades e posturas feministas no curso de pedagogia da Unifal-MG.(Universidade Federal de Alfenas, 2018-11-21) Ribeiro, Diego Duarte; Mariano, André Luiz Sena; Auad, Daniela; Silva, Romeu AdrianoA presente pesquisa busca refletir como que as relações de gênero são vivenciadas e significadas pelas alunas e alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, por meio da identificação de elementos que representam as tensões entre as práticas ligadas à masculinidade hegemônica e posturas feministas. Essas relações, presentes em todos os momentos da vida em sociedade, são históricas, culturais, econômicas e políticas. Assim, feminilidade e masculinidade são construções humanas repletas de significado social que se relacionam e se manifestam por meio do corpo. Embora cada grupo social tenha uma forma própria de compreender feminilidade e masculinidade, há traços comuns entre eles, como é o caso da subordinação feminina, o que não quer dizer que essas relações sejam naturais, ao contrário, significa que há estruturas sociais que estabelecem uma relação de poder que valoriza o que está ligado ao masculino em detrimento ao que se relaciona com o feminino. Embora haja um silêncio em relação à participação das mulheres na história, elas não se limitaram ao espaço doméstico. Fizeram-se presentes de diversas formas também na economia, política e em vários setores da sociedade. Mesmo sob forte controle, as mulheres sempre procuraram maneiras de resistir. O mundo ocidental do século XX assiste ao processo de emancipação feminina e a construção do movimento feminista, que apesar de tão diversos quanto a realidade feminina, configura-se como um instrumento de reflexão, questionamento e transformação das estruturas de poder que promovem a subordinação da mulher. Além da revisão da literatura, foram utilizados os seguintes instrumentos para a coleta dos dados: o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia, questionário, entrevistas estruturadas e análise quantitativa e qualitativa. Observou-se que as relações de gênero são silenciadas no processo de formação docente. Este silenciamento contribui para a construção de uma essência do que é ser mulher, que resulta na manutenção de práticas que valorizam a masculinidade.Item Acesso aberto (Open Access) Relações de gênero e sexualidade em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental: um estudo de caso em uma escola de Ilicínea-MG(Universidade Federal de Alfenas, 2019-09-05) Ferreira, Leandro Borges; Mariano, André Luiz Sena; Maio, Eliane Rose; Gomes, ClaudiaEsta dissertação foi desenvolvida partindo da problemática de pesquisa “Como os livros didáticos voltados aos anos finais do ensino fundamental abordam o tema das relações de gênero e sexualidade?”. Este estudo trata-se de um estudo de caso que tem como objetivo analisar as representações referentes às relações de gênero contidas em livros didáticos, por meio de imagens e textos, voltados aos anos iniciais do ensino fundamental. Os livros selecionados foram usados por alunos/as e professores/as do nono ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal da cidade de Ilicínea-MG. As disciplinas escolhidas são Geografia, Matemática, Língua Portuguesa, Ciências e História. A pesquisa está dividida em três seções: a primeira, gênero e sexualidade em que a pesquisa amparou-se nos conceitos de Guacira Louro, Raewyn Connell e Daniela Auad para a compreensão da construção social das relações gênero e sexualidade. Na segunda seção, que são as pesquisas correlatas, foram selecionados vários trabalhos de pós-graduação que analisar amas representações de gênero e sexualidade nos livros didáticos. E a terceira e última seção, gênero e sexualidade no livro didático: o que eles revelam?é detalhado o procedimento de análise, o percurso metodológico e são apresentados os dados da pesquisa dialogando. Os resultados deste estudo confirmam que os livros didáticos reforçam os estereótipos em torno das relações de gênero, ou seja, fortalecem os atributos pessoais adequados a homens e mulheres, amparando-se, por exemplo, na força física. As análises em torno da sexualidade, quando existem, não são explícitas, ficando, portanto, subentendida a heterossexualidade como a única forma de viver essa dimensão da vida. Os livros didáticos silenciam, por meio de suas imagens e textos, questões referentes à diversidade sexual. Diante desses resultados, podemos compreender quais valores estão sendo produzidos e reproduzidos em torno das relações de gênero e sexualidade. Sendo assim, constata-se que os livros analisados não contribuem para pensar uma sociedade que respeita a diversidade de gênero e sexualidade. E para pensar outro tipo de sociedade, a escolha dos livros didáticos precisa se tornar um processo que permita um olhar mais transversal capaz de perpassar a dimensão única do olhar para o conteúdo. Ou seja, se queremos outro tipo de sociedade e reconhecer o papel central da educação nesse processo, é preciso que cuidemos das escolhas desses artefatos culturais que, por vezes, são a única ferramenta do professor em sala de aula.Item Acesso aberto (Open Access) Trabalho e mal-estar docente: uma análise de dissertações e teses da área da educação da última década(Universidade Federal de Alfenas, 2022-12-12) Almeida, Júlia Brazil De; Mariano, André Luiz Sena; Hobold, Márcia De Souza; Faria, Marcos Roberto DeEsta pesquisa teve como objetivo analisar dissertações e teses da área da educação, publicadas na última década na região sudeste, a fim de compreender como as pesquisas entendem/percebem o fenômeno do mal-estar docente, se este ocorre na realidade pesquisada, como se manifesta e quais são as medidas elencadas como possibilidades de superação deste mal. Orientada pelos pressupostos da pesquisa bibliográfica e estado do conhecimento, tivemos como referencial teórico José Manuel Esteve adotando uma abordagem sociológica. Os trabalhos analisados sinalizam que existem maneiras de minimizar tais situações, acreditamos na mescla de possibilidades: políticas públicas atreladas a espaços de debate/saúde dentro da escola, da promoção da autoestima do corpo docente, porém, sem colocá-lo com o único ser capaz de se curar. Para detalhar as questões acima, esta dissertação foi construída em duas sessões. A primeira seção aborda social e historicamente a história da docência, indo desde o seu surgimento atrelado à igreja até aos substanciais ataques que sofre na sociedade capitalista, bem como as definições de trabalho e trabalho docente, sua relação com o feminino e seus medidores de qualidade. A segunda seção aborda as categorias de análise e os aspectos convergentes e divergentes (aproximações e diferenças) dos estudos analisados à luz de nosso referencial teórico, buscamos elucidar que mesmo que existam diferentes abordagens de análise, sendo sociológica ou psicológica, defendemos e corroboramos com a abordagem de cunho sociológico. Como resultados pudemos perceber que os/as professores/as estão lecionando mediante sofrimento, condições lastimas estruturais, alta sobrecarga laboral, etc, tal como a literatura da área indica. Percebemos que a educação acaba cada vez mais em diálogo com a lógica da eficiência/eficácia se distanciando de sua real função.Item Acesso aberto (Open Access) Violência escolar e relações de gênero: um olhar a partir de produções brasileiras(Universidade Federal de Alfenas, 2021-09-27) Carvalho, Elizângeli Fátima Serafini De; Mariano, André Luiz Sena; Silva, Alexandre Rodrigo Nishiwaki Da; Xavier, Cristiane FernandaEsta dissertação de mestrado estrutura-se sobre a relação entre violência escolar e gênero por meio da análise de produções brasileiras e, por vezes estrangeiras. A princípio houve uma descrição sobre o histórico dessas publicações: qual era o foco inicial, quais mudanças foram provocando novas feições a essas pesquisas e a importância das mesmas para os estudos de gênero. Foram utilizados trabalhos de organizações voltadas para a defesa da comunidade LGBTQIAP+ e publicações do Ministério da Educação em parceria com a Unesco que forneceram substratos ao texto. Para a coleta de dados, a busca se deu na Anped e na Scielo por trabalhos publicados entre os anos de 2004 a 2019 que tratavam da temática violência e gênero na escola, levantando a hipótese de que os artigos selecionados me conduziriam à afirmação de que a escola é um ambiente seletivo, reprodutor da violência que existe fora de seus muros. Logo, se faz inseguro para os LGBTs que, provavelmente é a parcela mais vulnerável do alunado, já que as discussões sobre sexualidade na escola estão cada vez mais cercadas de censura e desrespeito à diversidade.